quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

NEMESIS - O EXTERMINADOR DE ANDROIDES / NEMESIS (1992) - ESTADOS UNIDOS / DINAMARCA





ANDROIDES, TIROS E EXPLOSÕES


Apenas uma certa curiosidade pela gama de atores de filmes B, que são mais vistos fora do grande escalão de Hollywood, me levou a ver esta produção. Confesso que quando vi que o diretor era Albert Pyun eu quase desisti. Ele tem seus admiradores, mas particularmente não gosto muito como realiza seus filmes. Sua filmografia é de altos e baixos: o decepcionante “A Espada e os Bárbaros” (1982); “Cyborg, O Dragão do Futuro” (1989) com Van Damme: ruim, mas salvo pelo carisma do famoso ator; “Capitão América” (1990): muito estranho; “Kickboxer 2: A Vingança do Dragão” (1991): esse Van Damme pulou fora; Road to Hell (2008): a continuação do famoso filme "Ruas de Fogo", que quase ninguém viu e quase ninguém acha pra ver (veja o trailer no Youtube e talvez entenda o porquê).... E aí “Nemesis - O Exterminador de Androides” (1992) me pareceu um filme para se desperdiçar algum tempo. Volta e meia algumas publicações falavam desse filme (entenda-se como apenas citavam) como  mediano. Bom, mediano  dá pra se assistir, então fui descobrir se o diretor, nascido no Havaí, poderia me criar o interesse em mais algum filme de sua filmografia (muitos que a Rede Bandeirantes volta e meia passava). Então vamos a algumas considerações sobre “Nemesis” e seu diretor que adora fazer filmes de androides e se esse curioso elenco tornou o filme "assistível".


A história (se soar familiar com algum filme que tenha visto, não se preocupe, é normal) conta a respeito de uma sociedade que convive com androides cada vez mais evoluídos que desejam substituir os humanos que destroem o planeta e os caçam até exterminá-los.  Nosso Blade Runner, quero dizer, nosso Nêmesis, ou Alex, é um homem meio máquina, meio ciborgue que sofre avarias e que aumentam sua eficiência transformando-o em quase uma máquina. Sim, ele passa do "Homem de Seis Milhões de Dolares" (do Seriado) para uma mistura de "Blade Runner", "Keruak – O Exterminador de Aço" e "Robocop". E nosso herói vai à caça dos androides terroristas que possuem uma nova tecnologia que irá destruir a humanidade.


A humanidade retratada no filme é algo no estilo Mad Max (bem pior, mas querendo parecer melhor) sem população (mas eles existem), prédios (não tem orçamento pra isso). Tá, tem uma cena de um prédio ao fundo em uma rua escondida. As pessoas ou androides que aparecem em cena vivem em bares sujos, cortiços e ruas desertas (deve ter sido feriado prolongado). Pessoas, entendam como ninguém que seja comum, só caras maus, armados e mulheres androides. Se você já está torcendo pelo fim da humanidade não será o único, mas o nosso resoluto herói (que é obrigado a seguir sua missão por ter um dispositivo em seu corpo – alguém se lembrou de "Fuga de Nova York"?) começa a ficar em dúvida se está do lado certo da estória. E aí o filme fica pior, quero dizer, melhor. Na verdade, deixo essa parte para o espectador decidir. E o filme segue com tiros, bombas e explosões. Androides indo e vindo (leia-se surgem e morrem), bastante ação e belas androides para não lembrarmos das deficiências do roteiro (roteiro ?). O protagonista vai até o Rio de Janeiro (chamada "Nova Rio de Janeiro"), filmado em qualquer lugar dos Estados Unidos, mas mostrando o Cristo Redentor rapidamente para enganar os incautos.




Mas eis que surge algo interessante a ser assistido (além da belas androides): o elenco. Essa é uma diversão interessante: uma gama de rostos que já vimos e algum lugar, só que todos muitos novos na época. Se você é daqueles que vem assistindo filmes ao longo das décadas e passou pelos VHS e tv aberta, vai se recordar de alguns. Outros ainda estão na ativa e são conhecidos. 


Vamos começar pelo protagonista: o francês Olivier Gruner. Me lembro mais por sua participação no seriado "Guardiões da Eternidade" (2000) que passava pelo SBT. Durou apenas uma temporada. O ator ainda está na ativa e a maioria dos seus filmes vão direto para o mercado de vídeo. Raros são lançados por aqui. Houve o anuncio de que rodará “Cyborg Nemesis: The Dark Rift”  com o mesmo diretor. 



Tim Thomerson ainda está na ativa. Tem uma filmografia extensa e muitos se lembrarão de seus “Trancers”, "Águia de Aço", "De Volta Para o Inferno" e várias participações em séries. Rosto bem conhecido por quem assiste filmes B e assistiu séries antigas. Faz um vilão meio sem graça, mas que dá pro gasto (dentro do que o filme propõe).



Brion James (1945–1999) é outro que já apareceu por aqui no blog em pelo menos três filmes já analisados: "Blade Runner", "O Confronto Finale "Crepúsculo de Aço". Outro ator de vários filmes B. Acompanha o vilão, tem algumas falas e ... mais nada.


Cary-Hiroyuki Tagawa é um excelente ator, mas subutilizado por Hollywood como muitos outros excelentes atores orientais. Pode ser lembrado por "47 Ronins",  "Skin Trade - Em Busca de Vingança" e "Sempre ao Seu Lado". Seu personagem  é um vilão que chega metendo medo, parece que vai ser determinante na estória e ... nada


Thomas Jane (que assinava Tom Janes) talvez tenha sido o que melhor conseguiu se posicionar na carreira: pode ser lembrado pelo herói da Marvel, "O Justiceiro" (2004) e "O Nevoeiro" (2007). O nome de batismo do ator é Thomas Elliot III. Fará o remake de “O Predador“, de 1987, prometido para 2018. Aqui o ator surge como se fosse fazer algo de importante na estória e ... nada.


Yuji Okumoto. Se você viu "Karatê Kid II: A Hora da Verdade Continua" se lembrará do jovem vilão do filme que inferniza a vida de Daniel San e seu mestre Sr Miyagi. Sua participação teve uma veia cômica muito interessante, bem diferente do cara mau de seu mais conhecido sucesso.


Deborah Shelton será sempre lembrada por sua participação no filme "Dublê de Corpo" (1984) do diretor Brian De Palma. A atriz teve várias participações em séries antigas e ainda está na ativa alternando filmes e seriados que não passam por aqui. Shelton teve boa participação nesta produção e estava lindíssima (o diretor só colocou mulheres bonitas)


Sven-Ole Thorsen é um ator e ex-fisiculturista que apareceu em várias produções do ator Schwarzenegger: "Conan, O Bárbaro" (é um dos guarda-costas do vilão); "O Sobrevivente" (o guarda-costas do vilão); "Guerreiros de Fogo" (o guarda-costas do vilão) "Jogo Bruto" (advinha ?), "Inferno Vermelho" (briga no gelo) ... Muitas como participação não creditada (ou seja, não citada nos filmes). Aqui não é diferente. Aparece em uma cena em que aborda uma velhinha nada amistosa.


Jackie Earle Haley pode não ser um ator muito conhecido por aqui, mas quem curte cinema pode se lembrar de suas participações em filmes como  "Watchmen: O Filme" (personagem Rorschach); o remake de "A Hora do Pesadelo" (como Freddy Krugeer) e a "Ilha do Medo" (o preso que fala com o personagem de Leonardo Di Caprio). Reconheci seu nome nos créditos como "Eisntein", mas não o encontrei no filme. Parece ser um dos quatro caras que enfrentam Alex numa cidade.

Vincent Klyn (com um personagem de nome "Michelle" !!??) entra nessa lista por sua curiosa participação como o vilão que enfrenta o personagem de Van Damme em "Cyborg, O Dragão do Futuro" (1989), por sinal também dirigido por Pyun. Tinha feito "Caçadores de Emoção" (1991) com Patrick Swayze e Keanu Reeves, onde aparece de relance como um dos surfistas maus. Participou também de “Double Dragon” (1994). Continua na ativa em produções pouco conhecidas por aqui.



Nemesis é ficção científica trash. É um gênero adorado por muitos e renegados por outros tantos. É um filme, como diria, bom de tão ruim. É divertido, absurdo, sem noção, com uma narração em off chata (esse diretor deve ter adorado "Blade Runner"). Tem um androide no estilo "Exterminador do Futuro" (quando fica só o esqueleto metálico), mas que ficou parecendo um dos esqueletos de "Jasão e o Velo de Ouro". É um filme bom pra analisar porque é divertido catar referências e absurdos. Indicado para amantes do gênero ou para o pessoal que gostava de pegar filmes de ação nas locadoras.

Trailer:

Curiosidades:
No cinema e Tv foi exibido como "O Exterminador de Andróides"

Gene Warren, diretor de efeitos visuais desta produção, foi também o diretor de efeitos de "O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991)".

Deborah Shelton não aceitou usar uma dublê de corpo na cena em que aparece nua.

Em algumas versões o narrador é Alex, outras, Jared (Marjorie Monaghan).

O filme foi feito em 1992 e só chegou aos cinemas 1993. Na Inglaterra só foi distribuído em 2010.

O filme se passa em 2027.

"Nemesis 2: Nebula" (1995) se passa 73 anos após este filme

Albert Pyun dirigiu as outras 3 sequências: Nemesis 2: A Última Esperança (1995); Nemesis III: Prey Harder  (1996); Nemesis 4: Death Angel (1996)


Thom Mathews  de "Sexta-Feira 13: Parte 6" e "A Hora dos Mortos Vivos 1 e 2", aparece como o robô que tem uma arma no rosto

Marjean Holden (que fez Sam) esteve  em "Mortal Kombat - A Aniquilação" (1997) com a personagem  Sheeva

Vários androides masculinos tem nome femininos no filme: Angie-Liv; Michelle; Marion ...

O cartaz do filme é muito legal (a foto em destaque), mas esse visual não existe no filme

Atores/ Atrizes:

Deborah Shelton em Dublê de Corpo

Yuji Okumoto em Karatê Kid II

Sven-Ole Thorsen em Conan- O Bárbaro

Vincent Klyn em Cyborg, O Dragão do Futuro

Thomas Jane em O Justiceiro

Cary-Hiroyuki Tagawa em O Fantasma



Filmografia Parcial:
Olivier Gruner









Nemesis - O Exterminador de Andróides (1992); Savate, Lutador Indomável (1995); Força de Elite (1999); Vingança Sem Limites (2001); SWAT: Warhead One (2004); Lost Warrior: Left Behind (2008); Beyond the Game (2016); Cyborg Nemesis: The Dark Rift   


Tim Thomerson









O Casal Osterman (1983); De Volta Para o Inferno (1983); Águia de Aço (1986); Quando Chega a Escuridão (1987); Cherry 2000 (1987); Trancers II (1991); O Alien do Mal (1992); Trancers III (1992); Nemesis - O Exterminador de Andróides (1992); Trancers 4: Jack of Swords (1994); Trancers 5: Sudden Death (1994); Perseguição Implacável (1995); Paparazzi (2004).

Brion James










Lutador de Rua (1975); Dois Vigaristas em Nova York (1976); A Outra Face de Moisés (1980); O Confronto Final (1981); Blade Runner, o Caçador de Andróides (1982); 48 Horas (1982); O Senhor das Águias (1984); Conquista Sangrenta (1985); Inimigo Meu (1985); O Aniquilador (1986); Crepúsculo de Aço (1987); Cherry 2000 (1987); Morto ao Chegar (1988); Inferno Vermelho (1988); Escorpião Vermelho (1988); Tango e Cash - Os Vingadores (1989); 48 Horas - Parte 2 (1990); Nemesis - O Exterminador de Andróides (1992); Showdown - A Hora de Vencer (1993); O Quinto Elemento (1997); Perseguidos Pela Máfia (2000). 
 
Cary-Hiroyuki Tagawa










O Último Imperador (1987); Irmãos Gêmeos (1988); Feitiço Diabólico (1988); 007 - Permissão para Matar (1989); A Arma Perfeita (1991); Massacre no Bairro Japonês (1991); América do Medo (1992); Nemesis - O Exterminador de Andróides (1992); Sol Nascente (1993); Mortal Kombat (1995); O Fantasma (1996); Vampiros De John Carpenter (1998); Duelo de Dragões (1999); A Cilada (2000); Pearl Harbor (2001); O Planeta dos Macacos (2001); Elektra (2005); Memórias de uma Gueixa (2005); Genghis Khan: A Lenda de um Conquistador (2009); Sempre ao Seu Lado (2009); 47 Ronins (2013); Skin Trade - Em Busca de Vingança (2014); O Homem com Punhos de Ferro 2 (2015);  Little Boy - Além do Impossível (2015); Confronto em Manila (2016); Perdidos no Espaço (seriado 2018); O Homem do Castelo Alto (seriado 2015-2018); Armadilha Sexual  (2019); Sky Sharks (2020)
 

Thomas Jane









Buffy - A Caça-Vampiros (1992); Nemesis - O Exterminador de Andróides (1992); O Corvo: A Cidade dos Anjos (1996); Sem Limite (1997); A Outra Face (1997); Boogie Nights: Prazer Sem Limites (1997); Do Fundo do Mar (1999); Magnólia (1999); Sob Suspeita (2000); Além da Linha Vermelha (1998); O Apanhador de Sonhos (2003); O Justiceiro (2004); O Nevoeiro (2007); A Era da Escuridão (2008); A Máquina (2015).

Deborah Shelton










Dublê de Corpo (1984);  Obsessão (1988); Nemesis - O Exterminador de Andróides (1992); Segredos da Noite (1993); Circuitry Man 2 - A Volta de Plughead (1994); The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde (2006); Blood Type (2017)

Sven-Ole Thorsen












Conan, o Bárbaro (1982); Conan, o Destruidor (1984); Guerreiros de Fogo (1985); Jogo Bruto (1986); Máquina Mortífera (1987); O Predador (1987); O Sobrevivente (1987); Inferno Vermelho (1988); Irmãos Gêmeos (1988); Caçada ao Outubro Vermelho (1990); O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991); Harley Davidson E Marlboro Man - Caçada Sem Tréguas (1991); Máquina Mortífera 3 (1992); Nemesis - O Exterminador de Andróides (1992); Vencer ou Morrer (1993); Dragão: A História de Bruce Lee (1993); O Último Grande Herói (1993); O Alvo (1993); Em Terreno Selvagem (1994); Rápida e Mortal (1995); Ameaça Nuclear (1996); Queima de Arquivo (1996); George: O Rei da Floresta (1997); Kull - O Conquistador (1997); Best of the Best 4 - Sem Aviso (1998); O 13º Guerreiro (1999); O Fim dos Dias (1999);Gladiador (2000); Efeito Colateral (2002); Timecop 2 - O Guardião do Tempo (2003); Refém (2005);

Jackie Earle Haley 

O Dia do Gafanhoto (1975); Herança Nuclear (1977); O Vencedor (1979); Porky 3 (1983); A Gang do Zoo (1985); Nemesis - O Exterminador de Andróides (1992); Maniac Cop 3 - O Distintivo do Silêncio (1993); Pecados Íntimos (2006); O Efeito da Fúria (2008); Watchmen: O Filme (2009); Ilha do Medo (2010); A Hora do Pesadelo (2010); Sombras da Noite (2012); Lincoln (2012); RoboCop (2014); O Nascimento de Uma Nação (2016); Preacher  (seriado 2016); A Torre Negra (2017); Alita: Battle Angel  (2018).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre