sexta-feira, 17 de março de 2017

SENNA. O BRASILEIRO. O HERÓI. O CAMPEÃO / SENNA ( 2010 ) - REINO UNIDO / FRANÇA



"OS ANOS NOS REVELAM AQUILO QUE OS DIAS NÃO PODEM NOS CONTAR"

Excelente documentário que aborda a carreira de um dos mais fantásticos pilotos de fórmula 1 de todos os tempos: Ayrton Senna. A questão se Ayrton foi o melhor piloto ou se estava no local certo no momento certo é uma questão interpretativa a cada um. Claro que houve excelentes pilotos brasileiros que ganharam campeonatos, como os também inesquecíveis Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet. Mas, sem dúvida, o que mais teve carisma junto ao brasileiro foi Ayrton. Durante um período sócio-econômico muito difícil, foi um dos que mantiveram na consciência coletiva a imagem de auto estima e orgulho de ser brasileiro. Fora estes aspectos, este documentário em nenhum momento é cansativo. 




Mostra as várias facetas de Ayrton, as intrigas políticas que teve aturar, o beneficiamento de outros pilotos, enfim,  um Ayrton que venceu sobre as adversidades, mostrou-se um piloto de técnica impecável e de um arrojo nas pistas incomparável. Travou com Prost duas finais de campeonatos emocionantes, em duas batidas em que cada um levou o campeonato. São Revelados os bastidores que antecederam a estes eventos e clareia informações da qual o público não tinha acesso no dia a dia dos acontecimentos. “Os anos nos revelam aquilo que os dias não podem nos contar” (um ditado  muito conveniente). 




Vale a pena assistir e até mesmo comprar o DVD, visto que é um dos melhores registros do piloto. As cenas que mostram as reações dos brasileiros é um verdadeiro túnel do tempo para quem viveu aquela época e ficou ao lado da televisão rezando para que o piloto não tivesse falecido. 




Mostra suas conquistas, derrotas, amores, inimigos, amigos. Seu caráter do ponto de vista dos envolvidos. O documentário, não é uma produção brasileira e sim inglesa, por isso intercala o português e o inglês, nas reportagens e comentários da narrativa. Claro que possui legendas. 




Um documentário à altura de um piloto inesquecível para os fãs e para aqueles tantos que Ayrton tocou com seu carisma, ainda que brevemente.

Trailer:



Curiosidades:
Senna foi campeão três vezes: 1988, 1990 e 1991 pela McLaren

Tina Turner em setembro e 1993, após a vitória de Ayrton Senna no grande prêmio de F1 em Adelaide na Austrália, chamou o brasileiro ao palco e dedicou a Senna a canção “Simply the Best”." (Fonte Wikipedia).



Música "Simply The Best"






Estatíticas (Fonte Wikipedia)
Vitórias 41
Pole positions 65
Voltas mais rápidas 19
Grandes Prêmios disputados 161
Pódios 80
Número de vezes na liderança 109
Vitórias com pole position 29
Vitórias de ponta a ponta 19
Piloto que mais vezes fez a pole dentro de seu próprio país

Campeonatos: (
Fonte Wikipedia)
Campeão Paulista de Kart 1974 e 1976
Campeão Brasileiro de Kart 1978, 1979 e 1980
Campeão Sul-americano de Kart      1977 e 1980
Vice-campeão Mundial de Kart      1979 e 1980
Vice-campeão Paulista de Kart      1978
Vice-campeão Brasileiro de Kart 1975, 1977
Vice-campeão Sul-americano de Kart 1979
Campeão da Fórmula Ford 1600      1981
Campeão da Fórmula Ford 2000 1982
Campeão da Fórmula 3 Inglesa  1983

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre