segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

DO OUTRO LADO / AUF DER ANDEREN SEITE / THE EDGE OF HEAVEN (2007) - ALEMANHA / TURQUIA / ITÁLIA



A Felicidade São Momentos

Ali Aksu  (Tuncel Kurtiz) é um homem de origem turca vivendo na Alemanha. Um dia, ao passar por uma rua de prostitutas, conhece Yeter Öztürk  (Nursel Köse). Após algumas "visitas" este lhe propõe morar em sua casa, onde lhe dará o mesmo dinheiro que conseguiria com o trabalho. Sendo ameaçada por um grupo, ela vê na situação uma saída para a vida que leva.




Ao morar com Ali, Yeter conhece seu filho, Nejat (Baki Davrak),  que trabalha como professor em uma universidade. A vida do casal começa a se deteriorar rapidamente, mesmo com o consentimento de seu enteado em relação a sua antiga profissão.  Ela confidencia a Nejat que é mãe de uma jovem chamada Ayten (Nurgül Yesilçay, mas um acontecimento trágico muda tudo. 
Nejat tentará localizar a Ayten,  que se encontra aliada à causa de um grupo turco de resistência contra a situação política vigente. 




Ayten  conhece Lotte Staub (Patrycia Ziolkowska) e a paixão entre as duas surge de imediato, para o desespero da mãe de Lotte, Susanne  (Hanna Schygulla). Quando Ayten é presa e deportada, Lotte larga tudo e vai de encontro à jovem precipitando um novo evento trágico.




Sutil parece ser o termo mais adequado para se referir a este filme, pois é assim que a trama trata os seus vários elementos. O tema central é sobre desencontros, relacionamentos entre pais e filhos, perdas (de vida, de liberdades). Sobre as diferentes visões que as pessoas possuem da realidade na vida dessas três famílias: uma alemã e duas turcas.




O filme apesar de centrar-se mais em Ayten, uma personagem politizada, não envereda para o lado político o que, para o povo brasileiro que desconhece o conflito, que envolve minorias curdas, reformas políticas e sociais, além do  Partido dos Trabalhadores do Curdistão, em 3 décadas de impasse, vem bem a calhar. Através de alguns diálogos o espectador poderá compreender algumas dessas reivindicações. 
O filme não entra na questão de quem está certo ou errado, apenas mostra um breve embate filosófico entre Ayten e Susanne.  A produção optou por não seguir um plano linear e praticamente começa do fim. Perto do final, as cenas são repetidas se encaixando perfeitamente, completando as informações que levam seus personagens aos seus destinos.




Falando em destino, o filme meio que passa a mensagem de um propósito na vida, já que todos os personagens no fundo não são exatamente felizes. Cada um, dentro de seu micro universo, sobrevive como pode e nesse ponto é que o diretor  teuto-turco, Fatih Akin ( do filme “Contra a Parede”), junta tão primorosamente o destino destas três famílias a partir de um simples fato. E nem sempre o final é feliz para todos. Assim como a vida real, a felicidade são momentos e, neste filme, ela é difícil de ser notada. 




Com uma bela fotografia, o filme, que pode ser considerado de arte (o que faz muitas pessoas torcerem o nariz). É voltado a reflexão e não agradará aos amantes das tramas escapistas e passageiras.  Indicado para quem gosta de assistir tramas mais densas, estrangeiras e fora do esquemão hollywoodiano. 




Os atores, sem exceção, estão muito bem. Com destaque para a famosa atriz Hanna Schygulla (O Casamento de Maria Braun;  Lili Marlene). Schygulla interpreta uma mãe, como tantas outras, que quer apenas o melhor para sua filha e tenta protegê-la do perigo, mesmo sabendo que os jovens são impulsivos por natureza. Sua personagem começa de modo bem simples na trama e vai ganhando força até o fim. Quando entra em cena, a atriz rouba as atenções. Destaque também para Nurgül Yesilçay, a jovem Ayten, e Baki Davrak como  Nejat Aksu. 




Se você procura um filme estrangeiro que tenha uma boa história, ótimos atores, “Do Outro Lado” pode ser uma boa pedida, ainda que alguns possam associar o tema  a “Babel”, “Short Cuts - Cenas da Vida”, “Crash” e Magnólia, filmes que também contam histórias paralelas de personagens para juntá-los no fim. Tal qual um quebra cabeças, “Do Outro Lado” tem seu jeito próprio de contar e conduzir a  história, o que o torna bem diferente dos três filmes citados.



Trailer:



Curiosidades: 
Vencedor do prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes

Filmografia Parcial:
Hanna Schygulla
O Casamento de Maria Braun (1979); Lili Marlene (1981); Casanova E a Revolução (1982); Antonieta (1982); Comando Delta (1986); Voltar a Morrer (1991); Lea (1996); A Garota dos Seus Sonhos (1998); Terra Prometida (2004); Do Outro Lado (2007); Pandemia (2012).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre