quarta-feira, 14 de junho de 2017

NAS GARRAS DO TIGRE / BURNING BRIGHT (2010) - ESTADOS UNIDOS



 


TENSO E CRIATIVO

Kelly (Briana Evigan) é uma jovem que possui um irmão autista chamado Tom (Charlie Tahan ). Após o suicídio da mãe, passou a ser a guardiã do menino. Ao tentar interná-lo em uma escola para autista e assim fazer sua faculdade, vendo o irmão semanalmente, Kelly descobre que o dinheiro que seria usado para pagar a escola foi retirado pelo seu padrasto Johnny (Garret Dillahunt) para a compra de um tigre para o seu parque safari, afim de aumentar a platéia com um animal selvagem. 



Johnny opta por uma fera de circo que, um mês antes, saltou por uma jaula de cinco metros atacando uma égua em pleno picadeiro aterrorizando a todos no local, obrigando seu dono a vendê-lo. Com a aproximação de um furação, Johhny e seus empregados começam a selar todas as entradas da casa com madeira  e assim evitar algum dano à propriedade. Kelly retorna com Tom à casa, agora ocupada pelo padrasto, e resolve passar a noite para evitar o furacão. No meio da noite percebe um rugido vindo de dentro da casa e se depara com o tigre solto. Johnny fora ao bar beber e Kelly e Tom descobrem-se presos, sem saídas com um leão que não se alimenta há 2 semanas. Kelly terá que sobreviver e ainda tentar salvar seu irmão que pouco reconhece ordens e grita ao ser tocado.




Filmado na Universal Estúdios na Flórida, Nas Garras do Tigre é um interessante filme de suspense que se sustenta do início ao fim. Mesmo possuindo uns ou outros furos, como passatempo imediatista cumpre o que promete.  O diretor Carlos Brooks  (que tem apenas 2 filmes como diretor) conseguiu realizar boas cenas de suspense  que prendem e o espectador fica tenso com as possibilidades que se apresentam tanto para o casal como para o animal. Este é um daqueles casos em que uma boa estória, uma boa direção e uma montagem eficiente fazem toda a diferença. O Orçamento foi visivelmente baixo, com tigres reais e feito de uma maneira que seu  custo não é facilmente percebido.



Os atores estão ótimos: Briana Evigan é a irmã dedicada que tentará usar inteligência e criatividade para poder transitar pela casa (que parece bem maior, conforme o filme vai evoluindo). A atriz carrega o filme nas costas com muita garra e talento. Charlie Tahan consegue convencer plenamente como o garoto autista que põe várias vezes a dupla em risco. Os três tigres usados são convincentes (mas é apenas um em cena) e o uso da câmera seguindo pela casa como se fosse a visão do animal, foi uma escolha acertada nas situações em que foi utilizada. Garret Dillahunt parece pouco a vontade no papel, principalmente no final em que sua atuação e falas quebram um pouco o clímax da produção.



Bom filme, apesar de ser pouco divulgado. Não é nenhuma obra prima do suspense, mas diverte e muito. O DVD, lançado na Alemanha, contém 3 minutos a mais de cenas, além de ser restrito a menores de 16 anos. Na versão inglesa a censura ficou em 12 anos. Após os créditos vem uma informação a respeito dos tigres e sua redução populacional.


Trailer:





 
Curiosidades;
O título Burning Bright é uma referência ao poema de William Blake "The Tyger" publicado in 1794.

O filme foi lançado diretamente para o mercado de vídeo americano.

Embora tigres reais tenham sido usados no filme, os atores nunca interagiram com eles.

Briana Evigan é filha do ator Greg Evigan que ficou conhecido pelo antigo seriado americano "As Aventuras de B.J" (1979-1981)

Filmografia Parcial:
Garret Dillahunt

 









Tolerância Zero (2001); Mr. Ed  (2004); Deadwood  (seriado 2004-2005); The 4400 (seriado 2005-2006); Onde os Fracos não Têm Vez (2007); O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford (2007); A Última Casa (2009); A Estrada (2009); Inverno da Alma (2010); Nas Garras do  Tigre (2010); Looper: Assassinos do Futuro (2012); 12 Anos de Escravidão (2013); Raising Hope  (seriado 2010-2014)

Charlie Tahan

 










 
Eu Sou a Lenda (2007); Noites de Tormenta (2008); A Morte e Vida de Charlie (2010); Nas Garras do Tigre (2010); Blue Jasmine (2013); A  Ameaça (2013); O Amor é Estranho (2014); Gotham (seriado 2015)


Briana Evigan

 









Ela Dança, Eu Danço 2 (2008); S. Darko - Um Conto de Donnie Darko (2009); Nas Garras do Tigre (2010); O Ritual (2012); O Esconderijo (2012); Justiça Cega (2014); Ela Dança, Eu Danço 5: Tudo ou Nada (2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre