quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

SINISTRO - A MALDIÇÃO DO LOBISOMEM / - ESTADOS UNIDOS



LOBISOMEM À MODA ATUAL

Uma família americana em férias, na zona rural da França é atacada pelo que parece ser um enorme animal que dilacera pai e filho, restando apenas a mãe desfigurada, cujo depoimento aponta para uma criatura enorme e peluda. A notícia se espalha pelos noticiários e um homem é preso como suspeito. O chefe de polícia, Klaus Pistor (Sebastian Roché), parece não ter dúvidas: não foi obra de um animal e sim de um pessoa.

 


É apresentado como principal suspeito, Talan Gwynek (Brian Scott O'Connor, baixista da banda  “Eagles of Death Metal”), um homem de grande porte com uma doença que lhe dá um aspecto peludo e de mãos gigantescas. Kate Moore (A.J. Cook de "Premonição 2" e da série "Criminal Minds"), advogada americana radicada na França, resolve que defenderá Talan por não acreditar que seja capaz de tal ato. A ela juntam-se Eric Sarin (Vik Sahay), um especialista em obter “informações" a respeito das pessoas e Gavin Flemyng (Simon Quarterman), especialista em animais  e ex-namorado de Kate. O trio tentará provar a inocência de Talan apesar do chefe de polícia acreditar que, de alguma forma, seu prisioneiro é o real culpado. Se por um lado Talen é suspeito, por outro lado Kate suspeita do governo na rápida conclusão da culpa do réu.


“Sinistro – A Maldição do Lobisomen” tem um primeiro grande problema: seu título bizarro e pouco atrativo. O título original "Wer" (abreviatura de “Werewolf – Lobisomem” ou  do alemão que significa “Quem”) também pode causar estranheza, mas a escolha brasileira transformou o filme numa opção difícil de ser destacar, pois passa a impressão de um filme bem ruim. E aí está a contradição: “Sinistro ...” não é um filme ruim. Pode não ser uma primazia de produção, nem ser comparado a bons filmes de Lobisomem como “Cães de Caça”, “Um Lobisomem Americano em Londres”, “Bala de Prata”, “Lua Negra”, “Anjos da Noite” ou “Grito de Horror”, apenas como exemplos. O Leitor deste post certamente se lembrará de outras produções, até melhores ou mais conhecidas.


Mas o que se destaca em “Sinistro ..”? Bem, é uma produção honesta. Uma tentativa de fazer algo diferente do tradicional. Podemos perceber na concepção do personagem central. Não há efeitos especiais na transposição do homem para o ser sobrenatural.  Apenas um homem que sofre uma mudança, tornando-se de aspecto animalesco com fúria, velocidade  e força brutais (e quase invulnerável, é verdade).


O diretor William Brent Bell de filmes como "Stay Alive – Jogo Mortal" (2006), "Filha do Mal" (de 2012 e seu maior sucesso) e "Boneco do Mal" (2016) (onde também foi co-escritor destes) fez um filme de baixo orçamento com uma história que mistura elementos como doença rara, intriga governamental, vínculo emocional, “cenas reais” e um pouco de folclore.  Normalmente filmes de Lobisomem passam em meio a florestas, lugares remotos ou inóspitos, com poucas pessoas tendo contato com a criatura, por isso se situa como “lenda”. Aqui colocam a criatura também em pleno dia, sob a cobertura da imprensa e com uma perseguição da força policial. Essa “ambientação” na realidade cotidiana ficou muito interessante.

Há inspirações como em “O Lobisomem” de 2010 (com o ator Benício Del Toro). A cena em que Talen passa por exames, lembra (tirando a época Victoriana e adaptando aos tempos atuais) a cena que o Lobisomem de Del Toro se transforma diante de estudiosos. Outro aspecto que me chamou a atenção, mas pelas produções serem do mesmo ano torna-se pouco provável, é o personagem Gavin me trazer à lembrança o personagem central do filme  “Infectados”.



Quando ao estilo "Found Fontage", o diretor optou por usar em determinadas cenas e não durante toda projeção. Essa mistura ficou melhor, mais bem-vinda, visto que muitas pessoas não gostam de assistir “aquele filme em que a câmera fica tremendo o tempo todo”. O uso com parcimônia, impediu essa produção de cair no marasmo. O filme tem erros e acertos, mas é ousado em sua linguagem, mas não necessariamente quer dizer que agradará a todos, principalmente aqueles que entendem o mito como uma criatura lobo, bípede e horrenda, repleta de efeitos especiais em sua transformação e concepção.


“Sinistro  – A Maldição do Lobisomem” pode ser considerado de várias formas: bom, mediano ou ruim, dependendo muito de como você acha que um filme de Lobisomem deva ser. Se está à procura de novidades no gênero pode ser uma boa pedida, mas se não gosta de assistir uma criatura quase humana poderá considerar um péssimo investimento de tempo. Muita atenção ao final que muitas pessoas não entenderam.  O espectador mais ligado perceberá que nas notícias e em quem comenta está a chave do entendimento.


Trailer:





Curiosidades:

O filme teve suas locações na Romênia.


Na Itália o filme chamou-se  La metamorfosi del male. Na Argentina , Inhumano: La leyenda renace 


O apelido do cantor / ator Brian Scott O'Connor é Big Hands devido o tamanho de suas mãos (wikipédia). Este é seu primeiro e único filme até o momento.

 

 

Filmografia Parcial:

A.J. Cook
As Virgens Suicidas (1999); O Mestre dos Desejos 3 - Além da Porta do Inferno  (2001); Premonição 2 (2003); A guerra dos vampiros (2005); Dominados Pelo Ódio (2010).

Sebastian Roché
Os Assassinos da Rua Morgue (1986); O Último dos Moicanos (1992); O Pacificador (1997); A Lenda de Beowulf (2007); Caçada Mortal (2014).

Vik Sahay
Gênio Indomável (1997); O Roqueiro (2008); American Pie: O Reencontro (2012).

Simon Quarterman
O Escorpião Rei - A Saga de um Guerreiro  (2008); Filha do Mal (2012).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre