quarta-feira, 15 de março de 2017

O JUSTICEIRO / THE PUNISHER (1989) - ESTADOS UNIDOS / AUSTRALIA


O PRIMEIRO JUSTICEIRO DA MARVEL

O Policial Frank Castle (Dolph Lundgren) vê sua família ser morta pela máfia italiana. A imprensa o considera morto no incidente. Cinco anos depois um poderoso chefão italiano, suspeito pela morte da família de Castle, é libertado e a imprensa relembra que 125 mortes de criminosos, ligados a máfia, foram relatadas. Um misterioso justiceiro parece ser o autor das mortes. Jake Berkowitz (Louis Gossett Jr.), seu ex-parceiro, é o único que sustenta que está ele está vivo. Frank Castle se envolve em um confronto entre a enfraquecida máfia (por suas ações), liderada agora por Gianni Franco (Jeroen Krabbé) e a chegada de um novo império do crime: a Yakuza, representada por Lady Tanaka, que dá um ultimato aos chefões: sua organização deve servir a máfia japonesa.  Gianni não aceita ceder seu território e a Tanaka sequestra os filhos dos principais chefes, obrigando Castle a entrar em rota de colisão com as duas organizações.


“The Punisher” ou “Justiceiro” foi uma criação da Marvel Comics, através do escritor Gerry Conway e dos artistas Ross Andru e John Romita. Stan Lee deu o nome ao personagem. Sua aparição ocorreu em Amazing Spider Man nº 129, nos Estados Unidos, e no Brasil, na Revista Homem Aranha 63 - da saudosa Editora EBAL. Ao contrário dos heróis imponentes com poderes e códigos morais elevados, Castle não possui poderes e suas habilidades foram conquistadas através do tempo: ex-soldado no Vietnã, perito em técnicas de combate corpo a corpo, táticas de guerra, domínio de armas e um desejo de vingança inabaláveis. Enquanto heróis como X-Men e Vingadores tentavam combater vilões e encarcerá-los, O Justiceiro só pensava em eliminá-los. Ao longo dos anos o personagem foi sendo lapidado e os reflexos de uma sociedade mais violenta repercutiram também no personagem, tornando-o um exercício de discussões sobre o comportamento de vingadores urbanos, onde escritores colocavam o seu parecer sobre o personagem: louco, violento, psicopata, ousado, um mal necessário. Enfim histórias mostrando a psiquê do personagem não faltam e a  discussão vai longe. O personagem já enfrentou até heróis como Homem Aranha, Batman (da DC) e Demolidor em sua cruzada e cogita-se uma série própria pela Netflix, devido o seu sucesso na segunda temporada da série O Demolidor, interpretada pelo ator Jon Bernthal (O “Shane” da série "The Walkind Dead”).
















   





Nos idos dos anos 80, a Marvel volta e meia lançava um super herói, numa produção bem fraquinha, para ganhar uns trocados com bonecos e vender mais gibis. Não havia o cuidado e o requinte com que se cuida hoje dos personagens. A lista é até curiosa: Homem Aranha (que chegou a ser exibido nos cinemas brasileiros); Hulk (aquele com o fisiculturista Lou Ferrigno), Doutor Estranho e Capitão América. As produções eram telefilmes que funcionavam bem na telinha e os heróis eram bem diferentes do que se mostrava nos quadrinhos. Aí chegou O Justiceiro com o ator Dolph  Lundgren que  já chamava atenção pelos filmes "Rocky IV", "Mestres do Universo" (He Man) e "Escorpião Vermelho". Era um astro em ascensão. O ator não conhecia o personagem, mas se interessou após uma segunda análise. A produção seria pela New World Pictures (australiana) criada pelo famoso diretor Roger Corman.



O diretor Mark Goldblat era editor de filmes como “Grito de Horror”, “O Exterminador do Futuro 1 e 2” e “Tropas Estelares”. Foi o seu segundo e ultimo filme como diretor. Ele dirigira um sucesso chamado "Policiais em Apuros" (Dead Heat -1988) para a produtora e esta imaginou que poderia emplacar outro filme de baixo orçamento. Com um valor de 9,5 milhões, incluindo os salários dos atores, era uma boa oportunidade para os dois lados. Locações mais baratas e bons atores dentro do valor do orçamento. E o principal: a New World (americana) tinha uma empresa chamada New World Pictures na Austrália e o acordo era: ou faziam o filme lá ou não faziam, conforme entrevista do diretor. Uma das dores de cabeça da produção foi a questão dos carros. Na Austrália, se dirige do lado esquerdo da estrada e a produção não teve permissão para filmar em rodovias. Se olharmos atentamente,  na cena do ônibus, os carros estão mais devagar, pois foram filmados em uma estrada privada do modo americano de se dirigir. E ainda tiveram que importar os carros.


Filmado em Sydney e pós-editado nos Estados Unidos, o roteiro, claro, também não seria fiel aos quadrinhos. Dolph informou ter feito seu laboratório e tentado personificar o personagem, que agora lera, nos quadrinhos e o resultado é que muitos ainda o consideram o melhor ator, mas não  o melhor filme do personagem. 



O filme coloca Castle como um policial de Nova York que perde a família, clama a Deus por vingança e acredita que este o transformou em seu anjo vingador. Passa a dizimar os bandidos italianos e se vê enfrentando a máfia japonesa. O que suscitou maiores discussões foi a questão da caveira que o personagem usa nos quadrinhos e que foi descartada no filme. A explicação do diretor, para não usar a roupa de caveira, era que o filme fora lançado antes de “Batman” e o diretor não via com bons olhos um super-herói vestido em seus trajes. Outros filmes de heróis já haviam sido lançados e o visual era muito ruim. Ele imaginou que o uso de um traje, igual aos quadrinhos, deixaria o personagem ridículo até ver o lançamento de Batman e o ótimo trabalho realizado com o figurino. Isso quer dizer que, se as filmagens fossem feitas após o mega lançamento do Homem-Morcego, esta produção poderia até ter recebido substanciais investimentos e a caracterização estaria no peito do personagem (e não no rosto como poderão perceber mais detalhadamente).



O elenco foi muito bem escalado. Dolph foi a escolha certa. usando cabelos pretos que o aproximavam mais dos quadrinhos. Sua feição pálida, como um morto, foi proposital. Louis Gosset Jr tinha um Oscar pela sua participação no filme "A Força do Destino" (com Richard Gere) e deu credibilidade a produção. Kim Miyori surpreendeu no papel da fria e mortal Lady Tanaca. Sua escolha de se deu após o diretor vê-la no telefilme “John and Yoko”. Jeroen Krabbé ("O Fugitivo", com Harrison Ford) é um ator respeitado e fez um ótimo papel de mafioso, sem aqueles traços caricatos que Hollywood adora inventar.

Louis Gosset Jr
O Justiceiro é uma boa produção com um ator feito para o personagem. Foi lançado nos cinemas brasileiros, mas foi no VHS que “estourou” (numa época que não havia download de filmes). Se comparados aos filmes de 2004 com um Thomas Jane sem muita cara de Justiceiro e um John  Travolta pouco inspirado e a versão violenta de 2008 com um vilão que ficou meio ridículo, alguns poderão considerar que esta ainda seja a melhor versão do personagem. A falta da caveira não o ligou ao “herói” da Marvel (que não detinha os direitos da produção) e a impressão que passa, para quem não assistiu é que seria apenas um filme no estilo “vingador solitário” que explodiu em produções nos anos 80 e 90. Vale dar uma conferida nesta produção que, apesar do baixo orçamento (há quem o chame de “trash”), é feito de maneira eficiente.


 Trailer:



  


Curiosidades:
Nicole Kidman foi a primeira escolha para fazer a parceira de Gosset Jr no filme, mas como seu filme "Terror a Bordo" (Dead Calm) fizera sucesso ela se tornou mais seletiva em suas escolhas e não se interessou pelo papel que ficou com Nancy Everhard, que participara do telefilme da Marvel "O Julgamento do Incrível Hulk" (1989)





A produção cortou as cenas em que a família de Castle sofre o atentado, no início do filme, porque acharam que ficaria melhor dentro do contexto filme. Uma cena aparece em rápido flashback.

Christopher Lambert foi a primeira escolha do diretor Mark Goldblatt para o papel de Frank Castle. Mas Lambert machucou o tornozelo e não conseguiu aceitar o papel.

O falecido Stan Lee achou o filme muito violento, mas mesmo assim deu sua aprovação, com o diretor Mark Goldblatt defendendo-o, dizendo "que ele é um personagem violento e não há como escapar disso".

Foi originalmente proibido na África do Sul e, em seguida, lançado diretamente em vídeo dois anos após seu lançamento.

O diretor Mark Goldblatt propositalmente manteve Dolph Lundgren e Louis Gossett Jr. longe um do outro até a cena em que Jake, o personagem de Gossett, visita o Justiceiro na prisão, para tornar a cena mais autêntica e inquietante. No entanto, eles se davam bem na vida real, o que os levou a trabalhar no filme "Cover Up" alguns anos depois.

Houve uma ideia inicial de se colocar a caveira dos quadrinhos no punhal do personagem, mas foi abortada. 
O logotipo da caveira com a marca registrada do Justiceiro só é visto na extremidade do cabo de sua faca.

O filme foi reiniciado como O Justiceiro (2004) com Thomas Jane como Frank Castle. Ao contrário deste filme, o filme de 2004 foi baseado nas histórias em quadrinhos "Welcome Back, Frank" e "Punisher: Year One".

Norma Moriceau, que trabalhara em "Mad Max 2" e "Crocodilo Dundee", concebeu a roupa do personagem.


Stan Lee não aparece no filme pois os direitos estavam com a
New World Picture, atualmente uma holding da  21st Century Fox

Dolph pediu para fazer a maioria das cenas, sem dublês, e insistiu que as lutas fossem mais reais, porque era campeão em artes marciais e em respeito a outros atores que dominavam a arte e estavam no filme.


Cartazes do Filme:
 














 
 










 







  




Justiceiro nos Quadrinhos





















Justiceiro nos Cinemas e Séries

Dolph Lundgren (1989)  /  Ray Stevenson (2008)

Thomas Jane (2004)    /   Jon Bernthal (seriado do Demolidor)




Trilha sonora:
Planet of Love interpretado por Simon Stokes
Vicious Minds  interpretado por Hobo & Habby
Winning isn't Everything, It's the Only thing  interpretado por Bobby Laurel


Filmografia Parcial

Dolph Lundgreen:










007 - Na Mira dos Assassinos (1985); Rocky IV (1985); Mestres do Universo (1987); Escorpião Vermelho (1988); O Justiceiro (1989); O Grande Anjo Negro (1990); Força Vermelha (1991); Massacre no Bairro Japonês (1991); Soldado Universal (1992); Fuga Mortal (1993); Homem de Guerra (1994); Atirador de Elite (1996); Duelo de Dragões (1999); O Último Comando (2000); Ação Direta (2004); O Defensor - Protegendo o Inimigo (2004); The Mechanik (2005); Caçadores de Diamantes (2007); Ação Imediata (2009); Comando Vermelho (2009); Soldado Universal 3: Regeneração (2009); Ação e Reação (2010); Os Mercenários (2010); Os Mercenários 2 (2012); Soldado Universal 4 - Juízo Final (2012); Acerto de Contas (2013); Os Mercenários 3 (2014);  Skin Trade - Em Busca de Vingança (2014); Marcas da Guerra (2015); Os Esquecidos (2015); O Lago dos Tubarões (2015); Ave, César! (2016); Um Tira no Jardim de Infância 2 (2016); Altitude (2017); Malchishnik (2017); Black Water (2018); Sharknado 5: Voracidade Global (2017); Creed II (2018);  Aquaman (2018); The Tracker (2019);  Sobreviva a Noite (2019); Acceleration (2019); Malevolence (2019)


Louis Gossett Jr. (1936-2024)










Matança em San Francisco (1973); Alvorecer Branco (1974); O Fundo do Mar (1977); A Força do Destino (1982); Tubarão 3 (1983); O Guardião (1984); Inimigo Meu (1985); Águia de Aço (1986); Os Aventureiros do Fogo (1986); Um Diretor Contra Todos (1987); Águia de Aço 2 (1988); O Justiceiro (1989); Força Vermelha (1991); Rebeldes e Heróis (1991); Águia de Aço 3 - Ases do Céu (1992); Golpe Perfeito (1992); Retrato de Coragem (1995); Águia de Aço IV - O Combate Final (1995); O Preço da Liberdade (1996); Juízo Final (1999); Deixados para Trás III: Mundo em Guerra (2005); Os X-Mercenários (2014); Watchmen (seriado 2019); The Reason (2020); Three Months (2022); The Color Purple (2023); A Scorched Earth (2023); Imaginary Friends (2023)


Jeroen Krabbé










Soldado de Laranja (1977); Sem Controle (1980); Salve-me Quem Puder (1986); 007 Marcado para a Morte (1987); 007 Marcado para a Morte (1987); O Justiceiro (1989); Robin Hood - O Herói dos Ladrões (1991); O Príncipe das Marés (1991); O Fugitivo (1993); Farinelli (1994); Minha Amada Imortal (1994); Jesus - A Maior História de Todos os Tempos (1999); Doze Homens e Outro Segredo (2004); Cenas de Horror - No Limite da Realidade (2005); Carga Explosiva 3 (2008)

Nancy Everhard









Dupla Vingança (1988); Abismo do Terror (1989); O Julgamento do Incrível Hulk (1989); O Justiceiro (1989); 48 Horas, Parte 2 (1990); Lenda Urbana 3: A Vingança de Mary (2005) Outlaw Trail: The Treasure of Butch Cassidy (2006) e participação em vários seriados


Cronologia Marvel no Cinema :
Howard, O Super-Herói (1986)
O Justiceiro (1989)
Generation X (1996)
Nick Fury: Agente da S.H.I.E.L.D (1998)
Blade: O Caçador de Vampiros (1998)
X-Men - o Filme (2000)
Blade: II (2002)
Homem-Aranha (2002)
Demolidor - O Homem sem Medo (2003)
Hulk (2003)
X-Men 2 (2003) 
Blade: Trinity (2004)
O Justiceiro (2004)
Homem-Aranha 2 (2004)
Elektra (2005)
O Homem-Coisa: A Natureza do Medo (2005)
Quarteto Fantástico (2005)
X-Men 3 O Confronto Final (2006)
Homem-Aranha 3 (2007)
Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007)
Motoqueiro Fantasma (2007)
O Justiceiro: Zona de Guerra (2008)
Homem de Ferro (2008)
O Incrível Hulk (2008)
X-Men Origens: Wolverine (2009)
Solomon Kane - o Caçador de Demônios (2009)
Homem de Ferro 2 (2010)
Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)
X-Men: Primeira Classe (2011)
Thor (2011)
O Espetacular Homem-Aranha (2012)
Motoqueiro Fantasma - Espírito de Vingança (2012)
Os Vingadores (2012)
Homem de Ferro 3 (2013)
Wolverine (2013)
Thor: O Mundo Sombrio (2013)
Wolverine Imortal: 2013 (2014)
O Espetacular Homem-Aranha 2 (2014)
Capitão América: O Soldado Invernal (2014)
Guardiões da Galáxia (2014)
Vingadores: Era de Ultron (2015)
Homem-Formiga (2015)
Quarteto Fantástico (2015)
Capitão América: Guerra Civil (2016)
X-Men: Apocalipse (2016)
Deadpool (2016)
Logan (2017)
Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)
Thor: Ragnarok (2017)
Pantera Negra (2018)
Vingadores: Guerra Infinita (2018)
Deadpool 2 (2018)
Homem-Formiga e a Vespa (2018)
Homem-Aranha no Aranhaverso - Animação (2018) 
Capitã Marvel (2019)
Vingadores: Ultimato (2019)
X-Men: Fenix Negra: (2019)
Homem-Aranha: Longe de Casa (2019) 
Viúva Negra (2021)
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021) 
Os Eternos (2021)
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021)
Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022)
Thor: Love and Thunder (2022)
Black Panther: Wakanda Forever (2022)
The Marvels (2023)
Guardians of the Galaxy Vol. 3 (2023)
Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania (2023)
Quarteto Fantástico (2023/24)


2 comentários:

  1. A imagem da "caveira" no cabo do punhal do Justiceiro aparece em uma cena no início do filme: o punhal está fixado no cano da bota do herói.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia (você não mencionou seu nome). Revendo o filme, localizei a caveira no punhal, em torno dos 6 minutos, quando o justiceiro invade a mansão. Após a explosão, o gangster sai à porta e aparece o punhal com a caveira. Muito obrigado pelo comentário e volte sempre. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre