sábado, 25 de março de 2017

QUARTA DIMENSÃO / O DEMÔNIO ENFURECIDO / 4D MAN (1959) - ESTADOS UNIDOS



A BUSCA PELA QUARTA DIMENSÃO

Scott Nelson (Robert Lansing) é um cientista, líder de um centro de pesquisas. Suas duas grandes paixões são o seu trabalho e Linda Davis (Lee Meriwether), sua assistente. Nelson desenvolve um material impenetrável e de extrema densidade: Cargonite. Finalmente parece ser sua chance de desfrutar a vida após anos de pesquisa,  apesar de, Theodore W. Carson  (Edgar Stehli), dono do laboratório, reivindicar a liderança dos resultados. Tudo muda quando seu irmão Tony Nelson (James Congdon), em uma experiência mal sucedida em outro estado, resolve lhe visitar e lhe dá uma notícia inesperada: ele conseguira criar um dispositivo capaz de atravessar matéria sólida. Scott fica descrente com a notícia que invalidaria toda a sua pesquisa, mas tenta convencer Tony a trabalhar com sua equipe. A aproximação dos irmãos começa a trazer problemas rapidamente: Scott, que resolvera pedir Linda em casamento, percebe que esta está apaixonada pelo irmão. Scott resolve testar as experiências do irmão e consegue atravessar sua mão em um objeto sólido. Mas este é apenas o início dos problemas: Scott percebe que consegue atravessar qualquer objeto, porém há um preço a ser pago e ninguém mais estará a salvo.




Em dezembro de 1961 chegava aos cinemas brasileiros um filme com o curioso título de "O Demônio Enfurecido". A crítica até recebeu a produção com um certo interesse, mas o que esse título tinha a ver com o filme?. Quando foi para a Tv, ganhou um nome mais fidedigno: "Quarta Dimensão". O filme passou pela TV Rio (canal 13) e TV Tupi na década de 70. Nos anos 80 foi exibido pela Tv Globo. Nos anos 90 foi para o SBT e Bandeirantes. O interessante é que, quando exibido no cinema, teve uma aceitação maior do que na telinha. As colunas de TV dos jornais quase sempre fizeram sinopses como se fora um filme menor e foi até parar no Cine Trash da TV Bandeirantes.

 
Co-escrito por Theodore Simonson que, com o diretor  Irvin S. Yeaworth Jr. (1926–2004), estiveram juntos no famoso filme "A Bolha Assassina" (1958), que tinha um ator que viria ser do primeiro escalão de Hollywood:   Steve McQueen (1930–1980), que ainda assinava como Steven McQueen, Quarta Dimensão fugia do conceito "monstros do espaço", "monstros do sobrenatural" ou "monstros da lagoa". A ideia foi centrar em um monstro bem comum e mais real: o ser humano. Com uma produção bem modesta e um elenco de desconhecidos, na época, o filme investiu num roteiro muito criativo que até hoje prende a atenção. O consenso entre os críticos é de, que nas mãos de um diretor mais habilidoso, o filme poderia ter se tornado um clássico da ficção científica, visto que a estória e os atores são o ponto forte da produção. 


A estória do homem que sempre sonhou em ser reconhecido em sua profissão e conseguir a mulher dos seus sonhos não é nova. Ter essa mulher cortejada pelo irmão, que parece pronto a destruir sua descoberta e levá-lo novamente ao ostracismo, muito menos. Mas há algo a ser adicionado ao contexto: a ficção científica e a transformação de um homem honrado em um ser que abandona seus escrúpulos em prol da própria sobrevivência. Scott é um homem centrado, calmo e muito profissional. Tony um homem emotivo, que arrisca o pescoço de forma perigosa em prol de suas descobertas a ponto de colocar fogo em um laboratório. Dois homens completamente diferentes apaixonados pela mesma mulher. Linda é jovem, cheia de vida e vê em Tony sua cara metade. Scott assiste novamente o irmão tomar uma paixão de seus braços. Fizera no passado e o faz novamente. E Scott ao descobrir ser possuidor de impulsos cerebrais acima da média realiza a experiência do irmão, mas está envelhecendo rápido a cada uso de seus poderes. Sua força vital se esvai rapidamente. Como obter força vital? Um roteiro muito bem feito.


Os efeitos especiais são muito bons para a década de 50 e quem gosta de assistir clássicos da ficção científica (muitos espectadores o consideram) é um prato cheio. Muita imaginação, muita criatividade e efeitos que devem ter impressionado, principalmente a do ator principal atravessar a mão em um bloco e, posteriormente,  atravessar paredes. As cenas de sua conversão ao mal, ao se deparar com uma maçã,  a loja de joias e um banco deve ter ficado na memória de varias pessoas que não mais se lembram do nome deste filme. A trilha sonora composta de peças de Jazz, destoou do clima do filme que poderia ter usado uma trilha mas adequada ao suspense.


Quanto aos atores podemos dizer que  Robert Lansing (1928–1994), um ator de seriados, estreou no cinema neste filme e não fez feio. Fazendo o irmão Tony, James Congdon, vinha de pouca experiência no cinema sendo também um ator mais de seriados e, assim continuou, até sua última aparição em 1986 no seriado "The Equalizer". Lee Meriwether participou de uma série famosíssima: "O Túnel do Tempo" (1966 a 1967) e foi a (elogiadíssima) Mulher Gato  na versão cinematográfica da série sessentista "Batman" em "Batman - O Homem Morcego" (1966), aquele com Adam West. A atriz teve participações em vários seriados e ainda está na ativa com um filme a ser lançado: "Waiting in the Wings: Still Waiting" (2017). Meriwether foi Miss America em 1955 e está linda neste filme. Atualmente ainda é muito bonita.


Quarta Dimensão (ou "O Homem da Quarta Dimensão" como eu vi na primeira vez na TV) é um filme ainda hoje muito interessante e prende a atenção o que, convenhamos, para um filme de ficção científica do final da década de 50, é algo a ser citado. Não que não existam boas produções. Existem como "O Incrível Homem Que Encolheu" (1957) e "A Mosca da Cabeça Branca" (1958) que são até superiores, mas nada tira o charme dessa produção de baixo orçamento, mas muita garra, para fazer um filme que ainda desperta curiosidade 58 anos depois.

Trailer:



Curiosidades:
Patty Duke (1946–2016), no papel da menina Marjorie, ficou famosa pelo filme "O Milagre de Anne Sullivan" (1962), onde ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.

Estreia no cinema de Lee Meriwether.

Estreia no cinema de Robert Lansing.

Jack H. Harris pôde iniciar a produção com o adiantamento que recebeu para distribuição de A Bolha Assassina (1958).

Robert Lansing, Lee Meriwether e Guy Raymond participaram posteriormente do seriado Jornada nas Estrelas (1966) e trabalharam no filme "Namu, a Baleia Assassina" (1966)

Lee Meriwether interpreta um técnico de laboratório de jaleco branco trabalhando com um cientista chamado Tony Nelson. 7 anos depois, no seriado Túnel do Tempo (1966), ela interpretaria a Dra. Ann MacGregor de jaleco branco trabalhando com um cientista chamado Tony Newman.

Os nomes dos personagens de Tony e Linda são derivados do filho e da filha do produtor Jack H. Harris, Tony e Lynda.

Steve McQueen, que estrelou a colaboração anterior de Yeaworth-Harris, A Bolha Assassina (1958), foi originalmente escalado para estrelar o filme. No entanto, McQueen tinha sido tão difícil de trabalhar que ele foi dispensado em favor de Robert Lansing.

O destino de Scott Nelson (Robert Lansing) foi deixado intencionalmente vago pelo produtor Jack H. Harris.

Cartazes:





















 
Lee Meriwether:

JORNADA NAS ESTRELAS
QUARTA DIMENSÃO










O TÚNEL DO TEMPO
BATMAN










 
ATUALMENTE



Filmografia Parcial:
Robert Lansing (1928–1994) 










Quarta Dimensão (1959);  Águias em Alerta (1963); Don Juan Era Aprendiz (1963); Calhoun: County Agent (1964); 12 O'Clock High (seriado 1964 -1965);  Namu, a Baleia Assassina (1966); Resgate de uma Vida (1971); Duelo Contra a Morte (1972); Wild in the Sky (1972); O Tesouro Maldito (1976); O Inferno na Neve (1977); O Império das Formigas (1977); Automan (seriado 1983-1984); O Desafio Final (1989); Kung Fu: A Lenda Continua (seriado 1994 1995)

Lee Meriwether









Quarta Dimensão (1959); Papai Precisa Casar (1963); Batman, o Homem Morcego (1966);  Namu, a Baleia Assassina (1966);  Túnel do Tempo (seriado 1966 a 1967); A Lenda de Lylah Clare (1968); Um Anjo no Meu Bolso (1969); Jamais Foram Vencidos (1969); Missão Impossível (seriado 1969-1970);  The Brothers O'Toole (1973); O Cruzeiro do Terror (1978); Valente Até a Morte (1978); Barnaby Jones, O Detetive (seriado 1973-1980); Jonathan Winters: On the Ledge (1987); The Munsters Today (seriado 1988-1991);  Return to the Batcave: The Misadventures of Adam and Burt (2003); O Presente (2006); Fale isso na Rússia (2007); All My Children (seriado 1996 a 2001); Sunset Stories (2012); Silent But Deadly (2012); O Que Realmente Importa (2013); A Horse for Summer (2015); Sunny in the Dark (2015); A Christmas in New York (2016); Breaking Legs (2017); Hell's Kitty (2018); Waiting in the Wings: Still Waiting (2018); Love & Debt (2019)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre