quarta-feira, 3 de maio de 2017

ATIRADOR DE ELITE / SHARPSHOOTER (2007) - ESTADOS UNIDOS




A ÚLTIMA MISSÃO SEMPRE DARÁ PROBLEMA

Dillon (James Remar) é um assassino a serviço do governo, encarregado de missões especiais. Sua habilidade tática e sua mira precisa o credenciam a missões suicidas. Cansado de seu ofício resolve partir para a aposentadoria, mas nesse ramo muitos inimigos são feitos e a sua cabeça sempre estará a prêmio. Flick (Mario Van Peebles), amigo de tempos passados (e agente do governo americano), entra em contato oferecendo um trabalho irrecusável: eliminar um perigoso gangster, com ligações perigosas, responsável por mortes de várias pessoas, inclusive inocentes. A grana pelo serviço é boa e sua saída seria em alto estilo com uma vida confortável. Dillon, a principio, fica receoso, mas em nome da amizade resolve fazer a cobertura do amigo no serviço. O que ele não esperava é que as coisas não saíssem de acordo com o planejado.



Bem, vocês já viram centenas de filmes iguais a esse. Claro que as coisas vão dar errado. Elas sempre dão, senão não há filme. Toda vez que um agente especialista faz sua última missão ou volta da aposentadoria para mais um serviço é batata: vai dar errado. Se for um coadjuvante se despedindo da esposa (namorada)  ou de algum parente com certeza não vai voltar (e, claro, com a esposa e a família pedindo para não ir). Essa fórmula é batida, mas sempre dá lucro (caso contrário não fariam mais). Muda uma coisa aqui e outra ali e pronto: mais do mesmo reciclado. Então fica a pergunta: o que fica de interessante para se ver que já não tenha sido visto em outros filmes ? Na verdade pouca coisa, mas o filme até que flui.


Atirador de Elite (Sharpshooter) é uma produção feita para a TV e, provavelmente, veio na esteira de "Atirador" (Shooter -2007), lançado meses antes nos EUA, com o ator Mark Wahlberg. A diferença é gritante tanto na história quanto na qualidade, mas aqueles que gostam do tema procuram outras produções e é nisso que os realizadores esperam: pegar um quinhão desse próspero filão. Faz em forma de telefilme, vende para uma rede (ou já vem com o incentivo). Atrai a atenção, dá um lucro (leia-se audiência) o que puxa os anunciantes e financia novos projetos para os envolvidos. Simples (ou complexo) assim.


Talvez o grande atrativo dessa produção sejam os atores: James Remar (do cultuado "Warriors, os Selvagens da Noite”) talvez tenha sido o único ator, desse clássico cult, que tenha conseguido manter uma carreira estável, na maioria das vezes como coadjuvante, em boas produções. Aqui segura bem o filme como protagonista. Mario Van Peebles é um ator, também conhecido (Highlander 3 e 44 Minutos), atuando à frente e atrás das câmeras e faz o amigo que precisa da ajuda do protagonista. Surpresa mesmo foi rever a atriz Catherine Mary Stewart  (“O Último Guerreiro das Estrelas” e “O Aniquilador”). A atriz voltou-se para produções da tv e telefilmes que não passam por aqui. Neste filme ainda se mantém muito bonita e é excelente atriz. O vilão Al Sapienza (“Busca Implacável 3”, “xXx: Reativado” e os seriados “Os sopranos” e “House of Cards”) não é muito conhecido por aqui. Sai-se bem, como o resto do elenco. Bruce Boxleitner é um ator conhecido por sua participação em “Tron” e sua sequência, além de ser o protagonista do antigo seriado “Babylon 5”. Vem atuando em várias séries e telefilmes. O diretor Armand Mastroianni é um especialista em telefilmes e direção de episódios em seriados. Sabe conduzir bem uma história, que pouco acrescenta em originalidade, mas mantém um bom ritmo apoiado pelo bom elenco, mesmo deixe passar alguns erros técnicos que o espectador mais atento perceberá.



Atirador de elite é uma produção modesta, mas bem honesta. Pode ser considerado um filme mediano (alguns poderão achá-lo até fraco), mas é uma boa opção para quem gosta deste estilo de filme com um baixo orçamento, mas de bom gosto. Bom para um final de semana chuvoso.



Os atores / atriz (Passado e Presente)

James Remar 

 










Mario Van Peebles
 












Catherine Mary Stewart














Bruce Boxleitner 

 













Filmografia Parcial:
James Remar:











Warriors - Os Selvagens da Noite (1979); Parceiros da Noite (1980); Cavalgada dos Proscritos (1980); Dois Tiras Meio Suspeitos (1982); A Tribo da Caverna do Urso (1986); Quadrilha da Mão (1986); De Médico e Louco Todo Mundo Tem um Pouco (1989); Drugstore Cowboy (1989); Contos da Escuridão (1990); Caninos Brancos (1991); Aliança Mortal (1991); Blink - Num Piscar de Olhos (1994); O Fantasma (1996); Mortal Kombat - A Aniquilação (1997); K-Pax - O Caminho da Luz (2001); Mais velozes, Mais Furiosos (2003); Duplex (2003); Atirador de Elite (2007); Alma Perdida (2009); Red: Aposentados e Perigosos (2010); X-Men: Primeira Classe (2011); Django Livre (2012); Amaldiçoado (2013); Dexter (seriado 2006 -2013); A Anatomia de Grey (seriado 2013-2014); Homens de Coragem (2016); The Night Watchmen (2017); Gotham (seriado 2017)


Mario Van Peebles









Exterminador 2 (1984); Cotton Club (1984); O Destemido Senhor da Guerra (1986); Tubarão 4: A Vingança (1987); New Jack City - A Gangue Brutal (1991); Os Franco Atiradores (1993); Highlander 3 - O Feiticeiro (1994); Ali (2001); 44 Minutos (2003);  Atirador de Elite (2007); Em Campo Minado (2010); A Luta de um Campeão (2011);

Catherine Mary Stewart  









A Maçã (1980); Os Falcões da Noite (1981); O Último Guerreiro das Estrelas (1984); A Primeira Transa de Jonathan (1985); O Aniquilador (1986); Era da Destruição (1987);Um Morto Muito Louco (1989); Pesadelo no Ártico (1993); Paixão Incontrolável (1995); A Menina da Porta ao Lado (2007);  Atirador de Elite (2007); O Sótão (2007); Hero of the Underworld (2015); Cheerleader (2016).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre