quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

ONDINE / ONDINE (2009) - IRLANDA / ESTADOS UNIDOS



O PESCADOR E A SEREIA

O filme  foi apresentado como um conto de fadas moderno e conta a história do pescador irlandês, Syracuse (Colin Farrell), que um dia, em sua embarcação, resgata, em sua rede, uma bela mulher que perdeu a memória. Assustada, não quer ser hospitalizada e nem ser vista por ninguém. 



 
Syracuse (ou Syra) a abriga em uma casa, na beira da costa irlandesa, que pertenceu à sua falecida mãe e hoje se encontra quase abandonada. Ele não consegue obter muita coisa daquela jovem (a linda atriz mexicana Alicja Bachleda). Intrigado com a situação, narra em forma de um conto, sua descoberta para a filha, enquanto ela faz hemodiálise à espera de um transplante de rim. 


A filha de Syra, Annie (Alison Barry em ótima performance em seu único longa) remete imediatamente a  história ao conto irlandês sobre as Selke, metade mulheres, metade foca que assim com as sereias, em terra, podem assumir a forma humana, mas para que fiquem 7 anos em terra é necessário que descubram sua pele de foca e a escondam. Quando Annie descobre Ondine (nome dado pela própria a Syra em sua "amnésia" temporária), na casa da avó, suas suspeitas começam a tomar tons de verdade. 


Annie e Ondine encontram algo que a menina considera  ser sua pele de foca e ajuda a jovem a escondê-la. Quando a presença de Ondine é percebida na pequena cidade, aparece um estranho personagem que passa a fazer perguntas estranhas e que Annie considera como sendo o marido de Ondine que veio para levá-la novamente para o fundo do oceano.


O diretor Neil Jordan, com muita propriedade, soube conduzir uma história que passa uma mensagem de esperança e envolvente fantasia. Circus (apelido dado pelos moradores a Syra) é um ex-alcoólatra que, devido a um acontecimento envolvendo sua filha, resolve abandonar o vício. Por ironia do destino é abandonado pela esposa, alcoólatra e que repudia um marido sóbrio. Syracuse é uma pessoa que vive dignamente sua vida como pescador, porém na mente das pessoas ele ainda é o “Circus” e não Syracuse. O apelido deriva de seu tempo de embriaguez, ou seja, vivia como um palhaço. O único com quem pode confidenciar-se é o padre (Stephen Rea de Atraídos Pelo Desejo, V de Vingança e o pouco conhecido e excelente Cidadão X) que lhe dá os melhores conselhos ainda que ele, às vezes, não os siga. 


A destacar as belas imagens da Irlanda, a bela fotografia do filme, a trilha sonora, de ótimo gosto, e as performances dos atores, sem exceção, que conseguiram imprimir o ritmo certo para que o filme funcionasse. 


Syracuse é um homem que encontrou uma sereia, no mais perfeito sentido da expressão. A vida lhe dá uma segunda chance de ser feliz, mas no que ele deve acreditar? No conto de fadas que sua filha criou  e que a mulher parece corroborar ou a vida real que nem sempre é tão glamourizada como a do conto de fadas? Seu coração embarca na fantasia, sua razão na desconfiança. Mente e coração entram em choque e Syra sabe apenas uma coisa: está apaixonado por Ondine, quaisquer que sejam suas origens: sereia , selke ou apenas uma mulher. Independente da questão, que o filme desvendará com absoluta coerência, o importante é a vida a ser vivida ao lado de uma pessoa que podemos encontrar apenas uma vez na vida. 
 

Trailer: 






Curiosidades (contém spoilers):

Marion Cotillard ("A Origem"; "Dois Dias uma Noite") foi considerada para o papel de Ondine, mas Alicja Bachleda foi a escolhida.

Quando Ondina é enrolada no cobertor de Mylar, o vento dá a impressão de que ela tem rabo de peixe.

A música tocada com os créditos finais é "Braille" de Lisa Hannigan. Por algum tempo a música estava disponível para assinantes do boletim informativo de Hannigans. Um lançamento oficial não aconteceu.

Stephen Rea desempenha um papel menor neste filme, e ele também teve um papel de protagonista em um filme semelhante "sereia" lançado no mesmo ano, "Nothing Personal" (2009)



Cartaz:





Filmografia Parcial:
Colin Farrelll:









A Guerra de Hart (2002); Minority Report: A Nova Lei (2002); Por Um Fio (2002);O Novato (2003);Demolidor - O Homem Sem Medo  (2003); S.W.A.T.: Comando Especial (2003); Alexandre (2004); Miami Vice (2006); O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus (2009); Ondine (2009); Caminho da Liberdade (2010); A Hora do Espanto (2011); O Vingador do Futuro  (2012);


Alicja Bachleda









O Sangue dos Templários (2004); Ondine (2009); Polaris (2016).

Stephen Rea:









A Companhia dos Lobos (1984); Traídos pelo Desejo (1992); Entrevista Com o Vampiro (1994); Prêt-à-Porter (1994); Cidadão X (1995); Michael Collins: O Preço da Liberdade (1996); O Crime do Século (1996); Clube dos Suicidas (2001); V de Vingança (2005); Almas Gêmeas (2006); Ondine (2009); Anjos da Noite: O Despertar (2012);


Neil Jordan (diretor):
A Companhia dos Lobos (1984); Mona Lisa (1986);Traídos pelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre