terça-feira, 25 de agosto de 2015

O CONFRONTO FINAL / SOUTHERN COMFORT (1981) - ESTADOS UNIDOS



SUSPENSE GUARDADO ATÉ O ÚLTIMO SEGUNDO
A ação se passa em 1973 quando nove soldados, em treinamento de rotina da guarda nacional, nos pântanos da Louisiana (sul dos Estados Unidos), têm a missão de atravessar uma determinada área para cumprir suas ordens. Parte do grupo, porém, já havia combinado de fazer "uma parada" em um bordel após concluir sua missão. Perdidos e com balas de festim, o grupo resolve "tomar emprestado" três canoas para não terem de voltar ao início do caminho e ganharem tempo passando a noite no tal bordel. O grupo de soldados, já saindo da margem do rio, é surpreendido por um grupo de caçadores nativos da região, donos das canoas. Uma confusão se inicia e um dos soldados atira contra o grupo. Não sabendo que eram balas de festim, o grupo reage e mata o sargento Poole (Peter Coyote ), um veterano da guerra do Vietnã com várias honrarias militares. Logo se inicia uma perseguição dos caçadores ao grupo de soldados de forma incessante e mortal.



O Confronto Final é um filme excelente. Lendo a sinopse parece mais um daqueles filmes comuns com muitos tiros e apelações, mas Southern Comfort, dirigido pelo diretor Walter Hill (Warriors – Os Selvagens da Noite e  48 horas) é um daqueles filmes de ação e suspense que só será resolvido, acreditem, literalmente, no último segundo do filme. 


Hill enxertou vários insights reflexivos dentro da trama, sob forma de diálogos ou atitudes dos personagens. Temos o racismo disfarçado, por alguns, quando fazem piadas com o único negro do grupo (lembrando que o sul dos EUA foi o último estado americano a ceder com o fim da escravidão). O inconsequente, que leva tudo na brincadeira até que compromete todo o grupo. O líder sem capacidade de comando, questionado por seus subordinados. O aparente “soldado” normal que enlouquece. O medroso. O sangue frio. O pouco confiável. Mas o que se destaca mesmo é o confronto de culturas, onde de um lado temos os soldados e do outro, feito prisioneiro, temos um homem dos pântanos e que só fala francês, com seus possíveis amigos que tentam resgatá-lo. 

  
Devo dar aqui uma explicação: houve uma migração, por perseguição religiosa nos idos de 1700, a canadenses chamados acadianos. Esse grupo mudou-se, entre outros lugares,  para a Louisiana onde estabeleceu-se e hoje é conhecido por Cajuns. Uma comunidade que vive de suas tradições e possuem o inglês e um dialeto derivado do francês como línguas nativas.


 
Os nove soldados (com exceção do sargento morto) são civis que nunca estiveram em uma guerra. Não conhecem táticas de camuflagem, guerrilha e não sabem como confrontar oponentes armados, num ambiente em que desconhecem e que é totalmente familiar aos seus oponentes. Hill disse, à época, que não seria uma alegoria ao Vietnã, mas parece e muito com uma sequela do episódio. Não há como negar que temos os soldados sem saber onde estão, contra oponentes que não conseguem visualizar por completo, num ambiente selvagem (os pântanos podem ser comparados aos campos alagados e as chuvas torrenciais do Vietnã).


O elenco possui alguns nomes que se tornariam conhecidos ao longo dos anos: Keith Carradine (Os Duelistas, Menina Bonita, A Morte e Vida de Bobby Z, Cowboys & Aliens) faz o soldado Spencer, um homem com princípios e com discernimento do certo e errado. Powers Boothe (Amanhecer Violento, Floresta das Esmeraldas, Rajada de fogo, Homens de Honra, Sin City) faz um engenheiro que servia na guarda nacional do Texas e que mudou-se para Louisiana alistando-se novamente. É rejeitado por parte do grupo por ser novo entre eles e por não ser da região. É integro e observador. Fred Ward (De Volta para o Inferno, Remo- Desarmado e Perigoso, Henry & June e  Ataque dos Vermes Malditos) é Reece, um homem que não aceita ser comandado e mostra-se violento. Peter Coyote (E.T - O Extraterrestre, A Grande Arte, A Lenda de Billie Jean, Atrás das Linhas Inimigas II) é o sargento Poole, que tinha o respeito do grupo, mas que ao morrer deixa o grupo perdido e indeciso. Brion James (Blade Runner, Inimigo Meu, 48 horas, Crepúsculo de Aço, O Aniquilador e Tango & Cash) interpreta o prisioneiro que não fala inglês, mas que parece saber tudo que ocorre ao seu redor. Os demais atores como T.K. Carter, o soldado negro alvo de piadas racistas "inocentes" e Alan Autry (assinando como Carlos Brown) na pele do soldado que vai enlouquecendo aos poucos, representam muito bem seus papéis, dando consistência à trama. 


O Confronto Final ficou esquecido, mas merece uma re-exibição em nossas TVs e até um lançamento em mídia, pois é um filme denso que prende até, como dito, no último segundo, num final tenso. Parece um filme de guerra, mas é de sobrevivência, de atitudes e de caracteres postos à prova diante de uma situação absurda. O contraste entre o início do filme, onde todos estão seguros e perto do fim, quando todos percebem que talvez nunca retornem às suas casas, dá a devida dimensão de treino e guerra, muito bem colocada na frase de um dos personagens:   “civil na paz, soldado na guerra”. A falácia é bonita, já colocá-la em prática é para poucos.  Ou na frase em que um dos “soldados” alega ser o anjo exterminador, talvez uma alusão ao filme de 1962 do diretor Luis Buñuel, onde pessoas perdem suas máscaras, pondo à prova seus instintos mais primitivos e falsas moralidades que veem à tona.
 
 
A trilha sonora ficou a cargo de Ry Cooder, renomado músico que trabalhou como Hill em "Crossroads - A Encruzilhada" e "Ruas de Fogo" caindo como uma luva, com sons que levam o espectador a sentir-se em algum lugar bem no interior dos EUA. A canção “Parlez nous a boire” foi tocada por um músico canjun chamado Dewey Balfa (assinando The Balfa Brothers) e embala bem a sequência final do filme.

 
Alguns se lembrarão de "Amargo Pesadelo" (o cartaz até faz a comparação), outros de "Warriors" (ambos tendo os personagens  perseguidos e tentando chegar em casa vivos). Hill saiu-se muito bem num roteiro que tinha tudo para cair na rotina, mas, nessa época, estava em plena forma e deixou um ótimo filme para ser visto ou revisto.

Trailer:




Curiosidades:

Southern Comfort é uma expressão usada na Luisiana que pode ser entendida como um estado de relaxamento , descanso, conforto ou repouso. O título deste filme foi feito para usar a ironia. Southern Comfort, situado no Sul dos Estados Unidos e em um ambiente de pântano que não é confortável, mas duro e perigoso.

Em Portugal recebeu o título de Estado de Guerra

O roteirista e diretor Walter Hill disse mais tarde que ficou "sempre surpreso" com a recepção do filme: "A recepção americana foi muito ruim. Mas foi muito bem recebido em todo o mundo." Ele acrescentou que o filme "não rendeu um centavo em lugar nenhum. Estrangeiro, qualquer coisa ... Eu estava orgulhoso do filme ... Mas fiquei desapontado com a falta de resposta. Foi um fracasso universal do público ... . Normalmente você pode dizer que eles adoraram no Japão ou algo assim. Eu não acho que ninguém amou em qualquer lugar. "

Este filme foi lido como uma metáfora ou alegoria da Guerra do Vietnã, embora o diretor Walter Hill tenha declarado explicitamente que não acredita que tal leitura seja válida.

Este filme foi comparado a Amargo Pesadelo (1972), feito e lançado cerca de nove anos antes. Alguns pôsteres de filmes tinham até mesmo o slogan "Not since Deliverance ..."

O diretor Walter Hill disse mais tarde que gostou da experiência de fazer o filme, mas foi difícil: "Fiquei muito orgulhoso dos atores nele. Foi um filme difícil de fazer e eles aguentaram muito. Provavelmente diriam eles suportaram muito de mim. [risos] Mas eles realmente fizeram isso sem reclamar. E eu apenas pensei que era muito sortudo por ter o elenco que eu tinha. Jesus, foi um filme difícil de fazer ... Eu acho que quando você vê o filme, você pode ver que este não era um clube noturno em Las Vegas. Mas eram apenas locais muito difíceis de entrar. Muito difícil de filmar. Lembro-me de tantas vezes que tínhamos apenas alguns minutos para definir a câmera porque o fundo do pântano cederia. E assim, para as posições da câmera, você tinha que encenar e filmar muito rapidamente em muitos casos. Simplesmente foi difícil e o tempo estava péssimo. No entanto, direi isto: se você decidir fazer um filme em um pântano no meio do inverno, provavelmente merece o que vai ganhar ".

Brion James trabalhou com um verdadeiro Cajun da Louisiana para desenvolver seu sotaque.

Filmar o filme em locações nos pântanos da Louisiana provou ser uma provação muito difícil e rigorosa. Quase todos os dias estava tão frio e úmido que muitos membros do elenco e da equipe ficaram gripados durante as filmagens.

A canção "Parlez nous à boire", ouvida no final deste filme, foi na verdade cantada por Dewey Balfa, um músico Cajun que interpretou a música tradicional indiana Cajun no filme.

Walter Hill disse sobre a metáfora / alegoria da Guerra do Vietnã associada a este filme: "... Essa era apenas a nossa história. E estávamos bem cientes de que as pessoas iriam ver isso como uma metáfora para o Vietnã. O dia em que tivemos o elenco li, antes de entrarmos nos pântanos, disse a todos: 'As pessoas vão dizer que isso é sobre o Vietnã. Eles podem dizer o que quiserem, mas não quero ouvir mais nenhuma palavra sobre isso'. "

Em uma entrevista, o diretor Walter Hill disse sobre o desenvolvimento deste filme: "David Giler e eu tínhamos um acordo com a Fox; devíamos adquirir e desenvolver roteiros comerciais interessantes que pudessem ser produzidos a baixo custo. Alien - O 8º Passageiro (1979) foi um deles, e O Confronto Final (1981) foi outro. Queríamos fazer uma história de sobrevivência, e eu já tinha feito um filme na Louisiana. " Esse filme foi Lutador de Rua (1975).

Powers Boothe e Lewis Smith acabariam retratando a mesma pessoa, Curly Bill Brocius, mais tarde em suas carreiras (em Tombstone: A Justiça Está Chegando (1993) e Wyatt Earp (1994), respectivamente).

O enredo do filme é semelhante ao do filme anterior do diretor Walter Hill na época, Warriors - Os Selvagens da Noite (1979). Em ambos os filmes, os personagens têm uma jornada para encontrar o caminho de casa encontrando vários obstáculos perigosos, um ambiente hostil e inimigos aversivos pelo caminho.

De acordo com Walter Hill, "nenhum estúdio queria fazê-lo, mas apareceu um cara independente que tinha um relacionamento com a 20th Century Fox. Gostou e disse que iria financiá-lo".

Alan Autry, interpretando o cabo 'treinador' Bowden, foi posto nos créditos como Carlos Brown.

O ator Powers Boothe foi escalado depois que Walter Hill e David Giler o viram interpretar Jim Jones na minissérie de televisão Jim Jones: A Tragédia da Guyana (1980).

Depois que esse filme foi feito e lançado, a cultura cajun voltou a ser vista em outros filmes da década de 1980 como Sem Perdão (1986), Acerto de Contas (1986), Coração Satânico (1987) e Belizaire - O Prosierto (1986).

Powers Boothe, Keith Carradine, Peter Coyote e Allan Graf teriam todos papéis na série Deadwood da HBO. O diretor Walter Hill também dirigiu episódios do show.

Sonny Landham (que interpretou um dos violentos e assassinos locais Cajun) também trabalhou com Walter Hill em The Warriors, de 1979, e 48 Horas, de 1982.

Uma das duas colaborações de cinema do ator Powers Boothe e do diretor e escritor Walter Hill. Os filmes são O Confronto Final (1981) e O Limite da Traição (1987) e ambos foram feitos e lançados com cerca de seis anos de diferença.

O ator Powers Boothe co-estrela este filme, que muitas vezes foi comparado a Amargo Pesadelo (1972). Boothe depois estrelou Floresta das Esmeraldas (1985), seu diretor John Boorman dirigiu Amargo Pesadelo (1972).

Durante a luta de facas entre Hardin e Reece, quando o Cajun armado se levanta e começa a gritar entusiasticamente comandos para Hardin em francês, ele está dizendo repetidamente "Tue le! Tue le Ca !!", que significa em inglês "Mate-o!" , "Mate isso!"



Cartaz:





A Canção de Ry Cooder para o filme (Theme from Southern Confort):




The Balfa Brothers - Parlez Nous A Boire :





 

Filmografia Parcial:

Fred Ward (1942-2022):
  








O Confronto Final (1981); Os Eleitos - Onde o Futuro Começa (1983); De Volta Para o Inferno (1983); Remo: Desarmado e Perigoso (1985); O Ataque dos Vermes Malditos (1990); Henry & June - Delírios Eróticos (1990); Coração de Trovão (1992); Bob Roberts (1992); Short Cuts - Cenas da Vida  (1993); Caindo na Estrada (2000); Terror na Estrada (2008); O Amor Pede Passagem (2008); Meu Novo Amigo (2009); Assalto ao Carro Blindado (2009); 30 Minutos ou Menos (2011); Dose Dupla (2013).

Peter Coyote:









O Confronto Final (1981); E.T. - O Extraterrestre (1982); A Lenda de Billie Jean (1985); O Fio da Suspeita (1985); Lua de Fel (1992); Kika (1993); Um Estranho Que Veio do Céu (1994); Inesquecível (1996); Dalva - O Desafio de uma Mulher (1996); Esfera (1998); Patch Adams: O Amor é Contagioso (1998); Pacto do Silêncio (1998); Destinos Cruzados (1999); Erin Brockovich, uma Mulher de Talento (2000); Cartas Marcadas (2000); Dinheiro Pra Cachorro (2000); Jack, O Conquistador (2001); Femme Fatale (2002); Objetivo Final (2002); Viagem do Coração (2003); A Sombra do Medo (2004); Deepwater - A Cidade do Medo (2005); A Fraude (2005); Atrás das Linhas Inimigas II - O Eixo do Mal (2006); O Resgate de um Campeão (2007); Dr. Dolittle 4 (2008); De Golpe em Golpe (2008); O Duelo dos Fora da Lei (2011); Hemingway & Martha (2012); O Preço da Fama (2014); Girl on the Edge (2015); Americana (2016); Coração de Corredor (2017); Antes de Partir (2018);

Powers Boothe (1948–2017) 









A Garota do Adeus (1977); O Confronto Final (1981); O Senhor das Águias (1984); Amanhecer Violento (1984); A Floresta das Esmeraldas (1985); O Limite da Traição (1987); Rajada de Fogo (1992); Tombstone - A Justiça Está Chegando (1993); Morte Súbita (1995); Homens de Honra (2000); A Mão do Diabo (2001); Sin City: A Cidade do Pecado (2005); The Avengers: Os Vingadores (2012);  Sin City: A Dama Fatal (2014); Agentes S.H.I.E.L.D. da Marvel (seriado 2016-2017).

Brion James









Lutador de Rua (1975); Dois Vigaristas em Nova York (1976); A Outra Face de Moisés (1980); O Confronto Final (1981); Blade Runner, o Caçador de Andróides (1982); 48 Horas (1982); O Senhor das Águias (1984); Conquista Sangrenta (1985); Inimigo Meu (1985); O Aniquilador (1986); Crepúsculo de Aço (1987); Cherry 2000 (1987); Morto ao Chegar (1988); Inferno Vermelho (1988); Escorpião Vermelho (1988); Tango e Cash - Os Vingadores (1989); 48 Horas - Parte 2 (1990); Nemesis - O Exterminador de Andróides (1992); Showdown - A Hora de Vencer (1993); O Quinto Elemento (1997); Perseguidos Pela Máfia (2000). 

Keith Carradine 






Onde os Homens São Homens (1971); O Imperador do Norte (1973); Os Duelistas (1977); Pretty Baby: Menina Bonita (1978); Cavalgada dos Proscritos (1980); O Confronto Final  (1981); Os Amantes de Maria (1984); Vítima do Passado (1988); Laços Diabólicos (1995); Contrato de Risco (1996); O Forasteiro (2002); Elvis & Anabelle: O Despertar de um Amor (2007); A Vida e a Morte De Bobby Z (2007); Dupla Personalidade (2009); Cowboys & Aliens (2011); Além das Palavras (2016); Old Man and the Gun (2018)

Sonny Landham (1941–2017)






Sylvia (1977); Warriors - Os Selvagens da Noite (1979);  Glória (1980); O Confronto Final (1981);  Poltergeist: O Fenômeno (1982);  48 Horas (1982);  Os Doze Condenados: A Próxima Missão  (1985);  Os Aventureiros do Fogo (1986); O Predador (1987); Ação Total (1988);  Condenação Brutal (1989);  Operação Kickbox 2 - Vencer ou Vencer (1993);  Fatal Choice (1995);  Carnival of Wolves (1996);  Mental Scars  (2009)


Walter Hill (diretor):
Lutador de Rua (1975); Warriors - Os Selvagens da Noite (1979) ; Cavalgada dos Proscritos (1980); O Confronto Final (1981);  48 Horas (1982); Ruas de Fogo (1984); A Encruzilhada (1986); Inferno Vermelho (1988); 48 Horas - Parte 2 (1990); Geronimo - Uma Lenda Americana (1993); O Último Matador (1996); O Imbatível (2002); Alvo Duplo (2012); Vingança (2016). 
 

10 comentários:

  1. Faz muito tempo estava atrás de informações sobre esse filme! Assisti quando era pequena, e queria muito voltar a assistir com meu pai, mas não me lembrava nem do nome! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Loreninha. Eu é que agradeço por visitar o meu blog e postar um comentário. Sim esse filme é excelente. Uma pena que sumiu das reprises. É um filme denso com um final muito tenso. Esteja a vontade para voltar sempre que desejar e comentar. Criei uma página homônima no Facebook onde coloco curiosidades, trailers, trilhas sonoras e frases de filmes famosos. Conto com a sua visita. Abs. Cinéfilos para Sempre

      Excluir
    2. Bom dia Lindojonhson. Obrigado por visitar o blog e comentar. Realmente o filme está cada vez mais difícil de ser encontrado na internet. Na época da postagem, algumas pessoas ainda encontravam. Esse é um daqueles casos de "garimpar" para ver se alguém disponibilizou. No Youtube pode ser encontrado colocando o título original da produção e o ano. Tem versões em inglês e espanhol. Abs de Cinéfilos Para Sempre

      Excluir
  2. Luis! Parabens pelo texto sobre o filme!!! Eh um filme espetacular que fala sobre a rixa entre caipiras dos eua e o norte!!! Sou apaixonado pela cultura southern e este filme tenho guardado a 7 chaves rs! abraçao e mais uma vez excelentee trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário. Sempre que posso tento trazer algo mais para uma análise que, muitas vezes, demanda uma pesquisa prévia. O filme realmente é excelente, apesar de pouco divulgado e exibido. Seja bem vindo (você esqueceu de colocar o seu nome) e volte sempre que desejar. Tenho uma página homônima no Facebook, onde coloco curiosidades dos filmes, grandes atores / atrizes, trilhas sonoras e efeitos especiais ...
      Abs de Cinéfilos Para Sempre

      Excluir
  3. Assisti esse filme há mais de 30 anos. Ótimo filme, roteiro diferente do lugar comum e até hoje tento descobrir o nome da música que embala o filme.
    Marcos César Arias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde e obrigado pela visita. Quanto a canção pode ser a que comentei na matéria: “Parlez nous a boire” que foi tocada por um músico canjun chamado Dewey Balfa (assinando The Balfa Brothers) ou pode ser a do músico Ry Cooder (que também assinou a trilha de Ruas de Fogo - Já analisado no Blog). Adicionei agora os vídeos que encontrei no You Tube na parte de curiosidades. Espero que tenha ajudado. Abs Cinéfilos Para Sempre

      Excluir
  4. Ótimo filme, e comentário irretocável!
    Após sua postagem fiz uma busca na net e achei um blog q disponibiliza esse filme, não sei se posso publicar o endereço, se puder me avisa! Parabéns pelo magnífico trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde Roy Razor. Por questões de direitos autorais de terceiros o blog evita publicar links que acessem filmes. Realmente o que encontrei foram os do Youtube que algumas pessoas baixam e procuram as legendas, mas acredito que como vc conseguiu localizar com uma boa pesquisa, outros também possam. Obrigado por deixar a dica da existência em um blog, creio que conseguirão encontrar. Muito obrigado pelos comentários e a ideia do blog é trazer um material de pesquisa em mídias e revistas da época (para filmes antigos). Dá trabalho, mas a recompensa vem quando as pessoas conseguem ver qualidade no trabalho. Obrigado e volte sempre. Abs de Cinéfilos Para Sempre.

      Excluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre