segunda-feira, 20 de março de 2017

KONG: A ILHA DA CAVEIRA / KONG: THE SKULL ISLAND (2017) - ESTADOS UNIDOS




QUANDO AINDA NÃO ERA KING, SÓ KONG

Volta e meia o cinema revisita alguns filmes que fizeram sucesso no passado e aí criam reboots, prequels, refilmagens; quase sempre cópias preguiçosas de seus antecessores. Kong: A Ilha da Caveira resolve dar um novo gás à franquia criando uma ambientação bem diferente: sua ação se passa em uma ilha, seus adversários não são tiranossauros como o do diretor Peter Jackson (2005), mas são criaturas de um mundo que ficou perdido no meio ao Pacífico,  rodeado de ventos e tempestades duradouras sendo possível sua localização apenas através de Satélites. E é a partir desse ponto que o filme flui.  



Bill Randa (John Goodman, em um bom papel) consegue uma equipe de civis e militares para explorar a ilha. A época: logo após a guerra do Vietnã. Soldados jovens e inexperientes, um militar (Samuel L. Jackson) que não aceita ter perdido uma guerra e resolve criar a sua própria, uma fotógrafa anti-guerra (Brie Larson) e um explorador (Tom Hiddleston, o Loki dos Vingadores). Todos em uma missão guiada por
Bill que visa mapear a ilha para descobrir seus mistérios, mas há algo escondido na missão e seu real motivo surge rapidamente. 



Kong já começa bem. Nada de enrolar com o mistério de sua aparição. Depois de uns 12 minutos presenciamos uma primeira cena inicial de tirar o fôlego: Kong cercado por helicópteros de guerra e a câmera girando e nos dando um panorama completo da situação, inclusive do ponto de vista dos ocupantes do helicóptero. A equipe, com armamentos incomparáveis com o nosso atualment, é dizimada e os que sobrevivem se separam e tentam resistir a toda sorte de criaturas gigantes que a ilha ainda abriga. Um grupo fica com Preston Packard (Jackson), compostos basicamente de militares, e outro, fica com civil James Conrad (Hiddleston) que tenta escapar da ilha.



Kong foge completamente das versões anteriores, mas insere alguns elementos icônicos desses filmes. Esqueça aquela coisa poética do macaco apaixonado ou protegendo a sua amada. Nada de Kong na cidade. Ele é feroz, incontrolável, quase insano. É o protetor daquela ilha e destrói tudo que entende como desequilíbrio do seu meio. O filme coloca o gigantesco animal, de 32 metros, contra os pequeninos helicópteros. Para Kong, que vive em uma ilha de monstros com porte quase equivalente ao dele, parece que as máquinas voadoras são apenas mosquitos gigantes com a capacidade de ferir.  




O elenco repleto de estrelas como John Goodman, Samuel L. Jackson, Tom Hiddleston, Brie Larson (O Quarto de Jack) John C Reilly , Toby Kebbell (de Ben Hur) e Thomas Mann (Projeto X: Uma Festa Fora de Controle) não funciona como desejado e essa é uma parte complicada, visto que o filme não centra o tempo todo em Kong. Dar importância cênica a essa gama de atores não seria algo fácil. O jovem diretor Jordan Vogt-Roberts não havia ainda feito um filme de grandes proporções e já pegou de cara um filme com muita responsabilidade. 




Mas o diretor tem suas qualidades e o uso da câmera é uma delas. Suas tomadas são feitas por ótimos ângulos, a narrativa é boa, as cenas de ação (principalmente com Kong) são excelentes. Os combates de ótimo gosto e Kong ficou imponente e furioso (ainda que se movimente de forma muito ereta, quase não se curvando). A fotografia a cargo de Larry Fong (300, Watchmen, Batman vs Superman e O Predador (2018) ) deu ótimos tons de cores ao filme, A ambientação nos remete realmente aos anos 70. A trilha sonora é um achado e os efeitos especiais agregam muito ao filme. Há referências a outros filmes? Sim, o cinéfilo que assistir as encontrará. A principal fica por conta de "Apocalipse Now" de Francis Ford Coppola (a ilha, o barco, as bombas, o helicóptero e o enlouquecido). Um filme visualmente muito bem concebido. Há uma cena ou outra que pega referências aos filmes de 1976 e 2005.




Existe um projeto audacioso da produtora Legendary de criar uma franquia de monstros. O primeiro foi Godzilla (2014), agora este Kong e há a expectativa do lançamento de mais dois filmes de um desses monstros separados e juntos. Logo, o filme tem que dar certo. E dá para o que se propõe: um vigoroso blockbuster, cuja finalidade é dar ao espectador quase 2 horas de diversão descompromissada. Mas o elenco não correspondeu. Samuel L Jackson aposta na entonação de voz, olhar e falas gritantes para convencer o espectador de que é mal. Tom Hiddleston não criou empatia com Brie Larson. O personagem de John Goodman começa prometendo depois vai perdendo a força. Colocar dois atores do elenco dos vingadores (e uma futura atriz) não melhorou o filme, apenas trouxe o desejado: visibilidade




John C. Reilly sempre foi um ótimo ator, ainda que o público brasileiro não o identifique em um filme em questão, ganha a simpatia do público de imediato e coloca o restante do elenco no bolso.É dele que o espectador descobre que Kong ainda está crescendo, que há um predador capaz de destruir o enorme símio e como fora parar naquela ilha e ali permaneceu por quase quarenta anos. Ele é o fio condutor da história e o alívio cômico. É quem sabe todos os mistérios e predadores que ali existem, ainda que não lhe deem a devida atenção.. O restante do elenco está em cena para morrer ou sobreviver de formas que causem alguns leves sustos, bem criativos por sinal.



Kong: A Ilha da Caveira não quer se comparar ao filme de 1976, que muitos acham melhor, ou a versão de Peter Jackson de 2005 que concebeu um filme que, visualmente, enche os olhos. Mas também não é um King Kong 2 (King Kong Lives de 1986), a infame continuação de 1976, que trazia no elenco o Macacão de volta à vida acompanhado de Linda Hamilton (O Exterminador do Futuro) e  Brian Kerwin. 
Kong é uma aposta (de 185 Milhões) e sua função é arrecadar bons valores e abrir caminho para uma nova franquia. Se prestarmos bem a atenção no título ainda não há um King (Kong). Essa sacada ficou reservada para as cenas após os créditos finais (que a maioria não vem assistindo porque os cinemas ascendem as luzes e tocam o pessoal pra fora). 



Kong: A Ilha da Caveira deve gerar opiniões distintas: para quem deseja um filme com ótimas cenas de ação, atores famosos é um divertimento certo e, sem dúvidas, poderá agradar, pois nesse quesito ficou acima das expectativas. Mas se você deseja ver um filme superior ao que já havia visto, com aquele clima de romance e o gigantesco símio com um coração quase humano poderá se decepcionar. Esta não é a proposta do filme. 
Indicado para quem curte cinema escapista. É filme para ser assistido em cinema e, em 3D, as cenas ficam ainda melhores. Boa diversão.

Trailer:





Curiosidades:

Samuel L. Jackson foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por "Pulp Fiction: Tempo de Violência" (1994)

Brie Larson conquistou o Oscar de Melhor Atriz pelo filme "O Quarto de Jack "(2015) . Será a Capitã Marvel no próximo filme dos Vingadores.

John C. Reilly  foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por "Chicago" (2002)

Tian Jing  pode ser vista no filme "A Grande Muralha" ao lado de Matt Damon

Terry Notary é o coreografo por trás de Kong. Notary esteve em filmes como "Avatar", "Hobbit" e a nova saga "Planeta dos Macacos" onde faz movimentos e feições do personagens dos filmes.

O brasileiro Jorge Ben Jor está na trilha sonora com "Brother"

Toby Kebbell ( Beh-Hur 2016) faz o papel de um soldado e de Kong em alguns momentos 

 












Trilha Sonora;
Paranoid  -  Black Sabbath
Brother  -   Jorge Ben Jor
Ziggy Stardust  - David Bowie
Bad Moon Rising  -   Creedence Clearwater Revival
Run Through the Jungle  - Creedence Clearwater Revival
Long Cool Woman (In A Black Dress)  -  The Hollies
White Rabbit  -  Jefferson Airplane
Time Has Come Today  -  The Chambers Brothers
Mat Troi Den  -  Minh Xuân
Down On The Street  -  The Stooges
We'll Meet Again -   Vera Lynn




Poster comparado a "Apocalipse Now" :


 
Filmografia Parcial:

Tom Hiddleston













Conspiração (2001); Miss Austen Regrets (2008); Archipelago (2010);  Thor (2011);  Meia-Noite em Paris (2011); Cavalo de Guerra (2011); The Avengers: Os Vingadores (2012); Amantes Eternos (2013); Muppets 2: Procurados e Amados (2014); A Colina Escarlate (2015); Kong: A Ilha da Caveira (2017); Thor 3: Ragnarok (2017)

John C. Reilly

 









 
Pecados de Guerra (1989); Não Somos Anjos (1989); Dias de Trovão (1990); Neblina e Sombras (1991); Gilbert Grape: Aprendiz de Sonhador (1993); O Rio Selvagem (1994); Eclipse Total (1995); Boogie Nights: Prazer Sem Limites (1997); Além da Linha Vermelha (1998); Magnólia (1999); Nunca Fui Beijada (1999);  Mar em Fúria (2000); Gangues de Nova York (2002); Chicago (2002); As Horas (2002); O Aviador (2004); Água Negra (2005); A Promoção (2008); Quase Irmãos (2008); Cyrus (2010); Precisamos Falar Sobre o Kevin (2011); Deus da Carnificina (2011); Guardiões da Galáxia (2014); Os Cowboys (2015); Kong: A Ilha da Caveira (2017); Stan and Ollie (2018); Holmes and Watson (2018) 
 
John Goodman

 









 
Caçada Impiedosa (1983); Os Amantes de Maria (1984); Acerto de Contas (1986); Arizona Nunca Mais (1987); Palco de Ilusões (1988); Vítimas de uma Paixão (1989); Além da Eternidade (1989); Aracnofobia (1990); Matinee - Uma Sessão Muito Louca (1993); Na Roda da Fortuna (1994); Os Flintstones: O Filme (1994); Possuídos (1998); O Grande Lebowski (1998); Aposta Mortal (1999); Uma Vida Sem Limites (2004); Baila Comigo (2005); A Volta do Todo Poderoso (2007); Sentença de Morte (2007); Speed Racer (2008); A Papisa Joana (2009); Seita Mortal (2011); O Artista (2011); Argo (2012); O Voo (2012); Se Beber, Não Case! Parte III (2013); Trumbo - Lista Negra (2015); Rua Cloverfield, 10 (2016); Kong: A Ilha da Caveira (2017); Captive State (2018)

Samuel L. Jackson












Um Príncipe em Nova York (1988); Faça a Coisa Certa (1989); Vítimas de uma Paixão (1989); O Casamento de Betsy (1990); O Exorcista III (1990); Os Bons Companheiros (1990); Jogos Patrióticos (1992); Máquina Quase Mortífera (1993); Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (1993); Attica: A Solução Final (1994); Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994); Duro de Matar 3: A Vingança (1995); Tempo de Matar (1996); 187: O Código (1997); Jackie Brown (1997); 187: O Código (1997); A Negociação (1998); O Violino Vermelho (1998); Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma (1999); Do Fundo do Mar (1999); Shaft (2000); Corpo Fechado (2000); Fora de Controle (2002); Star Wars: Episódio II - Ataque dos Clones (2002); Triplo X (2002); Violação de Conduta (2003); S.W.A.T.: Comando Especial (2003); Kill Bill: Volume 2 (2004); Coach Carter: Treino para a Vida (2005); xXx 2 - Estado de Emergência (2005); Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith (2005); Serpentes a Bordo (2006); Entre o Céu e o Inferno (2006); O Resgate de Um Campeão (2007); 1408 (2007); Jumper (2008); Homem de Ferro (2008); O Vizinho (2008); Homem de Ferro 2 (2010); Homem de Ferro 2 (2010); Thor (2011);  Capitão América: O Primeiro Vingador (2011); The Avengers: Os Vingadores (2012); Django Livre (2012); Oldboy: Dias de Vingança (2013); RoboCop (2014); Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014); Vingadores: Era de Ultron (2015); Os Oito Odiados (2015); A Lenda de Tarzan (2016); O Lar das Crianças Peculiares (2016); xXx: Reativado (2017); Kong: A Ilha da Caveira (2017); Avengers: Infinity War (2018); Vidro (2019); Capitã Marvel (2019)

Thomas Mann













Projeto X: Uma Festa Fora de Controle (2012); João e Maria: Caçadores de Bruxas (2013); O Experimento de Aprisionamento de Stanford (2015); Escola de Espiões (2015);  Kong: A Ilha da Caveira (2017); Amityville: O Despertar (2017); The Land of Steady Habits (2017) 

Brie Larson 

 









De Repente 30 (2004); Scott Pilgrim Contra o Mundo (2010); Anjos da Lei (2012); Como Não Perder Essa Mulher (2013); O Quarto de Jack (2015); Kong: A Ilha da Caveira (2017); Vingadores: Guerra Infinita (2018); Capitã Marvel (2019)

Toby Kebbell 













Alexandre (2004); Ponto Final: Match Point (2005); Controle: A História de Ian Curtis (2007); Rock'n'Rolla: A Grande Roubada (2008); Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo (2010); O Aprendiz de Feiticeiro (2010); Cavalo de Guerra (2011); Fúria de Titãs 2 (2012); Quarteto Fantástico (2015); Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos (2016); Ben-Hur (2016); Sete Minutos Depois da Meia-Noite (2016); Kong: A Ilha da Caveira (2017), Category 5 (2017) 

Corey Hawkins 

 











Homem de Ferro 3 (2013); Sem Escalas (2014); Straight Outta Compton: A História do N.W.A. (2015); The Walking Dead (seriado 2015-2016); Kong: A Ilha da Caveira (2017); 24: Legacy  (seriado 2016-2017) 

Shea Whigham

 









Tigerland - A Caminho da Guerra (2000); Os Reis de Dogtown (2005); Marcas do Passado (2006); Manipulador de Cérebros (2009); Velozes e Furiosos 4 (2009);  Renascido das Trevas (2009); Machete (2010); O Abrigo (2011); O Lado Bom da Vida (2012); Velozes & Furiosos 6 (2013); Trapaça (2013); O Lobo de Wall Street (2013); Sem Escalas (2014); Kong: A Ilha da Caveira (2017); Death Note (2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre