quinta-feira, 31 de março de 2016

AMÉRICA DO MEDO / AMERICAN ME (1992) - ESTADOS UNIDOS





AS DUAS FACES DE UM HOMEM: HUMANO E BRUTALIZADO

O filme conta de maneira bem estruturada a saga de Montoya Santana (Olmos) um jovem que, aos dezoito anos e pertencente a uma gangue, acaba preso indo para um reformatório. Sua ascensão é imediata, tornando-o líder da gangue mexicana que comanda o presídio, onde seu poder se expande a ponto de decidir quem vive e quem morre. Seus anos na cadeia não o faz perceber a vida perdida dentro das grades. Com a sua liberdade, conhece sua futura esposa e passa a repensar sua vida, percebendo que poderia ter escolhido outro caminho, mas que agora deve ser do lado de fora o mesmo que era dentro da prisão, pois assim esperam seus seguidores.

 
Excelente filme do ator Edward James Olmos (Blade Runner), estreando na direção. Denso, com violência proporcional ao tema. Olmos se revela um ator meticuloso e dedicado na construção de seus personagens, como no belíssimo filme " O Preço do Desafio". Na direção não é diferente. Mostra boa condução do filme, usa bem os atores secundários e evita ir para o lado apelativo destes tipos de produção. Seu cuidado na construção da história permite, ao espectador, acompanhar sem se perder no enredo. A violência nua e crua do filme (poucos momentos) está adaptada à história e os demais personagens não estão ali apenas como figuração. Quase todos possuem função direta na história. Quem viu o filme "Marcados pelo Sangue", pode perceber alguma semelhança, mas o caminho tomado é outro. Olmos constrói um personagem em que o espectador percebe, como dito pela esposa no filme, que ele seria dois indivíduos em um: o humano e o brutalizado. E Olmos realmente mostra essa característica no personagem, quer sendo como ator ou diretor. Seu personagem não é violento, é, antes de tudo, um estrategista que tenta tirar proveito das situações através de sua vida de autodidata na prisão. Talvez Santana seja o único que percebe como as coisas terminarão. 
      

Tudo no filme parece ser inversamente proporcional: quanto mais Santana se humaniza, mais a organização criminosa se embrutece. Quanto mais tenta o amor do pai, mais é rejeitado. Quanto mais se aproxima da esposa, mais eventos acontecem que o afastam. Um clichê muito comum nos filmes é mostrar 2 eventos simultâneos: um evento normal, ao mesmo tempo de outro brutal. Aqui o diretor  se aproveita muito bem deles como nas cenas em que Santana faz amor com  sua futura esposa enquanto acontece  o assassinato de um adversário. E nas cenas finais, quando Santana está na prisão e seu irmão mais novo num carro. Essa cena final mostra que tudo na vida é um ciclo de renovação, inclusive no crime. A lealdade pode ser mais uma questão de sobrevivência do que idealismo, ou vínculo emocional. 


Uma produção que merece ser vista e principalmente entendida. Um filme que leva a reflexão da vida e dos comportamentos sociais como poder, amizade, lealdade, ódio e amor. O filme se diz baseado em fatos reais, com alguns eventos e personagens fictícios para compor a trama.
 

Curiosidades:
 
Olmos faz o papel do investigador que deixa um origami para Harrison Ford em Blade Runner.

 











Esse filme veio logo em seguida ao seu melhor filme como ator: " O Preço do Desafio" com Lou Diamond ("La Bamba") Phillips. Olmos faz um professor de uma escola de repetentes e delinquentes.





        
 


 


William Smith, ator de mais de 200 aparições entre seriados e filmes, faz uma participação rápida como um pistoleiro que invade um bar e atira a queima roupa em um homem. Smith fez papel do pai de Conan (Schwarzenegger) no filme de 1982 e o adversário de Clint Eastwood em Punhos de Aço - Um Lutador de Rua de 1980.

Em Conan
No Seriado da Tv Planeta dos Macacos










        


A produção se utilizou de presidiários como extras durante a filmagem na Folsom Prison.

Três consultores do filme foram assassinados após a estreia do filme.

Se você gosta do tema, talvez goste dos filmes: Marcados pelo Sangue (Blood In, Blood Out), A Outra História Americana (American History X), Os Donos da Rua (Boys In The Hood), As Cores da Violência (Colors), O Gangster (American Gangster), Gangues de Nova York (Gangs of New York).


Cartaz:






















Filmografia Parcial:

Edward James Olmos:











Lobos (1981); A Balada de Gregório Cortez (1982); Blade Runner, o Caçador de Androides (1982); O Preço do Desafio (1988); Triunfo do Espírito (1989); O Preço de um Campeão (1991); América do Medo  (1992); O Desaparecimento de Garcia Lorca (1996); Selena (1997); 12 Homens e uma Sentença (1997); Gangues de L.A. (2006); O Besouro Verde (2011); Blade Runner (2049) 


Cary-Hiroyuki Tagawa










O Último Imperador (1987); Irmãos Gêmeos (1988); Feitiço Diabólico (1988); 007 - Permissão para Matar (1989); A Arma Perfeita (1991); Massacre no Bairro Japonês (1991); América do Medo (1992); Nemesis - O Exterminador de Andróides (1992); Sol Nascente (1993); Mortal Kombat (1995); O Fantasma (1996); Vampiros De John Carpenter (1998); Duelo de Dragões (1999); A Cilada (2000); Pearl Harbor (2001); O Planeta dos Macacos (2001); Elektra (2005); Memórias de uma Gueixa (2005); Genghis Khan: A Lenda de um Conquistador (2009); Sempre ao Seu Lado (2009); 47 Ronins (2013); Skin Trade - Em Busca de Vingança (2014); O Homem com Punhos de Ferro 2 (2015);  Little Boy - Além do Impossível (2015); Confronto em Manila (2016); Perdidos no Espaço (seriado 2018); O Homem do Castelo Alto (seriado 2015-2018); Armadilha Sexual  (2019); Sky Sharks (2020)

William Forsythe









Os Heróis Não Têm Idade (1984); Arizona Nunca Mais (1987); O Limite da Traição (1987); O Limite da Traição (1988); Na Trilha dos Assassinos (1989); Dick Tracy (1990); América do Medo (1992); Assassino Virtual (1995); Os Imortais (1995); Fúria Brutal (1996); A Rocha (1996); Gigolô Por Acidente (1999); Sob Fogo Cruzado (2000); 88 Minutos (2007); Halloween - O Ínicio (2007); Inkubus (2011); Infected (2012).