quinta-feira, 9 de março de 2017

PROJETO ALMANAQUE - PROJECT ALMANAC (2015) - ESTADOS UNIDOS



BOM FILME COM UMA POLÊMICA
        
David Raskin (Jonny Weston) é um jovem que busca uma vaga para estudar numa instituição de renome. Enquanto elabora projetos interessantes, busca um projeto que seu falecido pai possa ter pensado. Em seu sótão, com sua irmã, descobre uma câmera com a festa de seu aniversário no dia em que seu pai falecera em um acidente de carro. Relembrando os momentos, algo desperta a curiosidade do rapaz: em determinado momento da filmagem vê sua silhueta em um espelho, mas é sua própria imagem atual em sua festa de 7 anos. Ao mostrar o video aos amigos estes ficam intrigados. Logo David descobre no laboratório do pai uma máquina do tempo com um esquema que se refere ao Projeto Almanaque. David, seu grupo e uma nova amiga descobrem como acionar a máquina do tempo, viajando alguns minutos à frente. Varias situações começam a acontecer de acordo com o salto do grupo, porém algumas começam a sair do controle e David percebe que terá que quebrar a regra principal do grupo: jamais saltar no tempo sozinho.

                                                                                                            
Aventura de viagem no tempo juvenil produzida por Michael Bay (Pearl Harbor, Armageddon e a saga Transformers). 
Histórias de idas e vindas no tempo não faltam: desde a vitoriosa saga “De Volta Para o Futuro” a filmes já esquecidos no tempo como “Um Século em 43 minutos”, produções com essa temática podem acertar em cheio ou "dar com os burros n’água". Aqui o resultado é um meio termo, que agrada com seu argumento dinâmico, calcado na onda Found Footage. 


David é um jovem que perdeu o pai. Descobre uma máquina do tempo e segue os amigos em divertidas situações como ganhar na loteria, refazer aquela prova em que se deu mal (numa cena muito divertida) e, principalmente ir para shows e eventos durante horas e regressar alguns minutos ao tempo atual. 

 
Só que Projeto Almanaque não fica apenas em festas e resolve beber um pouco da fonte do próprio “De Volta Para o Futuro” e “O Efeito Borboleta. Cada vez que alguém volta no tempo para interagir com outras pessoas ou mudar um acontecimento cria-se um conjunto de novas situações como um avião caindo porque um aluno quebrou a perna.
Como em “O Efeito Borboleta”, o protagonista decide voltar no tempo para consertar algumas coisas que mudaram o presente e tudo acaba ficando fora de controle. Não tem a complexidade de “O Predestinado”, mas trabalha como o Paradoxo da Predestinação em que o personagem está fadado a repetir os eventos indefinidamente num looping temporal. 


Interessante que David construa a máquina como o cientista Doc, em “De Volta Para o Futuro”, mas aja como McFly (Michael J. Fox) ao mexer no passado. Por falar em mexer no passado bem que Michael Bay gostaria que a máquina tivesse funcionado de verdade, visto que a cena da queda do avião foi uma cena real, incorporada ao filme e que o produtor teve que vir a público pedir desculpas pelo ocorrido. Disse desconhecer que seu jovem diretor tivesse aproveitado a imagem de um acidente de 1994 e que imaginou ser oriunda de computação gráfica e que esta seria retirada na confecção do DVD.




O diretor Dean Israelite, em sua estreia, optou por uma aventura bem leve, um passatempo sem muita preocupação e fez um filme simpático ainda longe de ser um clássico. O filme não alcançou a bilheteria esperada nos Estados Unidos, com isso veio direto para o mercado de vídeo no Brasil. Não é ruim, nem brilhante apenas um passatempo interessante voltado para a faixa etária adolescente.

Trailer:




Curiosidades:

O acidente na qual se gerou a polêmica teria ocorrido na base militar de  Fairchild Air Force Base, em Washington, onde vitimou todos os 4 tripulantes do vôo. A produção alegou que usou as imagens de outro acidente: a queda de um avião em março de 2009,  no Narita International Airport emTokyo. . Bay informou que a cena seria retirada do DVD.

O custo da produção ficou em 12 milhões de dolares

Filmografia Parcial:

Jonny Weston
John Morre no Final (2012);  Doce Tentação (2012); Busca Implacável 3 (2014); Projeto Almanaque (2015); A Série Divergente: Insurgente (2015); A Série Divergente: Convergente (2016); A Série Divergente: Ascendente (2017).


Sofia Black-D'Elia
Era Uma Vez em Nova York (2013); Viral (2016); Ben-Hur (2016).

Sam Lerner
A Inveja Mata (2004);  Caminho Para o Coração (2012); Projeto Almanaque (2015); Mono (2016).

Allen Evangelista
Loucos de Amor (2005);  A Vida Secreta de uma Adolescente Americana (seriado 2008 -2013); Projeto Almanaque (2015).

Virginia Gardner
Projeto Almanaque (2015);  Como Defender um Assassino  (2015);  Nerds, Bebidas e Curtição (2016). 

Amy Landecker
Um Homem Sério (2009);  Apagar Histórico (2013);  À Procura do Amor (2013);  Projeto Almanaque (2015); A Intrometida (2015); Doutor Estranho (2016).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre