terça-feira, 22 de agosto de 2017

MANEQUIM / MANNEQUIN (1987) - ESTADOS UNIDOS





JOVENS, LOUCOS E APAIXONADOS

Jonathan Switcher (Andrew McCarthy) é um jovem artista que não consegue permanecer em seus empregos por muito tempo. Possui uma "quase" namorada, Roxy (Carole Davis) que odeia passear em sua  moto velha e o critica por não manter-se em um emprego fixo. Ao salvar a vida de uma senhora chamada Claire Timkin (Estelle Getty), descobre que ela é a recente proprietária da Prince and Company, uma loja de departamentos que perdeu totalmente sua lucratividade. Por uma força do destino o manequim que Jonathan montara no seu antigo emprego vai parar na loja que o contratou acontecendo algo de inusitado: o manequim se transforma em Emmy (Kim Cattrall) uma linda jovem. A paixão é instantânea e intensa. Em meio a várias confusões, vivem uma linda história de amor.


Manequim é uma comédia romântica que fez muito sucesso na época por vários fatores. A crítica achou apenas simpático, mas o público da época adorou. A história é até bem simples: No antigo Egito, moça pede aos deuses para não casar, sofre um encantamento, atravessa séculos à procura e encontra o amor de sua vida. Mas o que fez a diferença foi o que esteve no meio dessa estória: um punhado de situações divertidas, vilões trapalhões e um delicioso romance.


Andrew McCarthy (25 anos) e Kim Cattrall (31 anos) obtiveram a química perfeita. A diferença de idade nem foi percebida, pois Cattrall e McCarthy aparentavam bem menos. E se o filme funciona é pelo personagem ingênuo dele e sensual e divertida dela. Emmy sonha com o amor perfeito e é uma mulher moderna que quer controle sobre sua vida, Jonathan sonha ser reconhecido como um grande escultor. A união do casal realiza um sonho: ele vira uma sensação na cidade, ao criar vitrines com manequins inspirados, trazendo o público novamente para a loja auxiliado por sua musa inspiradora. Emmy só pode ser vista por seu grande amor (para os outros é apenas um manequim qualquer). Teve séculos de aventuras e romances ao lado de figuras célebres da história como Cristóvão Colombo e Da Vinci, mas apaixonou-se por um jovem sem grana, talentoso e de bom coração.



Claro que tem que haver ingredientes que atrapalhem a vida do casal: o dono da empresa rival que quer comprar a companhia de Claire e não gosta nada do sucesso repentino que as vitrines vem tendo. Sua ex-namorada, que pouco ligava pra ele, trabalha para a empresa concorrente e se deixa seduzir por um cargo mais vantajoso se tirar Jonathan da empresa. Temos também o gerente Richards (James Spader) que trabalha na empresa espionando para a concorrente e o atrapalhado chefe de segurança Felix (G.W. Bailey) que, com seu cão Rambo, fazem a ronda na empresa e passam a vigiar os passos de Jonathan.      


Hollywood  (Meshach Taylor) é o designer de moda que se torna amigo de Jonathan e que compreende o fato deste ficar falando com um manequim (todos começam a achar Jonathan excêntrico e louco, mas o seu sucesso permite tal coisa na visão das outras pessoas). As noites de Jonathan e Emmy  são sempre de aventuras e desfiles de roupas dentro da loja de departamentos, enquanto Felix tenta flagrar "o jovem com seu manequim" que carrega de um lado para o outro.


A trilha musical foi de muito bom gosto e se incorporou ao filme com longos takes. Interessante que a melhor música, “Nothing's Gonna Stop Us Now”  do grupo Starship ficou para os créditos, mas no fim foi uma ótima escolha porque encerrou em grande estilo (normalmente a "música do filme" ficava nos créditos). O Videoclip tem cenas do filme e uma brincadeira dos músicos em cima da temática do filme. Interessante vermos que só há mais 3 músicas na trilha sonora: In My Wildest Dreams; Do You Dream About Me e My Girl, mas ficou parecendo existirem muito mais.



O elenco merece alguns comentários. Andrew McCarthy pertenceu a uma legião de jovens talentos que vinham surgindo:  Demi Moore, Rob Lowe, Judd Nelson, Ally Sheedy, Emilio Estevez,  Molly Ringwald, James Spader e  Robert Downey Jr. O jovem ator esteve em filmes que esses jovens também estiveram. Talvez o mais conhecido (ou em evidência) hoje seja  Downey Jr pela franquia Homem de Ferro / Vingadores. Kim Cattrall está linda nesse filme como esteve em seu filme anterior: “Os Aventureiros do Bairro Prometido”, ao lado de Kurt Russel. Pode ser lembrada por “Jornada nas Estrelas VI” onde faz a vulcana Valeris e pela série (e filmes) “Sex And The City”. G.W. Bailey será sempre lembrado por sua participação como o sargento trapalhão da franquia “Loucademia de Policia”. Aqui está muito bem como o vigia meio burro que acha que é mais esperto que todo mundo, mas só se dá mal. Outro que podemos dizer que ainda está em evidência é o ótimo ator James Spader (no papel do gerente traíra). Spader esteve em inúmeros filmes e protagonizou a série “Lista Negra” que obteve muito sucesso. Atualmente bem mais velho e careca pouco lembra seus antigos filmes. Meshach Taylor, que fez o hilário Hollywood faleceu em 2014. Taylor voltou-se a participações em seriados ou em filmes lançados diretamente em vídeo. Estelle Getty que faz Claire, a senhora dona da loja, faleceu em 2008 e ficou conhecida por participar do seriado bem conhecido por aqui chamado “As Super Gatas” (1985-1992) e por ser a mãe do personagem de Sylvester Stallone em "Pare Senão Mamãe Atira" (1992). Carole Davis que faz a ex-namorada de Jonathan fez alguns filmes e depois voltou-se a participações em séries. Continua na ativa. O diretor  Michael Gottlieb, falecido em 2014, escreveu os personagens para a continuação de 1989 e voltou-se a área de produção.



Manequim é um filme delicioso com uma temática muito bem elaborada. Ainda hoje é muito divertido de ser assistido, pois não tem violência ou palavrões e aquele humor inocente que agradava aos espectadores da época. Uma boa pedida para se assistir a dois e relembrar um dos grandes filmes de comédia romântica que a década de 80 nos deixou.

Trailer:





Curiosidades: 

Indicado ao Oscar de Melhor Canção: Nothing's Gonna Stop Us Now";

Estelle Getty faleceu de uma forma de demência;

Meshach Taylor faleceu de câncer ;

Inicialmente o papel de Jonathan fora escrito para o ator  Dudley Moore  (de Arthur, O Milionário Sedutor);

Andrew McCarthy e James Spader estiveram juntos nos filmes "A Garota de Rosa-Shocking" (1986) e "Abaixo de Zero" (1987);

A motocicleta utilizada por Jonathan era uma 1986 Harley Davidson Sportster XLH 883;

O título inicial do filme seria  Perfect Timing. 

Houve uma continuação chamada Manequim - A Magia do Amor (1991) com Kristy Swanson, William Ragsdale e Meshach Taylor


Trilha Sonora:
Nothing's Gonna Stop Us Now interpretada por Starship
In My Wildest Dreams interpretada por Belinda Carlisle
Do You Dream About Me interpretada por Alisha
My Girl interpretada por Temptations



Nothing's Gonna Stop Us Now -  Starship





Filmografia Parcial:
Andrew McCarthy

 








Uma Questão de Classe (1983); O Primeiro Ano do Resto das Nossas Vidas (1985);  A Garota de Rosa-Shocking (1986); Manequim (1987); Abaixo de Zero (1987); Um Morto Muito Louco (1989); Um Morto Muito Louco 2 (1993); Louca Paixão (1994); Confissões de um Apaixonado (1996); O Preço da Traição (1996); Contrato de Risco (1996); A Vida Secreta de Uma Adolescente (2002); Do Fundo do Coração (2003); O Poder da Mídia (2005); Bom Demais pra Ser Verdade (2010).

Kim Cattrall

 










Setembro Negro (1975); Vingança Sangrenta (1977); Porky's - A Casa do Amor e do Riso (1981); Loucademia de Polícia (1984); Os Aventureiros do Bairro Proibido (1986); Manequim (1987); A Farsa (1988); A Volta dos Mosqueteiros (1989); A Fogueira das Vaidades (1990); Jornada nas Estrelas VI - A Terra Desconhecida (1991); O Destruidor (1992); Sem Suspeita (1995); Inesquecível (1996); Crossroads: Amigas para Sempre (2002); O Julgamento do Diabo (2003); Sex and the City (seriado 1998-2004);Sex and the City: O Filme (2008); Sex and the City 2 (2010).

James Spader

 








Amor Sem Fim (1981); Tuff Turf - O Rebelde (1985); Terror nas Sombras (1985); Amor do Futuro (1985); A Garota de Rosa-Shocking (1986); Manequim (1987); Abaixo de Zero (1987); Wall Street: Poder e Cobiça (1987); A Volta de Jack o Estripador (1988); Sexo, Mentiras e Videotape (1989); Namoros Eletrônicos (1989); Sob a Sombra do Mal (1990); Loucos de Paixão (1990); A Mulher dos Meus Sonhos (1993); Lobo (1994); Stargate - A Chave para o Futuro da Humanidade (1994); Crash - Estranhos Prazeres (1996); Contrato de Risco (1996); Acerto de Contas (1997); O Observador (2000); Secretária (2002); Perseguição Implacável (2002); Contato Alienígena (2003); Justiça Sem Limites (seriado 2004 a 20008); Lincoln (2012); Vingadores: Era de Ultron (2015); Lista Negra (2013 a 2017).


G.W. Bailey

 









Uma Embarcação para o Inferno (1975); Força Destruidora (1979); Loucademia de Polícia (1984); Runaway - Fora de Controle (1984); Loucademia de Polícia 2: A Primeira Missão (1985); Sinal de Perigo (1985);  Short Circuit: O Incrível Robô (1986); Manequim (1987); Loucademia de Polícia 4: O Cidadão se Defende (1987); Loucademia de Polícia 5: Missão Miami Beach (1988); Loucademia de Polícia 6: Cidade em Estado de Sítio (1989); A Vida Por um Fio - Entre a Lei E o Crime (1991); Loucademia de Polícia 7: Missão Moscou (1994); Jesus - A Maior História de Todos os Tempos (1999); Paulo, o Apóstolo (2000); Divisão Criminal (seriado 2005 a 2012).

4 comentários:

  1. Boa tarde!
    Gostei mais de Manequim a Magia do Amor.Nem sabia que existia esse Manequim até 4 anos atrás quando minha irmã comprou o dvd.O personagem do Hollywood é muito hilário,me diverti muito com ele principalmente no Manequim a Magia do Amor.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite Fabiana.
    As duas produções foram exibidas em nossa Tvs, mas a segunda teve maior visibilidade. A primeira versão teve forte destaque nos idos do VHS. As duas são produções interessantes. E o curioso é que muita gente não sabia que haviam filmado uma sequência sem a dupla principal. Meshach Taylor, como Hollywood, realmente esteve muito bem. Obrigado por mais este comentário e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Bem legal o filme para levantar o astral.
    Recomendo muito.
    Se tiverem alguns filmes de mesmo estilo a esse aceito indicações 😁

    ResponderExcluir
  4. Boa Noite. Você esqueceu de citar o seu nome.
    Sim, o filme é muito legal mesmo. Muito obrigado por comentar. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre