sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

CATÁSTROFE NUCLEAR / THREADS (1984) - REINO UNIDO / AUSTRÁLIA / ESTADOS UNIDOS



QUASE EXTINÇÃO

Filme sobre os efeitos de uma explosão sobre o meio ambiente e a população sobrevivente. Catástrofe Nuclear é uma produção da BBC com duas outras produtoras, onde traz um filme no estilo documentário, pois ora existe a narração em off explicando as consequências e ora existe o filme, centrado principalmente em duas famílias: Kemps e  Becketts. 




Ruth Beckett (Karen Meagher do filme "Extermínio 2")  e Jimmy kemp (Reece Dinsdale) são dois jovens namorados como vários nesse mundo. Em meio ao panorama de uma disputa entre União soviética, Estados Unidos, Inglaterra e outros pelo Irã, na qual supostamente a União soviética tenta anexar ao seu território em oposição as já citadas nações, o casal descobre que terá um filho. É um momento de recessão econômica e o perigo de um incidente nuclear. Mesmo assim o casal resolve seguir em frente e conseguem alugar uma casa. Quando todas as formas de negociação cessam, a Inglaterra começa a entrar em estado de alerta máximo, orientando a população e recrutando seus altos escalões.


Certo dia enquanto Jimmy trabalha e Ruth está em casa é despejada uma bomba nuclear. O seu efeito é imediato,  devastando prédios e incinerando pessoas. Sem proteção da radiação e sem água ou comida, Ruth foge da casa dos seus pais e inicia sua sina. O filme passa a circular entre o documentário e a ficção onde Ruth passa a ser fio condutor da visão de uma humanidade à beira da extinção, onde sua população terá de sobreviver por conta própria voltando praticamente à época medieval em termos de tecnologia e população. Ruth tentará sobreviver em meio a um ambiente de alta radioatividade e raios ultravioletas intensos, devido ao rompimento da camada de ozônio.



Catástrofe Nuclear pode ser visto hoje como uma ficção bem ultrapassada, tanto na ambientação como na tecnologia da época, porém há de se ter em mente que sua realização ocorreu no auge da Guerra Fria onde Estados Unidos e URSS e os aliados de cada lado viviam no limiar de uma guerra atômica, com um arsenal capaz de destruir (se usado em sua totalidade) dezenas de vezes o planeta. Muitos o comparam com o filme “The Day After - O Dia Seguinte”, uma produção da rede americana ABC que, devido a sua popularidade, alcançou os cinemas.


Menos alarmista que seu rival americano, esta produção concentra-se em mostrar uma realidade mais crua em seus efeitos, porém sem o sofrimento de “The Day After”. O senão desta produção talvez esteja antes da explosão: são 45 minutos de prévia, narrando situações que antecedem ao evento como as relações diplomáticas, as ações de cada país, as retaliações a ausência de acordo até uma suposta retaliação por parte da União soviética. Quando a bomba cai o filme se inicia e aí sim, prende a atenção por sua didática bem realista. Apesar de parecer que o mundo acabou, fica a dúvida do que aconteceu aos outros países. O filme, talvez por ser britânico concentra-se nas mazelas de seu povo, ignorando o resto do mundo, o que dá a entender que os poucos e infelizes sobreviventes estão naquele país. O cuidado da produção é evidente, mas como sempre temos falhas: a mais gritante é um close numa menina uma década depois: quando abre a boca percebem-se as restaurações em amalgamas. Fica engraçado imaginar que num local onde não há praticamente comida, água, nem assistência para todos pelo menos há dentistas. Brincadeiras à parte, o diretor poderia ter observado e retirado o close na menina.


Outras produções abordaram o tema: além de “The Day After”, um ano antes, foi feito o filme “Herança Nuclear (testament 1983)”, com título na Tv de “Testamento”, abordando uma família frente a devastação nuclear. Apresentava numa ponta um certo jovem chamado Kevin Costner e uma atriz que viria a se destacar: Rebeca De Mornay (“A Mão que Balança o Berço”). Podemos lembrar também de Jogos de Guerra, A Síndrome da China, Silkwood – O Retrato de Uma Coragem ...
Talvez inferior a “The Day After”, porém mais direto, o que faz uma grande diferença.

 
Trailer:





Curiosidades:
A BBC, durante a produção do filme, detonou um bomba de fumaça que causou grande confusão, pois os moradores locais não foram previamente informados pela equipe de produção.

De acordo com os créditos finais Carl Segan foi um dos consultores do filme.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre