quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

A COISA / THE THING (2011) - ESTADOS UNIDOS / CANADÁ


ANTES DE "O ENIGMA DO OUTRO MUNDO"

Este filme não deveria se chamar no Brasil "A Coisa" (The Thing) e sim "Enigma do Outro Mundo - O Começo", já que é um prequel dos acontecimentos ocorridos no filme "Enigma do Outro Mundo" de 1982, com Kurt Russel, e que tornou-se cult ao longo dos anos. A premissa do filme é a seguinte: uma equipe de cientistas noruegueses, acompanhados de uma paleontóloga americana, localiza, na Antártica, uma nave espacial que carrega um ser congelado há mais de 100.000 anos. A criatura é levada para o laboratório, mas os cientistas não percebem que ela está apenas hibernando, esperando um modo de fugir. A principal característica da criatura é poder de mimetismo da forma humana, controlando suas principais funções. Resta ao grupo descobrir quem é o infectado e destruir a criatura.


Bom filme de terror alienígena, que tenta explicar qual seria a origem da criatura, remetendo ao começo do filme de 1982. Muitos que assistiram ao "Enigma do Outro Mundo" se questionavam da cena inicial, onde um cão é perseguido a tiros por um helicóptero. O filme se iniciava neste ponto e muitos levantaram as hipóteses do que teria acontecido antes daquele momento. Bem, este “A Coisa” desvenda a curiosidade do espectador. Muitos dirão que o charme do filme de 1982 era deixar algumas questões a critério da imaginação de quem o assistia, outros, que daria uma boa história explicar esses fatos. Logo, alguém pensou na segunda hipótese e, sem dúvida, em gerar bons trocados, em cima de um filme reconhecidamente cult.


Os produtores (também responsáveis por "Madrugada dos Mortos") deram a história para Eric Heisserer que dirigiu "Contagem Regressiva" (2013) com Paul Walker. Heisserer, que foi roteirista "A Hora do Pesadelo 5" e escritor de "Premonição",  adicionou na história muitas transformações da criatura e mortes em profusão, deixando o filme repleto de efeitos especiais de primeira e aumentando consideravelmente a dose de ação, mas que não influenciou negativamente na obra.


O cuidado da produção é percebido quando vemos que houve uma boa reconstituição do ambiente onde se passava a ação da primeira estória, assim como o gancho (entre os créditos finais) que remete, conforme já citado, a produção de 1982. As cenas de tensão, com bons atores, aliado também a um bom roteiro, revelam a preocupação em não fazer feio frente ao seu ente mais famoso. O que fica difícil de entender neste novo prequel é se a criatura possuiria algum raciocínio, pois só visa matar (ao que indica sim, pois toma o corpo humano dominando seus pensamentos e movimentos, além de ser capaz de pilotar uma espaçonave). Esse “elo perdido” da personalidade da criatura, que faria a ligação entre os dois filmes, ficou muito a dever, apesar de o filme abrir, de forma inteligente, outras opções de se “descobrir” a verdadeira origem a criatura. 


Para quem não assistiu o clássico “Enigma do Outro Mundo” é uma boa sugestão ver esse primeiro e depois conferir, em seguida, a antiga. Ficará mais fácil de entender, linearmente, a condução do tempo. Agora se você quer assistir um filme que fez muitos fãs ao longo das décadas, mas não quer assistir uma produção que explora os eventos anteriores a esse filme, pode seguir tranquilamente em frente que o da década de 80 é, por si só, uma ótima pedida.


A coisa é um filme bem feito. Não tem o charme como o de 1982, mas é interessante até o fim.


Trailer:






Curiosidades (contém spoiers):
Primeira e única produção para a telona do diretor Matthijs van Heijningen Jr.  que, anteriormente , havia realizado curtas e um filme direto para o mercado de video.

O termo prequel conforme o Wikipedia: Prequela ou prequência (em inglês: prequel) é um termo não-dicionarizado em português para se referir a uma obra narrativa que contém elementos ambientados no mesmo universo ficcional, cuja história antecede ao trabalho anterior, apresentando eventos que ocorreram antes da obra original. 

Adewale Akinnuoye-Agbaje ficou conhecido por suas participações nos seriados "Oz" e "Lost"

Os cineastas usaram a altura de Kurt Russell (que tem aproximadamente entre 1,80m) como uma estimativa de quão grandes os cenários teriam que ser para recriar fielmente o acampamento norueguês, já que não existiam plantas do filme de John Carpenter.

Os produtores convenceram a Universal Studios a permitir que eles criassem um "prequel" de "O Enigma de Outro Mundo" (1982), de John Carpenter, em vez de um remake, pois achavam que o filme de Carpenter já era perfeito. No entanto, o prequel ainda tem o título do filme original, porque eles não conseguiram pensar em subtítulo que soasse bem.

O diretor Matthijs van Heijningen Jr. teve uma experiência tão negativa com o filme, devido à constante interferência do estúdio, que alegou ter perdido sua paixão pelo cinema e se aposentado por quase uma década. Embora ele esteja trabalhando em filmes novamente na Noruega, ele prometeu nunca mais trabalhar com um estúdio americano novamente.

Para não tentar competir com a interpretação de Kurt Russell do protagonista do filme de 1982, R.J. MacReady, a personagem de Kate Lloyd foi projetada para ter traços em comum com a personagem Ellen Ripley da série Alien - O 8º Passageiro (1979).

Os efeitos das criaturas foram filmados principalmente com robôs animatrônicos operados por cabo por insistência do diretor, já que melhoraria o desempenho do elenco se eles vissem o que tinham que reagir. As imagens geradas por computador (CG) foram planejadas para serem adicionadas como elementos aos animatrônicos (como tentáculos) se isso não pudesse ser feito de forma convincente. No entanto, as respostas do público das exibições de teste iniciais fizeram com que o estúdio ordenasse a substituição da maioria das cenas animatrônicas por modelos completos de CG. O supervisor de efeitos de criaturas, Alec Gillis, diria mais tarde que ver o filme finalizado deu à equipe de efeitos especiais uma "depressão pós-parto"; embora a maioria de seus projetos tenha sobrevivido, seus animatrônicos foram tão trabalhados que eles sentiram que poderiam ter apenas feito os projetos e ficado em casa.

O filme foi originalmente programado para ser lançado em 15 de abril de 2011. No entanto, o estúdio exigiu extensas refilmagens, que incluíam novos efeitos CGI, reedição de cenas para um possível lançamento com a censura PG-13 e um clímax e resolução totalmente diferentes. Por causa disso, o filme teve que ser adiado para 14 de outubro para permitir mais tempo para refilmagens.

O filme foi concluído apenas duas semanas antes de estrear nos cinemas em 14 de outubro de 2011. Isso se deveu principalmente a demandas de última hora do estúdio após o corte do diretor já ter sido concluído.

Havia rumores de que John Carpenter, o diretor de O Enigma de Outro Mundo (1982), estava entusiasmado em fazer uma aparição, mas conflitos de agenda o impediram.

(em cerca de 22 minutos) As músicas que a equipe está cantando são "Sámiid Ædnan", a entrada norueguesa na edição de 1980 do Festival Eurovisão da Canção (1980), originalmente cantada por Sverre Kjelsberg e Mattis Hætta. E o outro se chama "Jeg gikk en tur på stien" (traduzido: eu andei pelo caminho da floresta), uma canção infantil muito conhecida sobre alguém andando na floresta e encontrando um cuco. A origem desta música é desconhecida.

(em cerca de 5 minutos) A música que Kate está ouvindo em seus fones de ouvido é "Who Can It Be Now?", uma música da banda australiana Men at Work de seu álbum de estreia de 1981, "Business as Usual". A letra fala de um homem paranóico que ouve batidas na porta de sua casa e deseja ser deixado em solidão. Isso prenuncia a paranóia dos cientistas mais adiante no filme. Este é também um aceno para o título da novela de ficção científica "Who Goes There?" por John W. Campbell Jr., no qual todas as versões cinematográficas de "The Thing" são baseadas.

(em cerca de 11 minutos) Quando a equipe entra pela primeira vez na caverna para olhar para a nave espacial, há uma formação de neve/gelo que se parece muito com a cabeça do xenomorfo da franquia Alien, seja de propósito ou um acidente feliz, coincidentemente, a equipe de efeitos neste filme, Alec Gillis e Tom Woodruff Jr., estão trabalhando na franquia Alien desde Alien 3 (1992) a Alien vs. Predador 2 (2007).

O filme apresenta a música "I Gotcha" de Joe Tex. A mesma música também foi apresentada em Cães de Aluguel de Quentin Tarantino (1992). Quentin Tarantino afirmou Reservoir Dogs (1992) foi fortemente inspirado por John Carpenters O Enigma de Outro Mundo (1982).

Originalmente, um começo e um final diferentes para o filme foram parcialmente filmados, o que lançaria mais luz sobre a história de fundo do Coisa. O prólogo teria mostrado como o piloto alienígena despencou propositalmente a nave na Terra e depois cometeu suicídio. Mais tarde, um alienígena que estava em processo de se tornar uma Coisa sairia da nave para se matar por congelamento. No final, quando Kate (Mary Elizabeth Winstead) entra na nave, ela encontra o interior literal com alienígenas mortos, desmembrados, queimados ou em estado de transformação. Na área central, ela vê o último piloto alienígena pendurado, com a garganta cortada.

É amplamente debatido como Edvard foi assimilado. Embora nunca seja mostrado na tela, existem duas teorias possíveis. Uma é que, uma vez que a Coisa original se libertou do gelo, pode tê-lo encontrado e o assimilado fora do acampamento antes que ele se refugiasse debaixo do barraco. Outra é que Griggs ou Juliette, que foram assimilados na época, podem tê-lo encontrado sozinho e aproveitado a possibilidade. É altamente improvável, no entanto, que ele tenha sido assimilado pela Coisa original, já que ele estava comemorando na sala de recreação, e ele estava procurando por ela com Sander e Adam.

Este filme realmente resolveu um mistério de longa data no filme de 1982. Este filme revela que a Coisa não pode replicar coisas inorgânicas - como recheios, brincos, roupas, etc. - e em um momento crucial perto do final, Kate percebe que o brinco de Carter desapareceu revelando que ele é uma Coisa. No final do filme de 1982, o personagem Childs ainda está com o brinco na orelha direita. Pode ser visto pouco antes de ele tomar um gole da garrafa de J&B.


Mary Elizabeth Winstead em Projeto Gemini











Joel Edgerton em Bright











Adewale Akinnuoye-Agbaje  no seriado Lost












Kristofer Hivju em Game of Thrones
















Cartaz:



















 
Filmografia Parcial:

Mary Elizabeth Winstead











O Chamado 2 (2005); Premonição 3 (2006); Duro de Matar 4.0 (2007);O Enigma de Outro Mundo (2011); Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros (2012); Duro de Matar: Um Bom Dia para Morrer (2013); O Mensageiro (2014); Um Cadáver Para Sobreviver (2016); Rua Cloverfield, 10 (2016); Fargo  (seriado 2017); Nina - No Palco e Na Vida (2018); Projeto Gemini (2019); Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa (2020)

Joel Edgerton




 








Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith (2005);O Enigma de Outro Mundo (2011); Guerreiro (2011); A Estranha Vida de Timothy Green (2012); A Hora Mais Escura (2012); Êxodo: Deuses e Reis (2014);

Ulrich Thomsen




 








007 - O Mundo Não É O Bastante (1999); Mata-me de Prazer (2002); Cruzada (2005); Hitman - Assassino 47 (2007); Caça às Bruxas (2011);O Enigma de Outro Mundo (2011);

Adewale Akinnuoye-Agbaje 





 






Ace Ventura 2 - Um Maluco na África (1995); O Legionário (1998); O Retorno da Múmia (2001); A Identidade Bourne (2002); Fique Rico ou Morra Tentando (2005); Os Especialistas (2011); O Enigma de Outro Mundo (2011); Thor: O Mundo Sombrio (2013); Esquadrão Suicida (2016).


Kristofer Hivju



A Coisa (2011); Depois da Terra (2013); O Cidadão do Ano (2014); Força Maior (2014); O Último Rei (2016); Velozes & Furiosos 8 (2017); Guerra dos Tronos (seriado 2013-2019); Gêmeos (seriado 2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre