sexta-feira, 21 de julho de 2017

CONTÁGIO - EPIDEMIA MORTAL / MAGGIE: A TRANSFORMAÇÃO / MAGGIE (2015) - ESTADOS UNIDOS




SWARZIE EM UM DRAMA EXISTENCIAL

Um vírus ainda desconhecido da medicina se alastrou e infectou milhares, ou quiça, milhões de pessoas. Neste contexto encontramos Maggie (Abigail Breslin), uma pré-adolescente que foi mordida. Seu pai, Wade Vogel (Arnold Schwarzenegger), a procura em vários hospitais até encontrá-la. Não há cura. A morte ocorre próximo dos seis meses e os pacientes ficam internados, isolados à espera de uma morte dolorosa muito parecida com as dos famosos zumbis dos filmes. Wade consegue remover a filha para sua cidade, com a ajuda de um médico, e acompanha os dias passarem e sua filha sofrer os efeitos  devastadores do vírus. As autoridades querem sua internação e isolamento, Wade quer dar dignidade a sua filha até o momento da transformação em algo que não é mais humano.


Bom vocês já devem imaginar o que vai acontecer: nosso herói vai à procura do antídoto e começa a descobrir o que causou a epidemia. Enfrenta os vilões, consegue um soro, salva a vida de sua filha e da humanidade numa só tacada. Só que não acontece nada disso ! Se vocês assistirem a este filme achando que terão um monte de zumbis malvados e sedentos de sangue, esqueça. Se acham que Schwarzenegger vai enfrentar  a tudo e a todos para salvar sua filha, pegando uma metralhadora e detonando ao estilo Comando Para Matar também esqueçam. Esse é um filme de drama. Nada de ação. Nada de filme de Zumbis.




A estória gira em torno da devastação que uma doença causa em uma família: irmãos, pais e amigos. Como é difícil lidar com uma situação em que a pessoa que amamos não estará presente em breve e como  nos sentimos impotentes em ajudá-la. Esse tema vocês já viram em diversas produções. A eminência da morte e como o ser humano se comporta frente a ela quase sempre rende boas produções. Até mesmo por que muitas pessoas terão uma empatia imediata com o tema, seja porque já conviveram ou talvez estejam convivendo no momento. A pergunta então que fica é: por que o escritor John Scott 3 resolveu juntar zumbis a um drama com uma veia tão trágica ? Difícil entender até mesmo porque o ator principal é um conhecido herói de ação que já se aventurou por comédias, mas não em dramas. A estória caminharia melhor se não houvesse o personagem "zumbi". Que fosse um vírus que estivesse eliminando a todos, mas esse elemento adicionado à narrativa não deu muito certo. Ok, a onda Zumbi está com a força total. Temos como o exemplo o ótimo seriado "The Walking Dead" que pincela mais o lado humano. Está na moda, mas daí acertar na dose nem sempre é uma proeza fácil de ser obtida e o diretor Henry Hobson, em seu primeiro longa, entregou um trabalho que será apreciado por um público bem restrito. Hobson é um conhecido diretor de arte e designer de várias produções televisivas (entre elas The Walking Dead !, em alguns episódios)


O dilema de Wade é manter a filha viva o maior tempo possível ao seu lado. Ele não quer vê-la morrer sozinha numa área restrita, sendo tratada como uma aberração. O Xerife, seu amigo, faz vistas grossas, mas acompanha de perto os passos da família. Já seu ajudante quer ver Maggie presa e isolada. A jovem tenta viver uma realidade normal ao lado da irmã pequena e da madrasta Caroline (Joely Richardson da findada série "Estética"), que nutre um medo crescente da jovem, medo até justificável porque a cada dia que a doença avança a pessoa contaminada tem menos controle sobre suas emoções e um ataque pode ser algo plausível. Wade mantém-se irredutível. Não há o que se discutir seja com Caroline, seja com o Xerife. E a doença avança.





A fotografia acinzentada dá um tom interessante de angústia e desesperança. Há momentos de silêncio. Um silêncio proposital de quem está morrendo e de quem sente-se inerte frente a situação. Como proceder? Deixar a filha entrar em uma agonia dolorosa ou dar fim ao sofrimento? Esperar mais um dia por uma cura? esperar mais um minuto? Entregar a desconhecidos e deixá-la sob seus cuidados e ficar imaginando a pessoa sozinha esperando ver um rosto amigo? Esse dilema está inserido em camadas. Está implícito na mente de um pai que grita por socorro. Um socorro que provavelmente não virá. É a inversão natural da ordem. Normalmente são os pais que vão e os filhos ficam e, ainda assim, não traz conforto para quem passa por isso. A inversão de papéis é ainda mais dolorosa: ver a pessoa que criou, amou, deu todo carinho partir prematuramente é um sofrimento incomensurável. Talvez seja disso que, no final, o filme trata. Mas o modo como a direção resolveu seguir não foi exatamente um sucesso. 


O elenco está bem dentro daquilo que propôs o roteiro. Schwarzenegger está fora do seu habitat natural. E temos que admitir que foi uma decisão complicada, mas o ator resolveu encarar o desafio e até está muito bem. Pelo menos tentou. Não ficou imaginando se poderia ou não fazer esse papel. Filmes dão certo ou não. Tudo é muito imprevisível. Ghost foi lançado como um tapa buracos para preencher salas de cinema nos Estados Unidos. Os Estúdios não acreditavam muito. O resultado foi espetacular. Contágio poderia ter dado muito certo com umas mudanças aqui e ali. Para alguns talvez tenha até dado certo.  Abigail Breslin, para quem não se lembra, é a menininha que fez "A Pequena Miss Sunshine". A menina cresceu e mostra-se uma promissora atriz.  Joely Richardson é uma atriz com larga experiência e conseguiu fazer muito bem o papel de uma mulher muito preocupada como que tem no quarto ao lado.


Contágio não é um filme para todos. O grande público que esperava um filme de ação do ator ou um filme de Zumbis, com certeza se decepcionará. Quem for de mente aberta, preparado para assistir um drama (ainda que bem diferente do tradicional) com um ritmo lento poderá apreciar, mas o resultado, ainda assim, ficou muito aquém do que se esperava, apesar de os momentos finais serem muito bons.



Trailer



Filmografia Parcial:

Arnold Schwarzenegger
Hercules in New York (1970); Cactus Jack, o Vilão (1979); Conan, o Bárbaro (1982); Conan, o Destruidor (1984); O Exterminador do Futuro (1984); Guerreiros de Fogo (1985); Comando Para Matar (1985); O Predador (1987); O Sobrevivente (1987); Inferno Vermelho (1988); Irmãos Gêmeos (1988); O Vingador do Futuro (1990); Um Tira no Jardim de Infância (1990); O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991); O Último Grande Herói (1993); Queima de Arquivo (1996); Um Herói de Brinquedo (1996); Batman & Robin (1997); O Fim dos Dias (1999); O 6º Dia (2000); Efeito Colateral (2002); O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas (2003); Volta ao Mundo em 80 Dias: Uma Aposta Muito Louca (2004); Os Mercenários (2010); Os Mercenários 2 (2012); O Último Desafio (2013); Rota de Fuga (2013); Sabotagem (2014); Os Mercenários 3 (2014); O Exterminador do Futuro: Gênesis  (2015); Contágio - Epidemia Mortal (2015)



Abigail Breslin
Sinais (2002);  Um Presente para Helen (2004); O Diário da Princesa 2: Casamento Real (2004); Pequena Miss Sunshine (2006); O Presente (2006); Sem Reservas (2007); Uma Prova de Amor (2009); Uma Prova de Amor (2009); Janie Jones: Uma História de Amor (2010);  Chamada de Emergência (2013);  Maggie: A Transformação (2015) ; Dirty Dancing (2017)

Joely Richardson
Um Hotel Muito Louco (1984); Rei Por Acaso (1991); Uma Luz na Escuridão (1992); 101 Dálmatas (1996); O Enigma do Horizonte (1997); O Patriota (2000); Mimzy - A Chave do Universo (2007); Estética (seriado 2003 a 2010); Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres (2011); Amor Sem Fim (2014); Maggie: A Transformação (2015); Snowden: Herói ou Traidor (2016); Fallen (2016); Red Sparrow (2018).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre