segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

O GORILA (2012) - BRASIL



O GORILA SEDUTOR

Afranio (Otávio Muller) é um ex-dublador que ficou famoso ao dublar um personagem famoso: o detive McCoy, mas os laços do destino impediram que pudesse continuar exercendo sua profissão. Solitário e depressivo, Afrânio cria um feitiche nada convencional: um misterioso homem que liga mulheres e as seduz com sua voz, recheada de frases sensuais e obscenas, utilizado o pseudônimo de "Gorila".



Vencedor do Festival do Rio, em 2008, com o filme "Se nada mais der certo", o cineasta José Eduardo Belmonte rodou “O Gorila” baseado na obra "O Voo da Madrugada" (2003) de Sérgio Sant'Anna. O produtor de "Cheiro do Ralo", Rodrigo Teixeira, investiu no projeto cerca de 1,3 milhões. Até então o diretor havia realizado filmes baseados em roteiros originais. A pergunta que se faz é: Afinal o filme merece ou não ser visto ?



O gorila tem elementos interessantes em sua concepção. Belmonte conseguiu escalar um ótimo elenco à frente da produção o que fez com certeza a diferença. Otavio Muller realmente consegue prender o espectador com o seu personagem nada convencional que tenta seduzir pela voz suas "vítimas solitárias da vizinhança", mas como uma das personagens explica, "Essas coisas sempre dão errado". Ele liga para a "pessoa errada" e o namorado entra na linha e o ameaça com palavras duras. "O Gorila" que achava que suas investidas eram um passatempo inocente (algumas vezes se aproximava delas anonimamente),percebe que entrou num jogo que não sabe jogar. A voz parecia furiosa do outro lado da linha e, para piorar, sua casa é invadida em sua ausência. 


"O Gorila" recebe a ligação de uma mulher que lhe pede ajuda. Ele que gostava de passar trotes acredita que está em um. A mulher liga novamente e revela-se uma potencial suicida. Agora a estória é séria. O que fazer? Ignorar? Conversar? Convencê-la a mudar de ideia? Trote ou verdade ? 
Seu destino cruza com uma de seus objetos de sedução, Magda ou Rosalinda (Alessandra Negrini), nome dado por seu alter ego símio. Ela vê naquela figura de Afrânio algo de frágil, o oposto da personalidade da voz que lhe ligava. 




Afânio descobre o endereço e entra em uma situação mais complicada da que já se encontrava. A saída de seu isolamento autoimposto para confrontar a realidade da vida é o mote deste filme. Ele se isolou do mundo, das pessoas, dos relacionamentos. Preferiu esconder-se por trás de um telefone e um personagem. Uma doença destruiu sua segurança, carreira e auto-estima. Agora é levado num turbilhão de eventos a confrontar o mundo que fugira. Rosalinda é o seu primeiro contato físico neste mundo externo.



"O Gorila! é um filme com mais altos do que baixos. Se o filme se sustenta com a ótima presença cênica de Otávio Miller, a direção segura de Belmonte e as lindas e talentosas atrizes (Ximenes, Luiza Mariani e Maria Manoella), perto do fim o filme precisa de uma atenção redobrada porque algumas situações demonstram-se confusas. Tão confusas como a mente de Afrânio, que não distingue em determinado ponto entre realidade e devaneio. Mas o espectador que estiver bem atento ao filme verá que há uma linha de raciocínio por trás da história, que torna "O Gorila" uma produção  boa de ser assistida, principalmente pela curiosidade de sua conclusão.



A fotografia, a cargo da uruguaia Bárbara Álvarez, é um ponto alto a ser destacado. A análise de Belmonte sobre a o erotismo virtual, a desilusão, a invasão de privacidade,  solidão, a relação do protagonista com a mãe (Maria Manoella) na infância, a incorporação de Afrãnio aos personagens que trabalha (Mccoy) e os que cria (Gorila) recheado com um clima noir são temas bem desenvolvidos na obra.



"O Gorila" é um filme nacional que compensa uma olhadela quer seja por ser um bom filme quer seja pela ascensão de um cineasta que vem colhendo boas críticas em seus filmes. É um filme pouco visto e pouco divulgado, mas que prende a atenção.

Trailer




Curiosidades:
O filme é de 2012, mas levou 3 anos para ser exibido por causa da burocracia do mercado exibidor.

Premiações
Otávio Müller

Melhor Ator Coadjuvante no filme Cabeça a Prêmio (2009) no Festcine Goiânia.
Melhor Ator por O Gorila (2012)    no Festival do Rio.
Melhor Ator Coadjuvante por Um Homem Só (2015) no Festival de Gramado .

Alessandra Negrini
Melhor Atriz no festival de Brasília pelo filme Cleópatra (2007).


 

Filmografia Parcial:

Otávio Müller
Memórias Póstumas (2001); Trair e Coçar é só Começar (2006); Cabeça a Prêmio (2009);  Riscado (2010); Minutos Atrás (2013); Alemão (2014); O Gorila (2015); Um Homem Só (2016).

 
Mariana Ximenes
Caminho dos Sonhos (1998); O Invasor (2001); O Homem do Ano (2003); Muito Gelo e Dois Dedos D'Água (2006); Quincas Berro d'Água (2010);O Gorila (2012); Os Penetras (2012); Prova de Coragem (2015); Um Homem Só (2016); Os Penetras: Quem Dá Mais? (2017);

Alessandra Negrini
O Que É Isso, Companheiro? (1997); Sexo, Amor e Traição (2004); Cleópatra (2007); A Erva do Rato (2008); O Gorila (2012); 2 Coelhos (2012); Eu Fico Loko (2017).


Milhem Cortaz
Carandiru (2003); Garrincha: Estrela Solitária (2003); Cabra-Cega (2004);12 Horas até o Amanhecer (2006); O Cheiro do Ralo (2006);Querô (2007); Tropa de Elite (2007);Nome Próprio (2007); Encarnação do Demônio (2008); Lula, o Filho do Brasil (2009); VIPs (2010); Boca do Lixo (2010); Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro (2010); Cilada.com (2011); Assalto ao Banco Central (2011); O Gorila (2012); O Lobo atrás da Porta (2013); Crô: O Filme (2013); Alemão (2014); O Roubo da Taça (2016); Mais Forte que o Mundo: A História de José Aldo (2016).
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre