segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

APOCALIPSE / EXTINCTION (2015) - ESTADOS UNIDOS / ESPANHA / HUNGRIA / FRANÇA

 


UM FILME DE ZUMBI CENTRADO NAS RELAÇÕES HUMANAS

A civilização caiu em ruínas. Um vírus atacou a população e a infecção se alastrou em progressão geométrica. Não há aparente cura e nem tempo para isso. Patrick (Matthew Fox), Jack (Jeffrey Donovan) e Emma (Valeria Vereau) com sua filha de colo, Lu, tentam desesperadamente sobreviver a um ataque ocorrido dentro do ônibus que se encontram. 





Nove anos depois não há mais infectados, não há mais pessoas aparentemente vivas, apenas Jack e sua filha Lu (Quinn McColgan), uma menina de nove anos, e Patrick, que moram em casas separadas, dividas por cercas. Emma faleceu. Os dois homens não se falam. Jack tenta educar Lu e Patrick vive seus dias em um rádio amador tentando em vão um contato. Até que certo dia Patrick, em uma busca por mantimentos, ao redor da cidade, se depara com uma criatura agora mudada: cega, mais forte e que aprendeu a caçar e matar usando sua audição. O trio terá que lidar com um novo cenário, onde tudo indica haver mais dessas criaturas, lidar com suas diferenças e colocar em pratos limpos o que os levou a esse ódio. A chegada de uma nova personagem mudará toda a realidade que até agora conheciam.




Apocalipse, uma coprodução de quatro países, tem uma proposta bem diferente, mais centrada nos relacionamentos (ou a falta deles) humanos. Há uma inspiração (ou homenagem como gostam de dizer) ao seriado "The Walking Dead" na cena do zumbi sem braços e com correntes no pescoço. Quem assiste ao seriado se lembrará da personagem Michone e como se apresentou à série com seus zumbis.



Visivelmente (e monetariamente, frente a indústria de Hollywood) é uma produção de baixo orçamento e esse pode ser o motivo pelo qual há uma escassez de criaturas e a ação é centrada em um cenário bem limitado. O que salva esta produção é o roteiro que, apesar de carecer de um ritmo mais dinâmico, é bem dirigido com algumas cenas bem feitas e uma fotografia de Josu Inchaustegui (que tem trabalhos mais conhecidos, como câmera, em filmes como “Sombras de Goya”, “Mar Adentro” e “Alexandria”) que agregou muito a ambientação do filme.



Quanto ao (escasso) elenco, Matthew Fox ficou famoso com o personagem "Jack" no seriado “Lost” e Jeffrey Donovan pelos seriados "Lei & Ordem" (de 1995 a 2007) e "Burn Notice" ( de 2007 a 2013). Quem realmente se destaca é a atriz mirim Quinn McColgan (do filme "Sem Escalas"), que teve uma interpretação inspirada, além da atriz Clara Lago (sem nome no filme) que apresentou uma personagem bem interessante, que trouxe mais atenção à estória. 



Apocalipse (título nacional bem diferente do original) é uma produção com uma temática diferente no gênero. Agradará àqueles que não são muito fãs da onda zumbi, pois sua estória (oriunda de um livro) tentou centrar mais, como já dito, nos personagens. Em contrapartida, aqueles que procuram filmes de zumbis com mortes em profusão se decepcionarão. 
Não é o melhor do gênero nem o pior, apenas um passatempo bem interessante, centrado na força das atuações dos atores. Resta saber se é fiel à obra da qual se originou.

 Trailer:



Curiosidades:
As filmagens foram feitas na Espanha e Hungria.

Custou em torno de 8 milhões de dólares e arrecadou um pouco mais de 2 milhões.

Jaume Collet-Serra de "A Casa de Cera" foi um dos produtores do filme.

Baseado no livro "Y Pese a Todo", do escritor espanhol Juan de Dios Garduño Cuenca


A atriz Clara Lago (1990) é espanhola.

Valeria Vereau nasceu em Lima, Peru 

Capa do Livro:

 














Filmografia Parcial: 
Matthew Fox
A Última Cartada (2006); Somos Marshall (2006); Ponto de Vista (2008); Speed Racer (2008); Seriado Lost (2004 -2010);  Guerra Mundial Z (2013); Apocalipse (2015); Rastro de Maldade.

Jeffrey Donovan
Sleepers - A Vingança Adormecida (1996); seriado The Pretender (1997-1998); A Bruxa de Blair 2: O Livro das Sombras (2000); Hitch: Conselheiro Amoroso (2005); A Troca (2008); Apocalipse (2015); Soldado (2017).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre