segunda-feira, 11 de setembro de 2017

UM DIA DE CÃO / DOG DAY AFTERNOON (1975) - ESTADOS UNIDOS


CIRCO MIDIÁTICO

Brooklyn, 1972. Três assaltantes planejam um roubo a banco. O plano:  entrar e sair rápido levando todo o dinheiro, mas tudo começa a dar errado. Um dos assaltantes desiste já dentro do banco e vai embora. Sonny Wortzik (Al Pacino), junto com seu comparsa Sal (John Cazale), descobrem que, naquele momento, o banco só possuía 1.500,00 dólares. Quando a polícia cerca o banco, a dupla se vê encurralada com um gerente de banco, um vigia idoso e um grupo de mulheres. Para complicar, a situação fica fora de controle e eles se vêem presos a um circo montado pela imprensa, policiais inexperientes neste tipo de situação, com a população tratando Sonny como um ídolo pop.


               
Para que o filme seja apreciado, com suas devidas propriedades, é necessário atentarmos que a produção é americana de 1975, numa época que não existiam portas giratórias, guardas armados e toda paranoia que vivemos hoje no nosso cotidiano. Os tempos mudaram, mas na época, esta produção, que  foi indicada a 6 Oscars e levou um, ficou famosa e alavancou a carreira de Al Pacino que viria a se tornar uma das maiores estrelas de Hollywood. Aqui seu talento já pode ser observado, pois a trama gira em torno de seu personagem onde ele consegue manter o espectador preso à sua atuação. 



O roteiro recheado de humor, o que para alguns soará bizarro com os dias atuais, mesclou a dramaticidade de Al Pacino com o humor de suas reféns (que muitas vezes parecem ditar as regras). Sonny é um cara que não deseja fazer mal a ninguém. Tudo que deseja é conseguir o dinheiro para Leon Shermer (Chris Sarandon) fazer uma cirurgia pouco convencional. Seu amigo Sal está pelo dinheiro e fica cada vez mais nervoso, não descartando a hipótese de matar. Tendo que lidar com seus reféns pitorescos e com um Sal perdendo o controle, Sonny ainda tem que negociar com o esperto investigador de polícia, Moretti (Charles Durning), que crê em uma saída pacífica para a situação, ao contrário de seus colegas de trabalho, pouco acostumados à realidade que os cerca.



          
Um Dia de Cão (Dog Day Afternoon) é uma gíria que significa os dias mais quentes do ano nos Estados Unidos: julho e agosto. E é nesse caos que a ação se desenrola. O roteiro funcionou muito bem e com todos os elementos bem encaixados sobrou tempo para os atores mostrarem ao que vieram. Pacino ("Scarface"), Durning ("Golpe de Mestre" e "Tootsie"), Cazale ("O Poderoso Chefão" e "O Franco Atirador") e Chris Sarandon ("A Hora do Espanto" e "Brinquedo Assassino") brilharam em seus papéis colocando toda a intensidade que suas personagens poderiam oferecer. A performance deste quarteto já garantiria o filme, mas o elenco de coadjuvantes, incluindo Lance Henriksen ("O Exterminador do Futuro" e "Aliens o Resgate") também tiveram ótimos momentos em meio as várias situações apresentadas. 



O foco central do filme gira em torno do assalto, mas não há como negar uma crítica à mídia, que tenta tirar proveito da situação para ganhar audiência, chegando até a tentar entrevistar Sonny, mas demonstrando pouco interesse em sua motivação. A ideia é conseguir um furo e manter a audiência no ar. Se analisarmos bem, pouca coisa mudou desde então. A transformação de Sonny de um simples assaltante desastrado em uma personalidade leva a população, momentaneamente, a ficar do seu lado,  por conta de seus protestos e reivindicações, em meio a um ambiente de incertezas econômicas, achatamento salariais e um temor do futuro, além do personagem fazer uma crítica ao país, levantando a questão de ser um veterano da guerra do Vietnã (um tema espinhoso para os EUA). Sonny ganha a população, os reféns e o espectador. Essa tragicomédia de humor negro pode ser bem observada em situações como: um louco que liga para o banco e fala para Sonny matar os reféns; o gerente do banco atendendo ligações em meio ao assalto; o marido de uma das reféns, mais preocupado com a falta da esposa em lhe preparar o jantar no horário e perguntando quanto tudo terminará; além de Silvia (Penelope Allen), a líder das mulheres, que decide ir ao banheiro, conversar com a polícia, voltar para o banco como se tudo fosse algo bem normal. Penélope vira a veia cômica da situação.


          
O diretor Sidney Lumet (de "Doze Homens e Uma Sentença" e "O Veredicto") transformou o belo roteiro de Frank Pierson, baseado em fatos ocorridos no Brooklyn em 22 de agosto de 1972, em um filme que visitou a lista das grandes produções anos depois, realizando um filme intenso, que muitos hoje podem até não achá-lo tão interessante, pois o mundo mudou e essas situações nos filmes atuais não passam sem alta dose de violência e realismo. Lumet consegue segurar o espectador sem utilizar da artimanha de chocá-lo. Tenta manter o interesse através do suspense de como terminará o desfecho dessa situação. Sonny e Sal escaparão? Até que ponto o telespectador passa a se solidarizar e a torcer pela dupla? É esse efeito de torcer pelos perdedores que tornou Um Dia de Cão um filme a ser sempre relembrado, pois é muito mais do que um filme de assalto a banco. São vários ingredientes misturados que o espectador vai identificando ao longo da projeção.

Trailer:



Curiosidades:

A história real fala de John Wojtowicz e  Salvatore Naturile que resolveram assaltar o Chase Manhattan Bank. 

Oscar de melhor roteiro original.
 
Indicado a 6 Oscars: melhor ator (Al Pacino), melhor ator coadjuvante (Chris Sarandon), melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro original e melhor montagem.

Wojtowicz morreu de câncer em 2 de janeiro de 2006.

Estreia do ator Chris Sarandon no cinema.

O ator John Cazale faleceria 3 anos depois de câncer nos ossos. Em todos os filmes que participou, houve uma indicação ao Oscar de Melhor Filme

Embora ele tenha concordado inicialmente em interpretar Sonny, Al Pacino disse a Sidney Lumet, perto do início da produção, que ele não poderia interpretá-lo. Pacino havia acabado de terminar a produção de O Poderoso Chefão II (1974) e estava fisicamente exausto e deprimido após as filmagens. Com sua confiança no Método, Pacino não gostava da ideia de chegar a um estado de quase histeria todos os dias. Lumet aceitou a decisão do ator e despachou o roteiro para Dustin Hoffman. Pacino mudou de ideia ao saber que seu rival estava sendo considerado.

Muito do diálogo do filme é improvisado, ao mesmo tempo que respeita completamente a estrutura do roteiro original. Depois de ensaiar por três semanas com seu elenco, Sidney Lumet pegou as improvisações desses ensaios e fez disso o roteiro oficial.

Uma improvisação notável no filme foi a resposta de John Cazale à pergunta de Al Pacino sobre para onde no mundo ele gostaria de ir. A resposta surpresa de Pacino foi absolutamente genuína, pois ele não tinha ideia do que Cazale diria.

Sal repreende um dos caixas do banco por fumar, dizendo que não fuma porque "não quero pegar o câncer". John Cazale, um fumante inveterado, morreu de câncer de pulmão três anos depois.

John Cazale foi escalado por insistência de Al Pacino, apesar de não ter a idade do Sal real, que tinha 18 anos na época. Sidney Lumet se opôs à ideia porque o ator era claramente inadequado para o papel. No entanto, quando Cazale veio ler o papel, Lumet o aceitou em 5 minutos.

As sequências ao ar livre foram filmadas em clima frio. Para que sua respiração não ficasse visível, os atores colocavam gelo na boca antes de cada take.

O verdadeiro assaltante de banco, John Wojtowicz, assistira a O Poderoso Chefão (1972) para ter ideias no dia em que roubou o banco Chase Manhattan

Durante a produção, Al Pacino supostamente dormia apenas algumas horas por noite, comia com moderação e às vezes tomava banho frio; isso era para enfatizar a aparência desgrenhada, exausta e ainda assim nervosa de Sonny.

O incidente da vida real é usado no treinamento da polícia para lidar com situações de reféns e multidões fora de controle.

Penelope Allen, que interpreta a loira caixa-chefe do banco, era uma mãe substituta de Al Pacino. Quando ele saiu de casa pela primeira vez na adolescência para trabalhar como ator, ele morou com Allen e seu marido por vários anos.

O grito de Sonny de "Attica, Attica!" para agitar a multidão foi improvisado. A reação confusa de Charles Durning foi completamente natural, já que ele não tinha certeza do que seu personagem deveria fazer a seguir.

Na metade da produção, Al Pacino desmaiou de exaustão e teve que ser hospitalizado por um curto período de tempo. Depois que a produção foi concluída, ele decidiu parar de fazer filmes por um tempo e voltar ao trabalho no palco.

A filmagem da produção durou sete semanas, com equipes e elenco trabalhando dia e noite. Devido ao estilo veloz de trabalho do diretor Sidney Lumet, o filme foi concluído três semanas antes do previsto.

De acordo com Frank Pierson, Sidney Lumet não queria que ele removesse a cena em que Sonny dita seu testamento. Essa cena foi o principal motivo pelo qual Lumet quis dirigir o filme.

O título original era "Boys in the Bank". O diretor Sidney Lumet odiou porque achou que fazia o filme parecer uma "comédia leve e fofa", e ele mudou para "Dog Day Afternoon". Ele queria um título que sugerisse um dia quente e abafado próximo ao final do verão.

Vendedor do Oscar de Melhor Roteiro Original no mesmo ano em que Um Estranho no Ninho (1975) arrematou os principais prêmios (incluindo Melhor Roteiro Adaptado), tornando-o o único outro filme a ganhar um grande prêmio naquele ano.

A atuação de Al Pacino como Sonny Wortzik está em 4º lugar no ranking das 100 maiores atuações de todos os tempos da Premiere Magazine (2006).

Charles Durning passou grande parte das filmagens indo do set de filmagem em Nova York para o set de O Dirigível Hindenburg (1975), de Robert Wise, em Los Angeles. Tanto Wise quanto Sidney Lumet conversariam com antecedência e combinariam em que dias precisariam do ator.

Sidney Lumet originalmente fez o teste de Charles Durning para o gerente do banco. Imediatamente após Durning ter lido para o papel, Al Pacino, um amigo de Durning, perguntou como fora a audição. Quando percebeu que Durning não tinha lido para o detetive Moretti, Pacino acompanhou Durning de volta a Lumet para ler o papel que ele acabou desempenhando.

O escritor Frank Pierson não conseguiu entrevistar pessoalmente Sonny Wojtowicz porque este não conseguiu chegar a um acordo sobre quanto deveria ser pago por sua história.

O Livro:


















Cartazes:







Filmografia Parcial: 
Al Pacino
 

 








O Poderoso Chefão (1972); Serpico (1973); O Poderoso Chefão II (1974); Um dia de Cão (1975); Justiça Para Todos (1979); Autor em Família (1982); Scarface (1983);  Vítimas de uma Paixão (1989); Dick Tracy (1990); O Poderoso Chefão III (1990); Frankie & Johnny (1991); O Sucesso a Qualquer Preço (1992); Perfume de Mulher (1992); O Pagamento Final (1993);  Fogo Contra Fogo (1995); Donnie Brasco (1997);  Advogado do Diabo (1997); O Informante (1999); O Novato (2003); Contato de Risco (2003); O Mercador de Veneza (2004) 88 Minutos (2007); Treze Homens e um Novo Segredo (2007); Salomé (2013); Má Conduta (2016); O Irlandês (2019) 



John Cazale (1935–1978)
 

 







O Poderoso Chefão (1972); A Conversação (1974); O Poderoso Chefão II (1974); Um Dia de Cão (1975); O Franco Atirador (1978).

Charles Durning (1923–2012)
 

 








O Pecado de um Xerife (1970); Irmãs Diabólicas (1972); Golpe de Mestre (1973); Um Dia de Cão (1975); O Dirigível Hindenburg (1975); O Último Brilho do Crepúsculo (1977); A Fúria (1978); Attica  (1980); Nimitz - De Volta ao Inferno (1980); A Vingança do Espantalho (1981); Caçada em Atlanta (1981); A Melhor Casa Suspeita do Texas (1982); Embalos a Dois (1983); Um Homem Destemido (1985); O Homem do Sapato Vermelho (1985); Os Últimos Durões (1986); Um Policial Acima da Le (1988); Brenda Starr (1989); Dick Tracy (1990); Bonita E Perigosa (1991); Um Estranho à Minha Porta (1993); Na Roda da Fortuna (1994); Ensina-me a Viver (1995); O Protetor (1998); Deu a Louca nos Astros (2000); O Mestre da Vida (2006); Aprendendo a Viver (2009).
 

Penelope Allen
 

 








Espantalho (1973); Um Dia de Cão (1975); Ressurreição (1980); Uma Janela Suspeita (1987); Acerto Final (1995); Além da Linha Vermelha (1998); Emperor of the Free World (2016).

Lance Henriksen
 

 









Um Dia de Cão (1975); Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977); Damien: A Profecia II (1978); Piranhas 2 - Assassinas Voadoras (1981); Pesadelos Diabólicos (1983); Os Eleitos - Onde o Futuro Começa (1983); O Exterminador do Futuro (1984); O Fio da Suspeita (1985); Aliens, O Resgate (1986); Quando Chega a Escuridão (1987); Um Rosto Sem Passado (1989); A Fúria do Justiceiro (1991); Jennifer 8 - A Próxima Vítima (1992);  O Alvo (1993); O Alvo (1993); Rápida e Mortal (1995); Energia Pura (1995); Ameaça Terrorista - Acesso Negado (1997); Pânico 3 (2000); Alien vs. Predador (2004); Hellraiser 8: O Mundo do Inferno (2005); Appaloosa - Uma Cidade Sem Lei (2008); Alone in the Dark 2 - O Retorno do Mal (2008); A Tribo II (2009); Phantom - A Última Missão (2013).

Chris Sarandon
 

 










Um Dia de Cão (1975); A Sentinela dos Malditos (1977); Cuba (1979); O Casal Osterman (1983); A Hora do Espanto (1985); A Princesa Prometida (1987); Brinquedo Assassino (1988); Dois Tiras Da Pesada (1989); O Filho das Trevas (1991); Maré Violenta (1994); Tentação Mortal (1995); A Morte se Veste de Negro (1999); Correndo Contra o Tempo (2000); Perfume (2001); A Hora do Espanto (2011); O Código (2012).

4 comentários:

  1. Boa tarde... Sim, a mídia criando mitos! Um Dia de Cão mostra um pouco disso, mas também pinceladas de um relacionamento desgastado e opressivo entre marido e mulher (a cena em que Sonny e sua esposa estão ao telefone e ela se vitimiza não o deixando falar mostra bem isso), homossexualidade velada, referências à rebelião de Attica ocorrida em 1971, racismo, considerando-se uma falha de comunicação entre o negociador e Sonny. Falando nesse personagem, Pacino despiu-se completamente do sério e concentrado Michael Corleone da inigualável saga O Poderoso Chefão para viver um desorganizado e nervoso cidadão comum que trapalhou-se em algum momento de sua vida. Os demais atores entrosam bem e são bons coadjuvantes. O filme é muito bom e merece ser conferido. Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Janerson. Obrigado por adicionar esses ingredientes que realmente compõem o filme e mostram ainda mais como é interessante. A mudança de Al Pacino de "O Poderoso Chefão" para este filme foi uma ótima recordação, mostrando a versatilidade do ator. Sim, Attica foi um incidente que gerou várias referências cinematográficas e até um filme: "Attica - A Solução final" / "Against the Wall" de 1994 com Kyle MacLachlan e Samuel L. Jackson (que em algum momento deve aparecer por aqui). Obrigado por ilustrar mais uma análise com seus comentários no Blog e um grande abraço.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Boa Tarde.
      Sem dúvida, o modo como o filme foi realizado o coloca acima da média. Obrigado por comentar e um grande abraço.

      Excluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre