quinta-feira, 11 de maio de 2017

SONHOS MACABROS / SONHO MORTAL / BAD DREAMS (1988) - ESTADOS UNIDOS




NEM RUIM, NEM MEMORÁVEL.

Cynthia (Jennifer Rubin), única sobrevivente de um misterioso incêndio, ocorrido em um casarão de uma seita mística, acorda 13 anos de um coma profundo sem se lembrar do ocorrido. A polícia nunca conseguiu descobrir o que ocorreu no local, nem o que produziu a morte desse grupo de pessoas. Para tentar trazer Cynthia à realidade, o  Dr. Berrisford (Harris Yulin) a coloca sob os cuidados do jovem médico psiquiatra  Dr. Alex Karmen (Bruce Abbott), que a introduz junto a seu grupo que apresenta vários transtornos, sendo o principal, o "Transtorno de Bordeline".


Cynthia não consegue, a principio, interagir com o grupo mas cria uma afeição por Alex e é correspondida. Só que ela está em grande perigo: o líder da seita, Harris (Richard Lynch), começa a resurgir dos mortos como uma entidade sobrenatural, desejando sua morte, pois, ao Cynthia sobreviver quebrara o pacto de morte do grupo. Enquanto Dr. Alex tenta mostrar a jovem que tudo não passa de alucinação, membros do círculo de terapia começam a morrer de forma terríveis e inexplicáveis.


Sonhos Macabros (Bad Dreams) foi um terror dirigido por Andrew Fleming (Jovens Bruxas) que pouca coisa fez no cinema, migrando para a direção de alguns episódios de seriados pouco conhecidos por aqui. Além da direção acumulou as funções de escritor da estória (um roteiro à quatro mãos) e dividiu a realização do roteiro com Steven E. de Souza, diretor de Street Fighter (Com Van Damme) e escritor de vários filmes de sucesso como: Duro de Matar (1988); 48 Horas (1982); Comando Para Matar (1985); Lara Croft: Tomb Raider - A Origem da Vida (2003). Logo, tudo levava a crer que o filme teria tudo para ser um grande sucesso, até mesmo porque a produtora era Gale Anne Hurd (até então esposa de James Cameron de "Titanic" e "Avatar") e que produziu junto (ou sem) com o marido uma grande quantidade de sucessos: "O Exterminador do Futuro 1 e 2"; "Aliens, O Resgate"; "A Sombra e a Escuridão";  "Armageddon"; "O Exterminador do Futuro 3"; "O Justiceiro" (2004) ... e o seriado "The Walking Dead". Mas não foi bem isso que aconteceu. Todos tem seus erros e acertos. Nesse caso, apesar de ser um filme interessante, não podemos considerar como um acerto. Em Hollywood acerto é retorno financeiro considerável. Qualquer coisa fora disso é fracasso. Apesar do filme ter se pagado, custou 4 milhões de dólares e rendeu em torno de 9 Milhões, não ficou em nenhuma lista de grandes filmes. Parece um sub produto dos filmes "A Hora do Pesadelo" de Freddy Krugger. 


Sonhos Macabros tem altos e baixos e essa irregularidade impediu a película de alcançar uma boa cotação entre os espectadores. Os efeitos especiais não foram tão bem realizados: a cena em que as pessoas são tragadas pelo fogo, no início do filme, ficou muito artificial, quase primária. Não sei se a ideia era mostrá-los assim como uma variação ruim de um sonho ou falta de recursos mesmo. Fico com a segunda opção. Outros efeitos, como a maquiagem, percebemos um bom trabalho, ainda que não cause o medo que deveria. A trilha sonora é algo a ser citado: ela trouxe, nos créditos finais, nada menos do que o mega sucesso do Guns N' Roses "Sweet Child O' Mine". Era a primeira vez que ouvia aquela música do grupo, e no cinema, com o  riff inicial e solos de guitarra hipnóticos. Na época (pré-internet) pensei que tivesse sido feita para a personagem. Hoje sabemos que fora uma composição para a namorada e, posteriormente, esposa de Axl, vocalista da Banda. A outra música digna de menção é La Donna è Mobile de Verdi, interpretada pelo tenor lírico Ferruccio Tagliavini  (1913–1995), que atuou no cinema em 8 filmes. Penso que foi uma forma de homenageá-lo. 


No elenco temos Jennifer Rubin (ex-modelo) que estava na casa dos 26 anos, fazendo um papel com a idade bem abaixo. Sua beleza realmente chamou a atenção e sua atuação não comprometeu. A atriz vinha de uma participação em "A Hora do Pesadelo 3: Os Guerreiros dos Sonhos" (1987). Coincidência ? A atriz ainda está na ativa. Richard Lynch (1940–2012) foi um ator conhecido com vários filmes (e seriados) no currículo. Sua principal marca eram as cicatrizes herdadas de queimaduras sofridas no rosto. Sua presença cênica "prendeu" o espectador e roubou as principais cenas. Bruce Abbott (de "A Hora dos Mortos Vivos" ou "Reanimator") não esteve tão bem. Não convenceu muito no papel do Dr apaixonado pela paciente. Só perto do final é que seu papel se torna vital para a conclusão do filme, aliáis, um final bem interessante. No Brasil, alguns se lembrarão dele por um seriado que fez sucesso por aqui, chamado de"Justiça Final" (Dark Justice 1992-1993), onde interpretava o juiz Nick Marshall que, desiludido com o sistema, criou um grupo que fazia sua própria justiça. Temos ainda Dean Cameron que faz o jovem "surtado" e que pareceu ter trazido seu personagem cômico do seu filme anterior "Curso de Férias" (ou de Verão), um clássico da "Sessão da Tarde" da época. Sua participação ficou um tanto estranha e, talvez, um outro ator fizesse melhor esse papel. O restante do elenco teve boas e/ou fracas atuações.


Sonhos Macabros me lembrou outro filme da produtora Gale Anne Hurd: "Feitiço Mortal" (que também passou por nossos cinemas batidos) que tinha uma estória interessante, mas ficou perdido no tempo (talvez, em algum momento, faça a análise desse filme). Ou seja: é uma produção interessante, com uma direção irregular e algumas boas atuações. O fato de ter sido esquecido já dá uma ideia da ausência de sucesso do filme, mas não é um impeditivo para que não se veja o filme. Até por ser uma produção pouco conhecida vale a espiada.

Trailer:



Curiosidades:

No cinema chamou-se "Sonhos Macabros" e em VHS "Sonho Mortal".

O filme descreveu o Transtorno de Personalidade Borderline em algo como um grupo de pacientes que vive no limite (fronteira ou borda)  entre a neurose e a psicose

Jennifer Rubin foi modelo internacional da Agência Ford em 1984


Clip da Música Sweet Child O' Mine




Filmografia Parcial:
Jennifer Rubin







 
 

A Hora do Pesadelo 3: Os Guerreiros dos Sonhos (1987); Sonho Mortal (1988); Uma Carona para a Morte (1991); Santos e Pecadores (1994); Red Scorpion 2 (1994); Screamers - Assassinos Cibernéticos (1995); Road Kill: Uma Estrada para o Inferno (1999); Cruel Game (2002); Untold (2014)

Bruce Abbott 


 









O Último Guerreiro das Estrelas (1984); A Hora dos Mortos-Vivos (1985); Sonho Mortal (1988); A Noiva de Re-Animator (1989); Johnny Ryan - Na Cidade do Crime (1990); Anjos Rebeldes 2 (1998); Adult Film: A Hollywood Tale (2009)

Richard Lynch  (1940–2012)
 

 









A Fórmula (1980); A Espada e os Bárbaros (1982); Invasão USA (1985); Os Bárbaros (1987); Espiões Sem Rosto (1988); Sonhos Macabros / Sonho Mortal (1988); Lambada! A Dança Proibida (1990); Aftershock (1990); Alligator 2 - A Mutação (1991); Trancers II (1991); Necronomicon - O Livro Proibido dos Mortos (1993); Scanner Cop - O Destruidor de Mentes (1994); Cyborg 3: A Criação (1994); O Tigre Solitário (1996); Em Rota de Fuga (2002); Halloween - O Inicio (2007); As Senhoras de Salem (2012)

2 comentários:

  1. Vi esse filme no cinema. Eu fiquei chocado na época pois eu era criança!
    Alguem sabe onde baixar?

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite Piblou.
    Esse filme passou nos cinemas brasileiros muito rapidamente. Essa boa produção chamou a atenção pela atmosfera que na época assustava. Quanto ao filme, se colocar o nome me inglês, provavelmente encontrará. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre