quarta-feira, 17 de maio de 2017

O HOMEM QUE VIU O INFINITO / THE MAN WHO KNEW INFINITY (2015) - REINO UNIDO / ESTADOS UNIDOS





"Conhecimentos Preciosos Vem das Origens Mais Modestas"
Srinivasa Ramunujan (Dev Patel) é  um jovem com uma habilidade incrível: sem possuir uma educação formal, é capaz de desenvolver fórmulas  matemáticas complexas.  Vivendo em uma Índia às portas da primeira guerra mundial e ainda colônia inglesa, tenta sem sucesso buscar alguém que possa ler seus manuscritos, que acredita possuir resoluções de algumas das questões matemáticas mais complexas da época. Quando um amigo envia para a Trinity College, em Cambridge, algumas de suas anotações, chama a atenção de G.H. Hardy (Jeremy Irons), um renomado estudioso da área. Cético, ele acredita que possa estar diante de um embuste, mas convida o jovem até a Inglaterra a fim de descobrir quem seria o autor de tais manuscritos.

Ramunujan chega a Inglaterra e percebe-se vítima de desconfiança e preconceito por parte de alguns integrantes do colégio. Hardy e seu melhor amigo, Littlewood (Toby Jones), passam a conviver com o jovem indiano e tentam entender como, sem conhecimentos elevados de matemática seria capaz de fórmulas inovadoras, capazes de abrir uma nova visão sobre teorias complexas e ainda não descobertas pelas maiores cabeças pensantes do mundo nesta área.


Cinebiografia de  Srinivasa Ramunujan (19887-1920) um dos maiores gênios matemáticos, responsável por dar um salto quantitativo sobre os estudos da teoria analítica dos números, funções elípticas, frações contínuas e séries infinitas.  O filme centra nos personagens de Jeremy Irons e Dev Patel mostrando a relação dos dois no campo da matemática e da amizade. 


Hardy é frio, cético e ateu. Trabalha com os números e tenta decifrá-los. Ramunujan  interpreta seu dom como uma força divida, um presente dos deuses, já que não sabe como explicar sua amplificada capacidade de raciocínio. Ou seja: não é apenas um choque de costumes,  é um confronto de religiosidade: Ateu versus religioso. Um tem sua teoria do porque Deus não existe (mas se mostra supersticioso), o outro vê exatamente o contrário. O filme permanece nessa questão ainda que bem nas entrelinhas.


O diretor Matt Brown,  em seu segundo longa, trouxe um filme muito interessante. Ramunujan abandona seus costumes e casamento (temporariamente) para ir em busca de um sonho e provar que suas análises são precisas. Hardy já fizera a mesma coisa: abandonara uma vida comum, um casamento, amigos (estes aspectos ficam subentendidos) em prol da matemática. Ela é a sua fiel companheira com quem está casado há anos. Amigo de verdade, apenas Littlewood. Ramunujan apresenta suas fórmulas, mas não é o bastante. Hardy quer provas contundentes se o que está lendo funcionará realmente. Não quer ser enganado nem ser percebido como tolo em apoiar ideias que, no futuro, se revelarão equivocadas. Até mesmo para quebrar o ceticismo da academia e de seus membros. Enquanto isso o jovem matemático continua encantando (não a todos) com suas fórmulas e equações, além da velocidade com que expõe e abre novos caminhos a problemas analisados há séculos. Mas a sua saúde encontra-se seriamente abalada.

O Homem Que Viu o  Infinito (podemos entender que se trata de seu trabalho sobre “as séries infinitas”) tem um bom ritmo, mas há alguns “problemas” na condução da história que poderiam ter sido melhor lapidados: o filme deixa a desejar quando entrar no campo da matemática. Tirando apenas uma explicação de Hardy ao mordomo (leia-se espectador), sobre uma teoria, o filme passa por cima daqueles que não dominam a matemática, levando a "jargões" técnicos, mas nada que impeça alguém de entender o que está acontecendo, visto que a ideia central foi focar mais na relação da dupla central e o entendimento de Hardy da importância do trabalho de Ramunujan.



O elenco está muito bem. Dev Patel é um ótimo ator e vem crescendo a cada trabalho. Jeremy Irons rouba o filme, o que poderia ser considerado complicado, visto que a história não é centrada em seu personagem, mas o ator é muito bom e equilibra bem a história com a composição de seu personagem. Toby Jones completa o trio como o melhor amigo de Hardy. O restante do elenco não compromete.


Vale muito a pena dar uma conferida nesta bela biografia de dois dos personagens mais interessantes do início do século passado, cujos estudos influenciaram gerações de matemáticos. A produção é refinada, a fotografia é ótima e o elenco muito bem escalado. Diversão de qualidade.

Trailer:






Curiosidades:
No filme "Uma Mente Brilhante" (1997), o personagem de Robin Williams cita  o nome de Ramunujan para o personagem de Matt Dillon.

Ramanujan morreu em 1920, aos 32 anos. Sua esposa faleceu em 1994, aos 95 anos. Segundo a tradição, nunca voltou a se casar.

Na vida real Ramanujan casou com sua esposa quando esta tinha apenas 10 anos e ele 21 anos,  mas somente quando esta completou 12 anos foi que puderam viver juntos.

Os  matemáticos Ken Ono e Manjul Bhargava colaboraram no filme.

Baseado no livro "The Man Who Knew Infinity" de Robert Kanigel.

Apesar de o personagem de Bertrand Russell estar no filme, nada é citado sobre sua obra e importância. 

O produtor Edwar R Pressman produziu vários filmes famosos: "O Barco: Inferno no Mar"; "Conan, o Bárbaro"; "Wall Street: Poder e Cobiça"; "Psicopata Americano"; "Obrigado por Fumar"; "Almas Gêmeas"...

  
Jeremy Irons ganhou o Oscar de Melhor Ator por "O Reverso da Fortuna" de 1990.


Dev Patel foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por "Lion"  de 2016.

 
Filmografia Parcial: 
Jeremy Irons
 

 









A Mulher do Tenente Francês (1981); A Missão (1986); Gêmeos - Mórbida Semelhança (1988); O Reverso da Fortuna (1990); Perdas e Danos (1992); A Casa dos Espíritos (1993); Duro de Matar 3: A Vingança (1995); A Máquina do Tempo (2002); Cruzada (2005); Eragon (2006); As Palavras (2012); O Homem que viu o Infinito (2015); Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016); Assassin's Creed (2016); Liga da Justiça (2017).

Dev Patel
 

 








Quem Quer Ser um Milionário? (2008); O Último Mestre do Ar (2010); O Exótico Hotel Marigold (2011); Chappie (2015); O Homem que viu o Infinito (2015); Lion: Uma Jornada Para Casa (2016); Hotel Mumbai (2017).

Toby Jones
 

 










Orlando - A Mulher Imortal (1992); Os Miseráveis (1988);  Joana D'Arc (1999); O Violinista que Veio do Mar (2004); O Despertar de Uma Paixão (2006); O Nevoeiro (2007); Cidade das Sombras (2008); Frost/Nixon (2008); W.(2008); O Ritual (2011); Capitão América: O Primeiro Vingador (2011); O Espião Que Sabia Demais (2011); Poder Paranormal (2012); Jogos Vorazes (2012); Branca de Neve e o Caçador (2012); Jogos Vorazes: Em Chamas (2013); Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014); No Rastro da Bala (2014); Serena (2014); O Homem que viu o Infinito (2015); Jogos Vorazes: A Esperança - O Final (2015); Morgan (2016); Atômica (2017).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre