terça-feira, 19 de abril de 2016

ENERGIA PURA / POWDER (1995) - ESTADOS UNIDOS



UM CONTO SOBRE O PRECONCEITO E A SOLIDÃO

Jeremy 'Powder' Reed (Sean Patrick Flanery) é um jovem encontrado recluso em uma casa, na zona rural do Texas, após a morte do avô. O xerife local, Doug Barnum (Lance Henriksen), chama a psiquiatra Jessie Caldwell (Mary Steenburgen) para que avalie Jeremy que está escondido no porão. Ao conversar com Jeremy, descobre que o rapaz leu todos os livros de sua biblioteca particular e consegue se lembrar de cada página lida. O jovem sofre de albinismo e não possui pelo no corpo.  A cor de sua pele, extremamente branca, assusta as pessoas, mas o que mais gera espanto é o fato de que Jeremy apresenta um QI acima do que qualquer ser humano já tenha tido e por algum fenômeno inexplicável ele atrai e manipula eletricidade


 Energia Pura (Powder) parece, a princípio, ser apenas mais um filme de ficção científica como tantos que surgiram na década de 90, mas há algo maior neste filme que o torna diferenciado: o modo como a história é contada e os vários elementos interessantes por trás da narrativa. Parece uma história simples e pode funcionar como tal para alguns ou objeto de reflexão, para outros,  se realmente percebermos a mensagem do filme. 


Jeremy não é um jovem comum, percebemos isso nos minutos iniciais da história. É uma pessoa angustiada, que foi escondida das outras por seu aspecto muito diferente, num mundo onde quem é diferente é socialmente excluído. Jeremy é uma pessoa dócil, com uma capacidade de compreender o mundo e as pessoas como poucos. Alguém único, com muito a ensinar, mas a sociedade gosta de rótulos e ser considerado esquisito o afasta do convívio social. As pessoas temem aquilo que não conhecem, por isso temem Jeremy. Se não o conhecem, não o entendem. Se não o entendem tentam excluí-lo ou ridicularizá-lo. E quando toda uma cidade começa a fazê-lo, a percepção do que é certo ou errado se confunde e todos passam a ter um pensamento uniforme. O preconceito é muito explícito no filme. Erving Goffman em seu livro “Estigma: Notas sobre a Manipulação da Identidade Deteriorada” nos revela o comportamento da sociedade perante os estigmatizados e como estes se compreendem neste meio. Jeremy pode ser enquadrado dentro destes aspectos: ele é um estigmatizado pela cor de sua pele e por boatos acerca de sua vida. Ou seja,  diferente em uma sociedade constituída de iguais.


Só que Jeremy tem algo mais: energia pura. O professor de física (Jeff Goldblum) sente os efeitos da presença do jovem: sua vida parece mudar, se sente mais jovem, mais determinado, mais puro. Ele não só catalisa, mas também transfere. A origem dos “poderes” de Jeremy é revelada no filme e como a rejeição, desde o primeiro minuto de seu nascimento, permeou sua vida. O jovem consegue ler os pensamentos das pessoas e perceber seus sentimentos. A cena do cervo abatido na floresta é um dos momentos mais lembrados neste filme, pois aborda a universalidade do ser perante o mundo: tudo e todos estão conectados. Tudo é energia. É o conceito de Einstein (conforme citado no filme) de que matéria se transforma em energia. Energia que não se dissipa, mas que se incorpora ao todo. O xerife Doug é uma pessoa como tantas outras, que possui uma pessoa que ama definhando aos poucos, sem conseguir sequer mais um meio de comunicação.  Ele simpatiza pelo jovem, procura tentar entende-lo, mais está preso ao seu papel social. Jeremy só quer voltar para a sua casa. Ele conviveu no mundo fora da redoma e não gostou do que viu: intolerância, racismo, preconceito, violência. Pessoas que causam mal ao próximo ou a animais, não possuindo um senso de reflexão dos seus atos. Voltar para seu lar é voltar para seu mundo. Ele que só conhecia o mundo pelos livros, viu a  realidade e não se viu nela. Mas Jeremy é adolescente, não podendo ficar desassistido, o que o torna um prisioneiro neste novo mundo da qual não o querem e onde não pertence.


A maquiagem é um dos pontos altos do filme. O ator Sean Patrick Flanery (“O Jovem Indiana Jones”)   ficou perfeitamente caracterizado como um jovem com a cor de pele excessivamente branca. Mas sua interpretação é a real essência do filme. Sua caracterização está perfeita, seja nos trejeitos como em suas falas carregadas de significado. O personagem consegue criar uma empatia imediata com o espectador, algo muitas vezes raro. O elenco foi muito bem escolhido: Jeff Goldblum (de “A Mosca” e “Parque dos Dinossauros”), talvez o rosto mais conhecido, está ótimo como o professor de física que consegue ver a real essência de Jeremy. Lance Henriksen (do seriado “Millenium” e “Aliens, O Resgate”) tem uma de suas melhores performances como o xerife íntegro que mantém a ordem com diálogo, ao mesmo tempo que sofre por sua esposa moribunda. Mary Steenburgen ("Morte no Inverno") faz uma psiquiatra de boas intenções, mas que não sabe realmente como lidar com o caso de Jeremy. Dentro de suas possibilidades ela tenta fazer o possível pelo rapaz, mas sua angústia de não vê-lo integrado em sua nova vida a deixa confusa.

 
Há vários elementos ligados à física e fenômenos paranormais: telepatia, telecinesia, magnetismo e, principalmente, física quântica. Esses elementos foram postados de uma forma bem fácil em que o espectador não terá dificuldade de percebê-los.  Jeremy fala que o ser humano precisa liberar aquele ponto no cérebro para despertar e ter uma espécie de consciência universal. Para que possam perceber o mundo como ele percebe. Não um mundo de pessoas, animais e prédios. Um mundo onde tudo se conecta. Um mundo que perceba a presença de Deus. Essa falta de percepção do ser humano o torna individualista, mau. A verdade liberta. Tira a venda dos olhos. Traz luz das trevas do inconsciente. Essa é uma das ideias que o filme tenta passar. Se quisermos ir mais profundamente, perceberemos uma forte conexão do filme com o conceito do arrebatamento.


Energia Pura é um daqueles filmes que nos surpreende em algum aspecto, dependendo do momento de nosso amadurecimento perante a vida. Se visto de tempos em tempos, pode transmitir mais conceitos anteriormente não percebidos.  Sua maior qualidade é ser atemporal.  Ainda que o figurino fique ultrapassado com o passar dos anos, sua mensagem continuará atual, pois a sociedade tem muito a percorrer até alcançar uma verdadeira iluminação em sua existência.  Resta esperar que os” Jeremy” que venham a surgir não tenham o mesmo tratamento que o da ficção.

Trailer:





Curiosidades:
Do mesmo diretor de Olhos Famintos 1 e 2.

Mary Steenburgen ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por "Melvin e Howard" de 1980. 

Sean Patrick Flanery ganhou o MTV Movie Award por sua participação neste filme. 

Em 1997, dois anos após o lançamento do filme, a soprano britânica Sarah Brightman gravou a música 'No One Like You' com a Orquestra Sinfônica de Londres para seu álbum 'Timeless' (para o mercado europeu) 'Time To Say Goodbye'). Inspirado pelo personagem Jeremy Reed. As letras foram escritas por David Zippel sobre o tema principal composto por Jerry Goldsmith.

Jeff Goldblum concorreu ao Oscar pelo curta "Little Surprises" (1996) na qual foi diretor.


Poster:




















Filmografia Parcial:

Sean Patrick Flanery

 






 

O Jovem Indiana Jones (seriado 1992- 1993); Guinevere - A Rainha de Excalibur (1994); Ensina-me a Viver (1995); Energia Pura (1995);  Até que o Crime nos Separe (1997); Santos Justiceiros (1999);  D-Tox (2002); Veritas, o Príncipe da Verdade (2007); O Vidente (seriado 2002 a 2007); Santos Justiceiros II - O Retorno (2009); O Retorno dos Vermes Malditos  (2010); Santos e Pecadores (2010); Jogos Mortais - O Final (2010)


Lance Henriksen

 








Um Dia de Cão (1975); Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977); Damien: A Profecia II (1978); Piranhas 2 - Assassinas Voadoras (1981); Pesadelos Diabólicos (1983); Os Eleitos - Onde o Futuro Começa (1983); O Exterminador do Futuro (1984); O Fio da Suspeita (1985); Aliens, O Resgate (1986); Quando Chega a Escuridão (1987); Um Rosto Sem Passado (1989); A Fúria do Justiceiro (1991); Jennifer 8 - A Próxima Vítima (1992);  O Alvo (1993); O Alvo (1993); Rápida e Mortal (1995); Energia Pura (1995); Ameaça Terrorista - Acesso Negado (1997); Pânico 3 (2000); Alien vs. Predador (2004); Hellraiser 8: O Mundo do Inferno (2005); Appaloosa - Uma Cidade Sem Lei (2008); Alone in the Dark 2 - O Retorno do Mal (2008); A Tribo II (2009); Phantom - A Última Missão (2013).


Jeff Goldblum 

 





 


Desejo de Matar (1974); A Sentinela dos Malditos (1977); Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977); Até que Enfim é Sexta-feira (1978); Os Invasores de Corpos (1978); O Reencontro (1983); Os Eleitos - Onde o Futuro Começa (1983); Silverado (1985); Um Romance Muito Perigoso (1985); A Mosca (1986); Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (1993); O Esconderijo (1995); Energia Pura (1995); Independence Day (1996);  O Mundo Perdido: Jurassic Park  (1997); O Grande Hotel Budapeste (2014); Independence Day: O Ressurgimento (2016)


Mary Steenburgen

 








Um Século em 43 Minutos (1979); Na Época do Ragtime (1981); Sonhos Eróticos de uma Noite de Verão (1982); Morte no Inverno (1987); Baleias de Agosto (1987); Fibra de Heróis (1987); De Volta para o Futuro Parte III (1990); Filadélfia (1993); Ensina-me a Viver (1995); Energia Pura (1995); Nixon (1995); Tempo de Recomeçar (2001); Falando com os Mortos (2002); Elvis & Anabelle: O Despertar de um Amor (2007); Valente (2007); Quase Irmãos (2008); A Proposta (2009); Última Viagem a Vegas (2013).

Ray Wise









O Monstro do Pântano (1982); A Marca da Pantera (1982); Viagem Clandestina (1985); RoboCop - O Policial do Futuro (1987); Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer (1992); Sol Nascente (1993); Rotação Máxima (1994); Energia Pura (1995); Morte Sobre Trilhos (1998); Superando Limites (2002); Olhos Famintos 2 (2003); Poder Além da Vida (2006); Justiça a Qualquer Preço (2007); Uma Chamada Perdida (2008); X-Men: Primeira Classe (2011); O Segredo Da Borboleta (2012); Guardian Angel (2014); Jurassic City (2015); Deus Não Está Morto 2 (2016); Star Trek: Captain Pike (2016).

11 comentários:

  1. Respostas
    1. Boa Noite Gabriela. Que bom que você gostou da resenha. Certos filmes são tão interessantes que valem a pena serem resenhados para que as pessoas tomem conhecimento da obra, pela gama de assuntos que nos levam a reflexão. Energia Pura é um desses filmes. Muito obrigado pelo comentário. Volte sempre. Um grande abraço

      Excluir
  2. Despertar da conciencia. Somos todos Um
    Ótimo filme. Me apaixonei. Pela simplicidade de cada detalhe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Renata Guilherme. Desculpe pela demora em publicar seu comentário e pela demora em responder. Sim, esta é uma ótima definição: simplicidade em cada detalhe. Muito obrigado por deixar seu comentário e seja bem-vinda a visitar e comentar sempre que desejar. um grande abraço.

      Excluir
  3. do nada me veio a lembrança desse filme, de quando passava no sbt
    será que devo ir atrás para assistir de novo ehehehe

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Daylan. Esse é um filme que ficou na memória de muita gente. É um filme que pode ser visto de tempos em tempos devido sua temática ser atemporal num roteiro bem escrito. Muito obrigado pelo comentário, volte sempre e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Esse Filme é magnífico. Sugiro ao editor da resenha pesquisar sobre a Glândula Timo e depois me passar o que encontrou em sua pesquisa pelo email: bsbarbosa2008@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Boa Noite Bruno.
    Olhei rapidamente o significado da Glândula Timo e achei bem interessante. Verei com mais calma para poder entender de uma forma mais ampla e te falar. O filme é realmente muito bom, mas uma pena que quando cito quase ninguém conhece, fora que deveria ser muito mais veiculado na Tv a Cabo ou ir para a Netflix ou Amazon o que, certamente, atrairia muitos espectadores. Possuo também uma página homônima no face onde coloco curiosidades, dicas de bons filmes, trailers ... Muito obrigado pelo comentário e volte sempre. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Esse filme é demais, obrigado pela memória.

    ResponderExcluir
  8. Esse filme é um clássico

    ResponderExcluir
  9. Boa Noite (você esqueceu de mencionar o seu nome)
    O filme é muito bom, pena que pouco divulgado. Um grande abraço, obrigado por comentar e volte sempre

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre