quarta-feira, 30 de setembro de 2015

CONAN, O BÁRBARO / CONAN THE BARBARIAN (2011) - ESTADOS UNIDOS



CONAN EM NOVA ROUPAGEM

Havia uma história de poderoso rei que possuía uma máscara que lhe dava poderes de se tornar invencível. Para enfrentar o tirano, os povos resistentes se uniram e destruíram o poderoso artefato, partindo-o em vários pedaços e espalhando-o por vários lugares. Um conquistador chamado Khalar Zym (Stephen Lang)  e sua cruel filha feiticeira Marique (Rose McGowan), resolvem partir em busca do artefato e reuni-lo novamente, com um exército, não medindo esforços em seu caminho. 


Conan (Leo Howard) é um jovem no início da adolescência e vê seu pai Corin (Ron Perlman, de Hellboy), detentor de uma das partes da máscara, ser torturado e morto pelo sádico Zym. Conan se torna adulto (Jason Momoa) e sua vingança agora o acompanha. Seu objetivo é claro: encontrar o homem que destruiu sua família e vingá-los. Essa oportunidade surge quando se depara com os soldados de Zym que tentam capturar Tamara (Rachel Nichols), uma mulher que deve servir de sacrifício para que o poder da máscara seja restabelecido. Só que o conquistador não esperava que tivesse que lidar com o furioso guerreiro cimério.


Bom, explicar porque este Conan não conquistou os fãs não é muito difícil. O filme de Schwarzenegger (1982) foi feito em um tom épico, um roteiro bem trabalhado, uma trilha sonora impactante e com uma faixa etária mais elevada. Já este último, foi realizado em tom de aventura com uma faixa etária (nos EUA) para 13 anos, o que limitou e modificou muito o roteiro (não podia ter cenas fortes). O Conan da década de oitenta, ainda seguia o padrão dos filmes de Steve Reeves e Greg Park (os Hércules e Macistes da época) com a qualidade e ousadia dos anos 80, que fez de Conan um sucesso (nos quadrinhos e em dois filmes), pois o seu ator era o protagonista perfeito para o papel.


No Brasil, em 1982, Conan não era tão conhecido do grande público e, por isso, na época de seu lançamento, em 1983 (antigamente os filmes levavam quase um ano para estrear em solo brasileiro), só os fãs e curiosos assistiram. O filme fez um boca-a-boca muito forte mundo afora, considerando também a popularização do VHS e as exibições na TV. Com o  sucesso no Brasil da revista "Espada Selvagem de Conan", pela Editora Abril (1982),  uma gama de novos leitores brasileiros surgiu, em parte devido o bárbaro ter um revista somente sua, em formato maior, e as histórias serem excelentes. O filme de Schwarzenegger tem suas falhas e a que considero a principal é que o vilão, Thulsa Doom, é da época de Kull (apesar de existirem histórias com o bárbaro), um contemporâneo de Conan, que muitas vezes dividiu a revista com este e que teve o seu próprio  filme (com Kevin Sorbo - o Hércules da Série de TV). Mas, para quem não acompanhava os quadrinhos pouca diferença fez e temos que admitir que, mesmo assim, o ator James Earl  Jones fez um trabalho incrível como Thulsa Doom.


Schwarzenegger, dentro dos padrões já citados, era a caricatura perfeita do personagem, porém como o próprio ator disse, posteriormente, faltava sabedoria e esperteza ao personagem. O ator, talhado para o papel, era muito forte, mais lento nas sequências de lutas (e por isso, talvez até mais reais), daí o trabalho de edição com cortes rápidos que consertaram o problema. Em início de carreira, o ator foi obrigado a seguir os desígnios dos envolvidos, o que se modificou muito quando passou a ser o astro mais bem pago dessa década. O segundo filme, foi muito abaixo da expectativa dos Estúdios e Schwarzenegger já era um astro com outros projetos. O Conan atual mais parece uma história tirada de um número da revista The Savage Sword of Conan: tem o conquistador, a feiticeira e a mocinha indefesa (nem tanto). Este Conan é mais para o traço de Windsor Smith (se comparado ao físico de Swarzie) ou pode ser visto como um dos desenhos do ilustrador Ernie Chan.  Uma de suas maiores estórias para o personagem (junto com o cerco de Makalet ) é citada no filme, quando se comenta que o personagem esteve na "Torre do Elefante" e matou o feiticeiro (história que foi gravada no primeiro episódio do seriado "Conan" para a tevê). Se não fosse por este fato, certamente esta produção se situaria mais dentro das histórias de Conan no início da fase adulta (que volta e meia a Abril publicava esporadicamente na revista Espada Selvagem ...) 



Este Conan recebeu uma nova roupagem, mais apropriada aos filmes do tipo "Escorpião Rei" (houve quem considerasse que o ator Dwayne Johnson “The Rock” seria mais apropriado para o papel). O filme foge e muito do conceito do personagem, principalmente no início, depois embarca numa aventura de vingança. E o ator Jason Momoa (dos seriados Stargate Atlantis e Games of Thrones) mostra que, pelo menos, em cenas de ação, consegue se sair bem melhor que seu antecessor (o ator é mais ágil e consegue fazer boas acrobacias), mostrando a raiva do Cimério e um nível de violência mais comum nos filmes atuais que centram mais em CGI e ação contínua para esconder defeitos no roteiro.  Podemos ainda citar o ator Ralph Moeler (do filme "Gladiador") que encarnou o Cimério no já citado seriado da Tv  “Conan The Adventurer”, que  passou nas antigas madrugadas da Globo.


Os efeitos especiais foram bem aplicados, com destaque para os “homens-areia” e a luta com o animal de tentáculos. Conan possui também uma fotografia caprichada, que dá vida a essa aventura. Ainda  que estes não sejam aspectos suficientes para alavancar o filme, pelo menos mostra que houve investimento na produção.


O elenco talvez seja o grande achado, com as atores e atrizes com um desempenho muito bom. Destaque para Rose McGowan (a jovem feiticeira), Rachel Nichols (a princesa), Ron Perlman (o pai de Conan) e Nonso Anozie (como o amigo pirata de Conan). Stephen Lang fez um vilão até interessante, pois é um bom ator, mas o seu personagem ficou devendo um pouco e poderia ter sido melhor utilizado. Momoa fez o que pode com o personagem, mas não conseguiu driblar uma direção pouco inspirada e uma estória sem graça.


Dirigido pelo cineasta Marcus Nispel ("Massacre da Serra Elétrica" - 2009; "Sexta Feita 13" - 2009 e "Desbravadores" - 2007), o maior senão deste "reboot" é não emocionar, nem criar um empatia com o público (como o antigo Conan). Quando o filme foi feito, a intenção dos Estúdios era que teria uma sequência, mas dependia da reação do público jovem para qual o filme foi feito (e não para os fãs do antigo Conan) . Uma coisa é certa: qualquer ator que faça o personagem será comparado a Schwarzenegger, assim como os "007" são comparados a Sean Connery e os “Superman” ao ator Christopher Reeve. A grande verdade é que se esse filme não levasse o nome Conan, talvez a crítica fosse bem menos pesada. O filme ficou parecendo muito com uma nova versão das aventuras de Simbad e creio que mudando uma coisa aqui e ali ficaria bem interessante nesse personagem.


Conan nas Telas:

Moeller   (TV)
Schwarzenegger

Momoa


Conan nos Quadrinhos na visão de alguns desenhistas e ilustradores


Sal Buscema
Barry Windsor Smith



Ernie Chan

Joe Jusko
Boris Vallejo



















Conan no Brasil (pelas editoras Bloch , Abril (3) e Mythos):


















Conan em outros países:


Espanha
Italia

França
 
México
?















Curiosidades:

Jason Momoa se matriculou em um intenso programa de treinamento de seis semanas em uma academia de artes marciais em Los Angeles por conta própria, enquanto ainda estava finalizando as negociações para o filme.


Rachel Nichols teve uma dublê de corpo para sua cena de sexo. 

Após a produção do filme, Jason Momoa (Conan) passou a atuar como Khal Drogo na primeira temporada de Game of Thrones da HBO (2011). Nonso Anozie, que interpretou o companheiro de bordo de Conan, Artus, estrelaria como Xaro Xhoan Daxos na segunda temporada da série. 

Dolph Lundgren, em seguida, Mickey Rourke, estavam em negociações para fazer Corin, pai de Conan, mas Rourke recusou para fazer "Imortais" (2011) antes que Ron Perlman fosse escalado 

À Arnold Schwarzenegger foi oferecido o papel de Corin, pai de Conan, mas recusou. Schwarzenegger interpretou Conan no original Conan, o Bárbaro (1982), do qual este filme é um reboot. 

Jason Momoa e Rachel Nichols seriam posteriormente oferecidos os papéis de Drax, o Destruidor e Gamora em Guardiões da Galáxia (2014). Ambos recusaram os papéis, e Dave Bautista e Zoe Saldana, respectivamente, os pegaram.  

Os rumores iniciais citavam ser um remake do original Conan, o Bárbaro (1982). Foi revelado que o filme não foi um remake, mas sim um reboot, e foi planejado para ser mais fiel às histórias originais de Robert E. Howard.

Uma sequência de "Conan" foi abandonada quando este filme foi mal na bilheteria. No entanto, Arnold Schwarzenegger, que interpretou Conan no original, anunciou que voltaria no papel de Conan, que que ele fez pela última vez em 1984, em uma segunda sequência esperada: "The Legend of Conan", que seria uma sequência direta do filme de 1982. 

Chris Hemsworth (Thor), foi considerado para o papel de Conan

Trailer do cinema (legendado): 





Trailer Conan da TV (em inglês) :




 


Trailer Conan ( Desenho) em inglês:




Filmografia Parcial:

Jason Momoa



Férias da Família Johnson (2004); Stargate: Atlantis (seriado 2005 a 2009); Conan, o Bárbaro (2011); Alvo Duplo (2012); Lobos (2014); Debug - O Mal Não Pode Ser Deletado (2014); Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016); Aventura Perigosa (2016); Liga da Justiça (2017); Perigo na Montanha (2018);  Frontier (seriado 2016 a 2018); Aquaman (2018); Uma Aventura Lego 2 (voz - 2019)

Stephen Lang



Os Defensores (1981); A Quadrilha da Mão (1986); Caçador de Assassinos (1986); Aprendiz de Feiticeiro (1991); Um Sem Juízo, Outro Sem Razão (1991); Tombstone - A Justiça Está Chegando (1993); D-Tox (2002); Inimigos Públicos (2009); Avatar (2009); Conan, o Bárbaro (2011); O Homem nas Trevas (2016); Perigo na Montanha (2018); Máquinas Mortais (2018); Avatar 2 (2020); Avatar 3 (2021); Avatar 4  (2024); Avatar 5 (2025)  

Rachel Nichols



Outono em Nova York (2000); Debi & Lóide 2: Quando Debi Conheceu Lóide (2003); Horror em Amityville (2005); Garota da Vitrine (2005); A Floresta (2006); Alias: Codinome Perigo (seriado 2005 a 2006); O Resgate de Um Campeão (2007); P2: Sem Saída (2007); Quatro Amigas e um Jeans Viajante 2 (2008); Star Trek (2009); G.I. Joe: A Origem de Cobra (2009); Meskada (2010); Mentes Criminosas (seriado 2010 a 2011); Conan, o Bárbaro (2011); A Sombra do Inimigo (2012); Fúria (2014); Perigo na Escuridão (2016).

Ron Perlman



A Guerra do Fogo (1981); Piratas das Galáxias (1984); O Nome da Rosa (1986); Sonâmbulos (1992); A Ilha do Dr. Moreau (1996); Alien - A Ressurreição (1997); O Guardião do Rei (2000); Círculo de Fogo (2001); Blade II - O Caçador de Vampiros (2002); Jornada Nas Estrelas: Nêmesis (2002); Hellboy (2004); Em Nome do Rei (2007); Hellboy II: O Exército Dourado (2008);    Outlander: Guerreiro vs Predador (2008); Caça às Bruxas (2011); Drive (2011); Conan, o Bárbaro (2011); Skin Trade - Em Busca de Vingança (2014).

Rose McGowan



A Guerra dos Donos do Amanhã (1990); O Homem da Califórnia (1992); Pânico (1996); Estrada para Lugar Nenhum (1997);  Fantasmas (1998); Monkeybone - No Limite da Imaginação (2001); Dália Negra (2006); Planeta Terror (2007); O Espião (2008); Conan, o Bárbaro (2011); A Vila do Medo (2011); The Sound (2017) 

Cronologia Marvel :
Howard, O Super-Herói (1986)
O Justiceiro (1989)
Quarteto Fantástico (1994)
Generation X (1996)
Nick Fury: Agente da S.H.I.E.L.D (1998)
Blade: O Caçador de Vampiros (1998)
X-Men - o Filme (2000)
Blade: II (2002)
Homem-Aranha (2002)
Demolidor - O Homem sem Medo (2003)
Hulk (2003)
X-Men 2 (2003) 
Blade: Trinity (2004)
O Justiceiro (2004)
Homem-Aranha 2 (2004)
Elektra (2005)
O Homem-Coisa: A Natureza do Medo (2005)
Quarteto Fantástico (2005)
X-Men 3 O Confronto Final (2006)
Homem-Aranha 3 (2007)
Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007)
Motoqueiro Fantasma (2007)
O Justiceiro: Zona de Guerra (2008)
Homem de Ferro (2008)
O Incrível Hulk (2008)
X-Men Origens: Wolverine (2009)
Solomon Kane - o Caçador de Demônios (2009)
Homem de Ferro 2 (2010)
Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)
X-Men: Primeira Classe (2011)
Thor (2011)
O Espetacular Homem-Aranha (2012)
Motoqueiro Fantasma - Espírito de Vingança (2012)
Os Vingadores (2012)
Homem de Ferro 3 (2013)
Wolverine (2013)
Thor: O Mundo Sombrio (2013)
Wolverine Imortal: 2013 (2014)
O Espetacular Homem-Aranha 2 (2014)
Capitão América: O Soldado Invernal (2014)
Guardiões da Galáxia (2014)
Vingadores: Era de Ultron (2015)
Homem-Formiga (2015)
Quarteto Fantástico (2015)
Capitão América: Guerra Civil (2016)
X-Men: Apocalipse (2016)
Deadpool (2016)
Logan (2017)
Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)
Thor: Ragnarok (2017)
Pantera Negra (2018)
Vingadores: Guerra Infinita (2018)
Deadpool 2 (2018)
Homem-Formiga e a Vespa (2018)
Homem-Aranha no Aranhaverso - Animação (2018) 
Capitã Marvel (2019)
Vingadores: Ultimato (2019)
X-Men: Fenix Negra: (2019)
Homem-Aranha: Longe de Casa (2019) 
Viúva Negra (2021)
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021) 
Os Eternos (2021)
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021)
Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022)
Thor: Love and Thunder (2022)
Black Panther: Wakanda Forever (2022)
The Marvels (2023)
Guardians of the Galaxy Vol. 3 (2023)
Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania (2023)
Quarteto Fantástico (2023/24)